30 de agosto de 2012

Representante do Sebrae Nacional conhece as experiências desenvolvidas em Currais Novos e Cerro Corá


As experiências desenvolvidas pelos Territórios da Cidadania no Seridó poderão servir de referências para outros Estados. O analista de Desenvolvimento Territorial do Sebrae Nacional, Israel Jorge, visita principalmente a área que envolve os Território Seridó e Sertão do Apodi. O intuito da visita é conhecer de perto as ações bem sucedidas realizadas pelo Sebrae no Rio Grande do Norte através do programa.

E a visita começou pela cidade serrana de Cerro Corá, onde teve um encontro com os Agentes de Desenvolvimento Local e o secretário de Desenvolvimento do município. Já em Currais Novos, conheceu o Centro de Artesanato e o complexo turístico da Mina Brejuí. No entanto, o destaque ficou por conta da visita a empresa S Design, da empresária Sheila Morais, que é atendida também pelo setorial de Confecções do Sebrae, e ao Sítio Santa Isabel, onde são desenvolvidos vários projetos da Instituição, como é o caso do Talentos do Brasil Rural, Projeto Leites e Derivados, Projeto Palma e Ovinocaprinocultura.


Secretaria investe no setor odontológico e equipa aparelhamento para os dentistas


O Governo Municipal, através da Administração de Mãos Dadas Com o Povo em Jardim do Seridó, vem investindo em várias áreas para o crescimento do Município. Recentemente, chegou a Secretária Municipal de Saúde, duas cadeiras de dentistas e todo o gabinete odontológico foi reformado. A Primeira cadeira custou cerca de 9 mil reais e a segunda 5 mil e 600 reais.

O investimento total foi no valor de 16 mil reais, incluído serviços na estrutura física das salas, orçamento adquirido com recursos próprios. Foram feitos serviços de pintura e troca do piso e aquisição de ar condicionado e todo o aparelhamento para os dentistas do município.

“Todo esse trabalho foi realizado com recursos do município, através da Secretaria Municipal de Saúde e hoje está à disposição da população Jardinense, fruto da nossa administração que cresce em Jardim do Seridó”, disse Zuíla Clemens, secretária municipal de Saúde.

Atualmente em Jardim do Seridó a população conta com seis profissionais odontológicos, os quais atendem diariamente os Jardinenses. Em média são 20 consultas durante o dia e com a estruturação dos gabinetes odontológicos dois médicos atendem ao mesmo tempo, diminuindo, assim o tempo de espera da população que procura atendimento.


Taekwondo jardinense participa de competições e conquista várias medalhas


Recentemente, o Taekwondo de Jardim do Seridó participou de vários importantes eventos. Na cidade de Caicó, esteve presente em duas competições, com nove atletas que representaram a nossa cidade. Na oportunidade, foram conquistadas seis medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze. Outras duas competições aconteceram na capital do Estado, também com um ótimo desempenho.

A primeira foi o Campeonato Estadual. Já a segunda foi a seletiva para a Seleção do RN 2012. Jardim do Seridó contou com onze representantes, sendo três na seletiva para a seleção de faixas pretas do RN e oito na disputa do título estadual.

Na seletiva foi conquistado um ouro, uma prata e um quarto lugar. No estadual foram conquistados dois ouro, três prata e dois bronze. No total ao fim dos eventos, o Taekwondo de Jardim do Seridó conquistou nove medalhas de ouro, cinco medalhas de prata e quatro medalhas de bronze, totalizando 18 Medalhas e mais 2 troféus.

A equipe jardinense de Taekwondo contou com o apoio da Prefeitura de Jardim do Seridó, que disponibilizou o transporte para os atletas em ambas as competições. Em tempo: o Taekwondo é um esporte olímpico e os atletas de Jardim do Seridó já conquistaram vários títulos Estaduais, Nacionais e até Internacional.


Prorrogada a redução do IPI para veículos, linha branca, móveis e material de construção

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou a prorrogação, por dois meses, do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) reduzido para automóveis. O benefício acabaria na sexta-feira (31), mas foi estendido até o fim de outubro. Além dos veículos, o governo renovou benefícios fiscais para mais três tipos de produtos: eletrodomésticos da linha branca, móveis e materiais de construção.

As medidas farão o governo deixar de arrecadar R$ 1,6 bilhão em 2012 e R$ 3,9 bilhões em 2013. Os eletrodomésticos da linha branca (fogões, geladeiras, tanquinhos e máquinas de lavar) e móveis, painéis e luminárias continuarão com alíquotas reduzidas até 31 de dezembro. A desoneração da linha branca também acabaria na sexta-feira, e o benefício para os móveis vigoraria até 30 de setembro.


29 de agosto de 2012

Solenidade oficializará a entrega de viaturas, equipamentos e fardamentos ao Corpo de Bombeiros


Nesta quarta-feira (29) às 19:30 horas, o Corpo de Bombeiros Militar do RN estará promovendo, no Quartel do Comando Geral em Natal, uma importante solenidade que simboliza a conclusão do período de adaptação de 65 novos alunos do Grupamento Bombeiro Mirim e o começo de um novo ciclo de aprendizado na jornada destes adolescentes que, voluntariamente, optaram por compor este projeto social mantido pelo Governo do Estado, através do Corpo de Bombeiros Militar do RN. Além desta comemoração, a solenidade terá como propósito realizar a entrega dos novos fardamentos aos alunos do Programa bem como o repasse oficial de viaturas e equipamentos adquiridos por meio de convênios junto a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), a Infraero e o IDEMA/RN à Corporação.

Ao todo serão 20 veículos do tipo Ford Fiesta, 1 Van para o transporte dos alunos do Programa Bombeiro Mirim e dois ônibus para o transporte de tropa, além de dezenas de conjuntos de proteção de combate a incêndios urbanos e florestais. Além do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, está previsto a participação da Governadora do Estado Rosalba Ciarlini e do Secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Aldair da Rocha.


Candidatos, comitês e partidos têm até o dia 2 de setembro para enviar segunda parcial de prestação de contas

Nesta terça-feira (28) começou o prazo para que candidatos, comitês financeiros e partidos políticos apresentem a segunda prestação de contas parcial para a Justiça Eleitoral. O prazo termina no dia 2 de setembro, de acordo com a resolução 23.376/2012, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Essa prestação deve ser enviada exclusivamente pela internet, por meio do Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE).

A Coordenadoria de Controle Interno do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN) explica que esses relatórios parciais visam dar publicidade à movimentação de recursos durante o curso da campanha, e são demonstrativos contendo discriminação das receitas arrecadadas e os gastos realizados até então por todos os entes atuantes no pleito (candidatos, comitês financeiros e partidos políticos).

De acordo com a resolução 23.376/2012, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que trata da arrecadação e gastos por partidos, candidatos e comitês financeiros e, ainda, sobre prestação de contas nas Eleições 2012, esses demonstrativos devem ser elaborados por meio de utilização de software especifico desenvolvido pela Justiça Eleitoral, o Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE), e enviados exclusivamente pela internet.


26 de agosto de 2012

Evangelho do dia (João 6,60-69)

Naquele tempo, 60muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram, disseram: “Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?” 61Sabendo que seus discípulos estavam murmurando por causa disso mesmo, Jesus perguntou: “Isto vos escandaliza? 62E quando virdes o Filho do Homem subindo para onde estava antes? 63O Espírito é que dá vida, a carne não adianta nada. As palavras que vos falei são espírito e vida. 64Mas entre vós há alguns que não crêem”. Jesus sabia, desde o início, quem eram os que não tinham fé e quem havia de entregá-lo. 65E acrescentou: “É por isso que vos disse: ninguém pode vir a mim, a não ser que lhe seja concedido pelo Pai”. 66A partir daquele momento, muitos discípulos voltaram atrás e não andavam mais com ele. 67Então, Jesus disse aos doze: “Vós também vos quereis ir embora?” 68Simão Pedro respondeu: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. 69Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus”.


24 de agosto de 2012

Dia do Soldado é celebrado em sessão solene de homenagem ao Exército Brasileiro

O amor à pátria e o desejo de servir o país a fim de contribuir para seu desenvolvimento deram o tom dos discursos na sessão solene em homenagem ao Exército e Dia do Soldado, realizada ontem quinta-feira, 23. O presidente da Assembleia Legislativa e propositor da homenagem, deputado Ricardo Motta, disse que a data é de muita alegria e destacou a honra de poder homenagear a instituição e todos que a compõe.

O deputado lembrou um pouco da história da data, instituída em homenagem ao patrono do Exército, o Marechal Duque de Caxias, que lutou pela Independência do Brasil, pacificou províncias e por isso mesmo passado à História como "O Pacificador". O trabalho de proteção realizado pela instituição também foi destacado. “O Exército brasileiro vem atuando com louvor, dedicação e disciplina na sua missão de defender a Pátria. Ao garantir a lei e a ordem, contribui para que os brasileiros se sintam mais seguros e protegidos”.

O general Carlos José Ignácio agradeceu a homenagem prestada pela Casa em nome do Exército. “Receber esta homenagem da Assembleia Legislativa nos deixa envaidecidos e orgulhosos. Todos nós, homens e mulheres que envergamos uniformes do Exercito Brasileiro. Essa homenagem mostra a perfeita interação entre nossa instituição e esta Casa. Essa interação é importante para o progresso do estado e consequentemente do nosso país”, discursou.


Campanha para atualização da caderneta de vacinação infantil termina hoje

Cerca de 34 mil postos de saúde em todo o país abrem hoje (24) para o último dia da campanha de atualização da caderneta de vacinação infantil. Crianças menores de 5 anos devem comparecer a um ponto de imunização para verificar se o esquema vacinal está completo ou se há necessidade de atualização.

De acordo com o último balanço do Ministério da Saúde, mais de 3 milhões de crianças já compareceram aos postos de saúde, mas a expectativa do governo é que mais de 14 milhões passem pelas unidades de imunização. O objetivo da ação é ampliar a cobertura vacinal e reduzir o risco de transmissão de doenças.

Estão disponíveis todas as vacinas do calendário básico infantil, incluindo a pentavalente e a Vacina Inativada Oral contra a Poliomielite (VOP), lançadas este ano. A primeira reúne em uma única aplicação a tetravalente (que protege contra a difteria, o tétano, a coqueluche e meningite) e a dose contra a hepatite B. Já a VOP é indicada para crianças que nunca foram imunizadas contra a poliomielite.


Banco do Leite deve ser inaugurado em trinta dias em Caicó

Em trinta dias o Banco de Leite estará funcionando em Caicó. A garantia foi dada pela secretária de Saúde de Caicó, Lúcia Batista. De acordo com ela, todos os equipamentos já foram adquiridos pela prefeitura, e a previsão é de que brevemente já esteja em pleno funcionamento. A demora é apenas a chegada dos demais equipamentos adquiridos, que deve acontecer até o final deste mês.

O Banco de Leite vai funcionar todos os dias, com uma equipe já definida e capacitada pela secretaria, atendendo a demanda da região do Seridó, e não apenas Caicó. “Toda a equipe já está estruturada e os equipamentos já estão aqui para serem tombados e enviados para o banco. Todas as crianças que precisar do aleitamento materno, não apenas de Caicó, mas de toda a região e as mães serão as principais beneficiadas com essa grande conquista”, explicou Lúcia Batista.


23 de agosto de 2012

TRE tem 272 processos para julgar em um prazo de 24 horas

O Tribunal Regional Eleitoral do RN (TRE/RN) bem que tentou, mas, na véspera de terminar o prazo dado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que os regionais analisassem os recursos dos pedidos de registro de candidatura, ainda tem 272 processos para julgar. E, apesar de ainda não confirmar oficialmente, o órgão deve pedir um prazo maior para cumprir essa etapa, até porque ainda hoje há zonas eleitorais que ainda não mandaram processos.

Está no O Jornal de Hoje que o prazo para a Justiça analisar os pedidos em primeira instância terminou ainda no dia 5 deste mês. Claro que os magistrados não são os únicos culpados por esse descumprimento dos prazos eleitorais. Afinal, segundo a assessoria de comunicação do TRE, a própria Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) ainda está analisando alguns processos para envio de seus pareceres aos julgadores.


Municípios poderão ser autorizados a suspender débitos previdenciários para atender vítimas da seca

Os municípios poderão contar com mais uma hipótese de suspensão do parcelamento de débitos com a Previdência Social. Projeto de lei do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), pronto para ser votado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), prevê a possibilidade de interrupção em caso de situação de emergência ou estado de calamidade pública decorrente de seca ou estiagem prolongada (PLS 121/2012).

Para os fins do projeto, a condição de emergência ou calamidade deve ser reconhecida pelo governo federal, nos termos do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Lei 12.608/2012). Outra ressalva prevista no PLS 121/2012 é a obrigatoriedade de aplicação do valor das parcelas suspensas exclusivamente em atividades e ações em benefício direto da população afetada pela falta de chuvas.


Assembleia do RN vai divulgar salários com lista nominal

Está no blog do Jornalista Marcos Alexandre que o presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta (PMN), concordou em divulgar os nomes dos servidores da Casa na lista de salários, conforme a Lei de Acesso à Informação. A notícia é do Movimento Articulado de Combate à Corrupção (Marcco). Tanto o Governo do Estado quanto o Tribunal de Justiça e o Tribunal Regional do Trabalho divulgaram a lista individualizada dos salários de seus servidores, com todas as vantagens, indenizações, auxílios e deduções.

Segundo a assessoria de imprensa da Assembleia, na reunião, que foi fechada à imprensa, Ricardo Motta reafirmou que a Casa não criará nenhum obstáculo à transparência e que a assessoria jurídica analisa, ponto a ponto, a recomendação expedida pelo Ministério Público Estadual. O presidente assegurou, também através da assessoria de imprensa, que após essa análise, a forma que a Assembleia encontrar para atualizar a divulgação dos salários "vai atender aos anseios de quem não ficou satisfeito com a forma atual de divulgação".


22 de agosto de 2012

INSS vai injetar R$ 512 milhões na economia do Rio Grande do Norte

Antecipação de metade do 13º vai injetar e folha de agosto vão injetar R$ 512 milhões na economia do Rio Grande do Norte nos meses de agosto e setembro

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia os depósitos da primeira parcela do 13º salário, a partir da próxima segunda-feira (27), junto com o pagamento de agosto. O valor da primeira parcela do 13º somado ao valor mensal do pagamento de agosto representa uma injeção de R$ 37.312.294.546,91 na economia do Brasil. Desse total, R$ 11.377.902.300,91 são referentes ao 13º salário e R$ 25.934.392.246,00 são da folha deste mês que será paga até o dia 10 de setembro. No Rio Grande do Norte, a metade do 13º salário irá representar R$ 152.182.227,32 nos 167 municípios do estado. Este valor será somado aos benefícios de agosto, que totalizam R$ 360.566.757,93. Com isso, a Previdência Social será responsável pelo aporte de R$ 512.748.985,25 na economia norte-riograndense nos meses de agosto e setembro.

Ao todo são 25.304.843 de benefícios emitidos relativo à primeira parte do abono. Em agosto, a folha vai pagar 29.681.203 benefícios. No RN, serão pagos 425.459 benefícios com metade do 13º de um total de 505.771 benefícios que são pagos atualmente no estado. Essa diferença em relação à quantidade de benefícios do 13º salário ocorre porque nem todos têm direito a receber o abono.


19 de agosto de 2012

Evangelho do dia (Lucas 1,39-56)

Naqueles dias, 39Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”. 46Então Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o respeitam. 51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. 56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.


Rádio Cabugi do Seridó divulgará uma pesquisa registra sobre Jardim do Seridó quarta-feira (22)

Os municípios de Jardim do Seridó e Pendências terão divulgação de pesquisas eleitorais nesta semana que será iniciada.

Em Jardim do Seridó a pesquisa realizada pela empresa ERIVALDO TRINDADE DE ARAUJO ME, registrada sob número do protocolo RN-00058/2012, foi registrada em 17 de agosto e tem data de divulgação para 22 de agosto, quarta-feira. A pesquisa foi contratada pela Rádio Jardim do Seridó e custou R$ 2.500,00 e foi realizada entre os dias 15 e 16 de agosto e entrevistou 500 eleitores.

Já em Pendências, será a Start que terá pesquisa divulgada sob o número do protocolo RN-00059/2012, na próxima quarta-feira (22), contratada por KARIELSON SOARES MEDEIROS e com custos de R$ 3.500,00. A pesquisa teve um total de entrevistados de 370.


Itep recebe equipamento para detectar alteração e falsificação de documentos


O Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) passa a viver uma nova realidade com o funcionamento do VSC6000/HS, um comparador espectral com sistema de imagem digital que proporciona aos peritos facilidades para a detecção de irregularidades em documentos alterados e falsificados. O equipamento custou cerca de R$ 700 mil e foi adquirido em convênio com a Secretaria Nacional da Segurança Pública (Senasp).

Até hoje, as perícias em documentos eram feitas com lupas, o que impossibilitava a impressão das irregularidades constatadas pelos peritos, e demoravam para a conclusão, mas o empenho do Governo do Estado, por meio do diretor geral do Itep, Nazareno de Deus Medeiros Costa, conseguiu mais essa conquista ao órgão de medicina legal do Rio Grande do Norte.

Os peritos passam por treinamento desde quarta-feira (15), para que comecem a utilizar a máquina. Dentro de um prazo de trinta dias, um técnico inglês virá ao Rio Grande do Norte para aprimorar o conhecimento dos servidores estaduais.

Para o diretor Nazareno de Deus Costa, o VSC6000/HS soma-se a diversos outros equipamentos que chegaram ao Itep desde o ano passado, como comparadores balísticos, câmara frigorífica, computadores, impressoras e viaturas.


RN é o quarto Estado com mais candidatos à reeleição

Da Tribuna do Norte - Com 414 candidatos à prefeito, nestas eleições, o Rio Grande do Norte é o quarto estado da Federação com maior número de candidatos à reeleição. No poder, 81 prefeitos estão na disputa tentando garantir um novo mandato - o que representa 81% do total de prefeitos que poderiam se candidatar, de acordo com as regras eleitorais. Dos atuais 167 prefeitos, 100 poderiam concorrer à releição. A média do RN é maior do que a nacional, que é de 74,8%. Do total de candidatos inscritos nestas eleições, 19,5% estão pleitando a reeleição.

Fora isso, em todos os estados da Federação, o quantitativo de candidatos a prefeito que já exerceu o cargo nos anos de 1994, 2000 e 2004 é significativo. No caso do Rio Grande do Norte, dos atuais candidatos inscritos, 25 foram prefeitos de 1996 a 1999; 41 comandaram as prefeituras de 2000 a 2004; e 23 exerceram o cargo de 2005 a 2008. Os dados estão no estudo realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Ao comparar as eleições de 2000, a primeira com vigência da emenda constitucional da reeleição, e a deste ano, verifica-se que apesar da queda nos números absolutos, houve crescimento percentual no número de inscritos. Este ano, o percentual de candidatos à reeleição, nos municípios brasileiros, está cerca de doze pontos percentuais acima do que foi registrado na eleição de 2000, quando 62% dos prefeitos no cargo disputaram um segundo mandato.

Em termos absolutos, no entanto, a eleição de 2000 registrou - 3.448 prefeitos candidatos à releição, dos 5.558 que poderiam concorrer ao cargo. Atualmente, dos 3.659 prefeitos que podem disputar a reeleição, 2.736 registraram suas candidaturas e estão concorrendo. Em relação ao pleito de 2008, houve redução na quantidade de registros. Naquele ano, 78,6% dos prefeitos que poderiam disputar a reeleição, 4.368 um total de 3.435 se inscreveram.


Meteorologistas prevêem mais seca para o Rio Grande do Norte

Um prognóstico climático aponta El Niño moderado no trimestre. Nestas condições, A região Sul deverá ser favorecida com chuvas acima da média e culturas como a soja poderão alcançar produtividade alta.

A previsão que influencia a safra de verão 2012-2013, foi apresentado pela diretoria do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aos membros da Secretaria de Política Agrícola (SPA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Deverão ocorrer precipitações abaixo da faixa normal no norte da região Norte e na faixa litorânea do Nordeste.

Na grande área central, que abrange parte das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, fica mantida a previsão de padrão climatológico, ou seja, igual probabilidade de chuva para as três categorias (abaixo, normal e acima da normal climatológica).


Jardim do Seridó é destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

A Educação em Jardim do Seridó evoluiu no resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), divulgado pelo Ministério da Educação essa semana. De acordo com os dados, nos anos iniciais do ensino fundamental passou de 4.0 em 2009 para 4,8 em 2011, e nos anos finais do ensino fundamental passou de 3,2 em 2009 para 3,7 em 2011.

A edição mais recente do índice calculou os dados de 30.842 escolas do fundamental II, e 908 delas, ou 2,94% do total, somaram 5,5 pontos, patamar que o governo só pretende alcançar na média brasileira para este ciclo do fundamental daqui a nove anos. O IDEB Brasil é uma média do índice de todas as escolas.

“Sabemos que a educação engloba especificamente processos de ensinar e aprender, e que diferentes fatores sociais, econômicos e culturais interferem diretamente neste processo. Estamos unindo esforços na melhoria de nossas escolas públicas municipais conseguindo, consequentemente, resultados satisfatórios nas avaliações de rendimento escolar”, disse Marecilda Bezerra, Secretária de Educação em Jardim do Seridó.

Nos últimos quatro anos a educação Jardinense passou por vários avanços como: melhoria na infraestrutura das escolas desde a educação infantil ao ensino fundamental, aquisição de mobiliários, abertura de educação infantil na zona rural, aquisição de transportes escolares, eleições direta nas escolas, formação profissional, fardamento, kit escolares, adesão e implementação a programas voltados para a melhoria da escola e aperfeiçoamentos da aprendizagem tais como: banda fanfarra, grupo de violão, grupo de sax, polícia mirim, capoeira, leitura e o que é mais importante, valorização do magistério com a implementação do piso salarial aos professores e pagamento em dia.

“Creio que nesta administração temos contribuído de maneira efetiva com uma nova prática educacional e mais democrática e participativa que nos levará a melhores resultados com o ideal de termos uma sociedade com sujeitos autônomos organizados, críticos, criadores, livres e mais felizes”. Concluiu Marecilda Bezerra.


16 de agosto de 2012

Quatro parlamentares do Rio Grande do Norte são citados em premiação nacional

A eleição entre jornalistas que elegem os parlamentares mais atuantes do Brasil teve resultado divulgado hoje. Entre os potiguares, quatro nomes aparecem na relação. Entre os deputados Federais estão Henrique Alves (PMDB), com cinco votos e Fátima Bezerra (PT), com seis votos. Já entre os senadores, José Agripino Maia (DEM), três votos, e Paulo davim (PV) com um voto. Este último foi citado na categoria Saúde.

Agora, caberá ao internauta decidir a classificação final das duas categorias principais – a de melhor deputado e melhor senador – e das outras nove categorias especiais contempladas nesta edição do Prêmio Congresso em Foco.


Obras da Praça José Augusto devem começar ainda este mês em Jardim do Seridó


Aconteceu na tarde desta quarta-feira (15/08), na sala de licitações, anexo da Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó, a licitação na modalidade tomada de preço para as obras de reforma e reestruturação da Praça Dr. José Augusto, em Jardim do Seridó. A obra está orçada no valor de 149 mil reais, recursos do Ministério do Turismo em parceria com a Administração de Mãos Dadas com o Povo.

Ao todo, três empresas adquiriram o Edital. No entanto, somente duas empresas compareceram ao local e na hora prevista (14 horas). Foram elas: BKL Construção LTDA e a Empresa Construção Morvan LTDA. Após a entrega das propostas, a documentação foi analisada e os envelopes foram abertos e foi anunciada a empresa habilitada para a obra.

A empresa Morvan LTDA foi a vencedora com a menor proposta, no valor de 149 mil, 10 reais e 77 centavos. Agora, deve acontecer a publicação da empresa habilitada no Diário Oficial dos Municípios e o início das obras está previsto ainda para o mês de Agosto. A reestruturação da Praça, nessa primeira etapa, deve durar três meses.

Segundo informações da Comissão de Licitações, será efetuada a homologação pelo senhor prefeito e depois assinado o contrato. “A expectativa é para que nos primeiros dias, ainda agora em Agosto, as obras da Praça Dr. José Augusto sejam iniciadas”, disse o Chefe de Gabinete, Paulo Melo.


Com ensino médio estagnado, MEC já planeja mudanças no currículo

Da Folha de São Paulo - O governo federal pretende mudar a grade curricular do ensino médio público e diminuir o número de disciplinas na grade das escolas. O plano de mudança foi desenhado pelo Ministério da Educação após a divulgação dos resultados do Ideb, o índice que mede o desempenho da educação básica nacional.

Segundo os dados referentes ao ano passado divulgados ontem, o ensino médio, antigo colegial, estagnou no país. A nota, que vai de zero a dez, considera o desempenho em português e matemática e também a taxa de aprovação dos estudantes (quantos passaram de ano). Divulgado a cada dois anos, o índice estagnou em 3,4 no ensino médio público, o mesmo indicador de 2009, dentro da meta de 2011, mas muito abaixo dos dez pontos, a nota máxima. Na rede privada, por exemplo, a nota média nessa etapa de ensino foi de 5,7.

A meta estipulada é de 5,8. O Ideb mostra também que o desempenho de estudantes do ensino médio público em português e matemática foi inferior ao atingido por alunos do último ano do fundamental particular. Em matemática, a nota foi 265 pontos na rede pública contra 298 na particular, por exemplo. Para o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, é grande o número de matérias obrigatórias no ensino médio -atualmente são 13. "É uma sobrecarga muito grande. Não contribui para formar melhor o aluno", afirma. A proposta de redução do currículo nessa etapa do ensino público será apreciada pelo Conselho Nacional de Educação.


Assembleia Legislativa recebe recomendação do Ministério Público

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte informa à imprensa e à opinião pública, o recebimento de uma recomendação do Ministério Público solicitando a divulgação (em dez dias úteis) da lista nominal dos servidores do Poder Legislativo.

A Assembleia Legislativa reafirma o cumprimento ao que determina a Lei de Acesso à Informação. A recomendação do Ministério Público será analisada pela Procuradoria Geral. A Assembleia Legislativa informará, dentro do prazo solicitado, os procedimentos a serem adotados.


Caicó sediará nesta quinta-feira o Seridó Jurídico, que debaterá corrupção e ética na administração pública

Nesta quinta-feira (16), a partir das 19h, acontecerá a primeira edição do projeto Seridó Jurídico.O evento será realizado no auditório do Tribunal do Júri do Fórum da Justiça Estadual de Caicó. Em debate: "Corrupção e Ética na Administração Pública". Os palestrantes serão o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Carlos Thompson Costa Fernandes, mestre em Direito Constitucional e professor de Direito Constitucional da UNI-RN; e o monsenhor Ausônio Tércio de Araújo, teólogo e professor aposentado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

O projeto Seridó Jurídico, que ocorrerá mensalmente, é promovido pela Subseção da Justiça Federal do Rio Grande do Norte em Caicó, em parceria com a Justiça Estadual do RN, OAB-Seccional de Caicó, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte - CERES/Caicó e a Casa do Empresário de Caicó. A realização do Seridó Jurídico será nos moldes da "Quinta Jurídica", atividade consagrada na Seção Judiciária da Justiça Federal em Natal e que realiza todos os meses um fórum de discussão.


15 de agosto de 2012

Com decisão do TRE, esperança de Zé Braço e Edwilson agora é o TSE em Brasília

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) continua julgando mais 10 recursos de candidaturas que foram indeferidas no Rio Grande do Norte. Quem não conseguir uma vitória jurídica na Corte Eleitoral potiguar, deve encaminhar recurso nas próximas horas para Brasília.

Do Seridó, a primeira candidatura a ser julgada foi a do ex-prefeito Zé Braço (PR), que tem como vice, o presidente da Câmara, Edwilson Azevedo (PTB). Zé Braço teve a candidatura deferida na 23ª Zona Eleitoral, e Edwilson teve o registro indeferido com recurso.

No plenário do TRE nesta tarde, os dois foram indeferidos. A coligação “Ouro Branco Livre e Consciência”, o recurso agora segue para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.
Do Blog de Marcos Dantas


UFRN recebe 37 alunos de diversas universidades de outros países

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está recebendo alunos de diversas partes do mundo, que vieram estudar na Instituição, através de programas de mobilidade internacional. Neste semestre, a UFRN está recebendo 37 estudantes de diversos países, como França, Espanha, Portugal, Argentina, Uruguai, Paraguai e China.

Segundo Djalma Pereira, da Secretaria de Relações Internacionais (SRI), essa é a primeira vez que a universidade recebe alunos da China. Esses alunos são oriundos de instituições de ensino parceiras da UFRN em todo o mundo.

A maioria desses alunos estará cursando um semestre aqui na UFRN, os cursos de Turismo, Letras, Medicina, Artes, Artes Visuais e algumas engenharias (Elétrica, Civil, da Computação etc).

O aluno estrangeiro interessado em realizar o intercâmbio deve se dirigir à SRI, que repassará a sua solicitação ao respectivo curso. Caso seja aprovado, será enviado ao candidato uma carta de aceite.


12 de agosto de 2012

Evangelho do dia (João 6,41-51)

Naquele tempo, 41os judeus começaram a murmurar a respeito de Jesus, porque havia dito: “Eu sou o pão que desceu do céu”. 42Eles comentavam: “Não é este Jesus o filho de José? Não conhecemos seu pai e sua mãe? Como pode então dizer que desceu do céu?” 43Jesus respondeu: “Não murmureis entre vós. 44Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia. 45Está escrito nos profetas: ‘Todos serão discípulos de Deus’. Ora, todo aquele que escutou o Pai, e por ele foi instruído, vem a mim. 46Não que alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. 47Em verdade, em verdade vos digo, quem crê, possui a vida eterna. 48Eu sou o pão da vida. 49Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. 50Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer, nunca morrerá. 51Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”.


10 de agosto de 2012

II Jornada Oncológica do Seridó acontece nesta sexta-feira em Caicó

Nesta sexta-feira (10) Caicó vai sediar a II Jornada Oncológica do Seridó. O evento é uma realização da Liga Contra o Câncer. Durante todo o dia, começando as 8 horas e encerrando-se as 18hs no auditório do IFRN, profissionais da área estarão discutindo sobre Atenção Oncológica Multidisciplinar, com destaque para a prevenção de três tipos de câncer, entre eles o de Pele, o de Mama e o Ginecológico.

O Hospital Oncológico do Seridó – HOS, está completando 2 anos de sua inauguração em Caicó, e já atenda a uma demanda grande de casos de câncer. A informação confirmada por Graça Dantas – Gerente de Enfermagem Hospital Oncológico do Seridó – é que são muitos os casos, mas, três tipos são diagnosticados com mais frequência. Por semana são identificadas 8 suspeitas de casos de câncer de estomago, intestino e próstata.

Um fato que impede muito o tratamento, ou pelo menos retarda, o que é muito ruim, é o sentimento de vergonha que alguns homens tem de procurar um médico para fazer exames específicos e saber se tem câncer na próstata. Os maus hábitos alimentares também contribuem para o desenvolvimento de câncer no intestino e estomago, segundo relatos de Graça Dantas.


Construção da prefeitura de Jardim pode ser iniciada nos primeiros dias de setembro

Aconteceu na tarde desta quinta-feira (09) na sala de licitações da Prefeitura de Jardim do Seridó, a licitação na modalidade tomada de preço para construção do Centro Cultural de Múltiplo Uso, prédio da nova Prefeitura. O convênio com o Governo do Estado, através da Fundação José Augusto, e Prefeitura de Jardim do Seridó é no valor de 510 mil reais. O Governo entrará com 459 mil reais e o Município com uma contrapartida de 51 mil reais.

Ao todo, seis empresas adquiriram o Edital. No entanto, somente três empresas compareceram ao local e na hora prevista (14 horas). Foram elas: FJ Construções e Empreendimentos LTDA, BKL Construção LTDA e CG Construções e Serviços LTDA. A partir de agora será efetuada a analise dos documentos de habilitações apresentados e posteriormente marcada uma nova data para abertura dos envelopes de propostas de preços.

A previsão para a publicação com os nomes das empresas habilitadas no Diário Oficial dos Municípios é no próximo dia 15 de agosto. Após isso, será marcada a data da abertura de preços. Segundo informações da Comissão de Licitações, como o dinheiro já se encontra na conta da prefeitura municipal, após se conhecer a empresa vencedora, será efetuada a homologação pelo senhor prefeito e depois assinado o contrato. “A expectativa é para que nos primeiros dias de setembro, as obras de construção da nova prefeitura sejam iniciadas”, disse o chefe de gabinete, Paulo Melo.


ADESE promoverá plenária sobre curso de Medicina em Caicó

A Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó (ADESE) promoverá no dia 17 de agosto, em Caicó, Plenária que irá discutir sobre o curso de medicina a ser instalado na cidade. O evento irá ser realizado no auditório do Fórum de Justiça Amaro Cavalcante (cidade Judiciária), localizado na Zona Leste de Caicó, Bairro Maynard. O evento terá início às 10h da manhã.

A Agência conta com a parceria para o evento do Governo do Estado do RN, Colegiado Territorial do Seridó, Vara de Justiça de Caicó-RN, Promotoria Pública de Caicó-RN, Diocese de Caicó-RN, Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES-RN), Associação dos Ex-alunos do CDS/Caicó-RN, Rádios: Rural AM/FM, 106 FM, Caicó-AM, Seridó-AM e a Agência de Comunicação Fator4.


8 de agosto de 2012

Senado aprova exigência de diploma para jornalistas

O plenário do Senado aprovou em segundo turno na noite desta terça-feira (7) a proposta de emenda constitucional 33/2009, que estabelece a exigência do diploma de curso superior em jornalismo como requisito para o exercício da profissão de jornalista. Em 2009, o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a exigência do diploma para jornalistas.

A proposta foi aprovada com 60 votos favoráveis e 4 contrários. A emenda terá ainda de ser votada em primeiro e segundo turno na Câmara dos Deputados. Se for modificada na Câmara, volta para nova apreciação do Senado. A proposta é de autoria do senador Antonio Carlos Valladares (PSB-SE).


Eleitor que não estiver na cidade em que vota tem até amanhã para pedir 2ª via do título

Esta quarta-feira (8), 60 dias antes das eleições municipais deste ano, é o último dia para o eleitor que estiver fora do seu domicílio eleitoral requerer a segunda via do título em qualquer cartório eleitoral. O eleitor deve informar se deseja recebê-la na sua zona eleitoral ou naquela em que a requereu, de acordo com o calendário aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as Eleições 2012.

Já o eleitor que preferir solicitar a segunda via do título na cidade em que vota poderá requerê-la até o dia 27 de setembro. Segundo o artigo 53 do Código Eleitoral brasileiro, esse requerimento, acompanhado de um novo título assinado pelo eleitor na presença do escrivão ou de funcionário designado e de uma fotografia, será encaminhado ao juiz da zona do eleitor.


6 de agosto de 2012

Petrobras quer novo reajuste na gasolina e no diesel

A presidenta da Petrobras, Graça Foster, defendeu hoje (6) novo reajuste no preço da gasolina e do diesel no mercado interno. Como a estatal compra combustível com preço mais alto do que o de revenda, a defasagem de preços é um dos fatores responsáveis pelo prejuízo de R$ 1,3 bilhão da companhia no segundo trimestre deste ano.

Graça Foster assegurou que, "de forma sistemática”, tem falado do problema com o Conselho de Administração da empresa. O órgão recentemente autorizou aumentos de 8% da gasolina e de 4% do diesel. Esses reajustes devem puxar para cima os próximos balanços. Os ajustes, no entanto, não foram suficientes para garantir a paridade entre os preços externo e interno.


Termina hoje (6) prazo para partidos divulgarem relatório de financiamentos de campanha

Os partidos políticos, coligações e candidatos têm até hoje (6) para divulgar um relatório discriminando os recursos para financiamentos da campanha eleitoral e os possíveis gastos. O relatório diz respeito aos dados parciais da campanha como fonte dos recursos e estimativas de gastos. No estado, segundo o TRE/RN, essas informações já foram prestadas por boa parte dos partidos e candidatos.

No pleito majoritário, foi confirmada a entrega das informações, por parte das coordenações dos candidatos Fernando Mineiro (PT), Rogério Marinho (PSDB), Hermano Morais do (PMDB) e Carlos Eduardo Alves do (PDT). A assessoria do Tribunal Regional Eleitoral informou também que os candidatos devem lançar nova parcial dos gastos e recursos no fim deste mês. Os dados serão disponibilizados no site da Justiça Eleitoral, no www.tre-rn.gov.br.


5 de agosto de 2012

Evangelho do dia (João 6,24-35)

Naquele tempo, 24quando a multidão viu que Jesus não estava ali, nem os seus discípulos, subiram às barcas e foram à procura de Jesus, em Cafarnaum. 25Quando o encontraram no outro lado do mar, perguntaram-lhe: “Rabi, quando chegaste aqui?” 26Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos. 27Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do Homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo”. 28Então perguntaram: “Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?” 29Jesus respondeu: “A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou”. 30Eles perguntaram: “Que sinal realizas, para que possamos ver e crer em ti? Que obra fazes? 31Nossos pais comeram o maná no deserto, como está na Escritura: ‘Pão do céu deu-lhes a comer’” 32Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, não foi Moisés quem vos deu o pão que veio do céu. É meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu. 33Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo”. 34Então pediram: “Senhor, dá-nos sempre desse pão”. 35Jesus lhes disse: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede”.


Ao lado de Rosalba, Henrique fala que Cláudia Regina terá o apoio administrativo de Dilma em Brasília


Aconteceu neste sábado (04) em Mossoró, a Marcha do Abraço, na Praça da Pirâmide, no bairro Belo Horizonte. A marcha percorreu ruas do bairro e encerrou na Praça Raimundo Rubira, na Boa Vista. Ao lado da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), o deputado federal Henrique Eduardo Alves, que lidera a bancada do PMDB na Câmara dos Deputados, disparou:

“Falo aqui pela presidenta Dilma Rousseff, os adversários querendo ou não, gostando ou não. Cláudia Regina fará um governo com apoio do governo estadual e federal”, disse sobre a candidata do DEM Cláudia Regina, que tem o vice do PMDB, Wellington Filho. A vice-prefeita Ruth Ciarlini (DEM) e o deputado Leonardo Nogueira (DEM) também estavam no palanque. “Vamos mostrar que somos legítimos, somos verdadeiros. O verde do PMDB não é fantasia. O verde é pra se honrar, se assumir. O verde bacurau em Mossoró só tem um grito: É Cláudia, é Cláudia e é Cláudia”, discursou Henrique.


Representante de Jardim do Seridó vence Miss Seridó 2012


A representante de Jardim do Seridó, Letícia Karla, foi escolhida Miss Seridó 2012. Já o Mister Seridó foi Wotson Bruno, de Cerro Corá. Pela terceira vez, Florânia recebeu o evento, que aconteceu na noite deste sábado (04), no Centro Cultural Erivaldo Freire, sob a coordenação de Carlos Magno Dantas.

Na sua 20º edição, o evento contou com a participação de 18 municípios da região. A grande campeã, Letícia Karla, recebeu a faixa de Amanda Azevedo, Miss Seridó 2011, também da cidade de Jardim do Seridó.