30 de outubro de 2013

Prefeito Padre Jocimar participa hoje (30) do lançamento do Selo UNICEF 2013-2016


O Governo do Estado, através da Secretaria de Assistência Social e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), lançam nesta quarta-feira (30), o Selo UNICEF Município Aprovado 2013-2016. Na ocasião estarão presentes prefeitos, secretários municipais, conselheiros tutelares e adolescentes dos 167 municípios do Rio Grande do Norte. 

O Prefeito de Jardim do Seridó, Padre Jocimar Dantas de Araújo participará do lançamento que acontecerá na Escola de Governo Dom Eugênio Sales, localizada no Centro Administrativo, das 8h às 11h. Ainda fará parte da comitiva jardinense, o secretário de Assistência Social, Francisco Carlos; secretária de Saúde, Drª Talita Moura; articulador local, José Pereira; presidente do CMDCA, Valdira Fonseca; conselheiro tutelar, Joselito Medeiros e a coordenadora da SEMTHAS, Andréia Brito. 

Os gestores dos municípios receberão no local um documento, o qual deverá ser preenchido para que a inscrição no projeto seja efetuada. O formulário também está disponível no site do Selo, o qual o gestor (a) poderá preencher com antecedência e entregar no local do evento. A metodologia da nova edição do Selo UNICEF será apresentada no local para todos os participantes. 

Um dos principais objetivos do Selo é priorizar as políticas e o orçamento público em prol das crianças e dos adolescentes. Trata-se de uma ferramenta que traz avanços positivos na qualidade de vida dos jovens do Estado. De acordo com informações do Selo UNICEF, na última edição, encerrada em 2012, foram certificados 407 municípios em todo o Brasil, sendo 47 do Estado do Rio Grande do Norte.

Intenção dos prefeitos é ampliar mais ainda o movimento SOS Municípios


Uma das medidas solicitadas ao Congresso Nacional é a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional 39 que aumenta em 2 por cento a destinação dos recursos arrecadados com o Imposto de Renda e o Imposto sobre Produção Industrial (IPI) para o Fundo de Participação dos Municípios. 

O Movimento SOS Municípios vai continuar e ser ampliado. Nos dias 11 e 12 de novembro, a Confederação Nacional dos Municípios promoverá, conjuntamente com as Federações Estaduais, uma grande mobilização junto ao Congresso Nacional dos Municípios. “Temos de agir agora. A hora é essa. Se medidas não forem tomadas agora, os municípios não terão condições de governabilidade em 2014”, afirma o presidente da Femurn.

Prefeituras do RN fecharão as portas em protesto contra a crise financeira

As prefeituras do Rio Grande do Norte promoverão nos próximos dias 5 e 6 de novembro (terça e quarta-feira da próxima semana) um protesto coletivo e simbólico contra a crise financeira. A decisão foi tomada nesta terça-feira (29), em assembleia convocada pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN). No protesto, que faz parte do movimento SOS Municípios, lançado no último dia 21, as Prefeituras terão suas sedes administrativas fechadas e sinalizadas com uma faixa preta e uma mensagem à população. Os serviços públicos essenciais serão preservados. 

Também nos dias 5 e 6, uma comissão de prefeitos, liderada pelo presidente da FEMURN, Benes Leocádio, estará em Brasília onde pretende visitar todos os parlamentares federais do Estado. Os prefeitos pretendem solicitar que deputados e senadores se comprometam em votar de acordo com os interesses dos municípios. As estratégias estabelecidas pela assembleia extraordinária da Femurn não param por aí. Todos os prefeitos se comprometeram em telefonar para os deputados e senadores para exigir que votem a favor de medidas de socorro às gestões municipais. Os gestores também pretendem procurar os veículos de comunicação locais para prestar esclarecimentos à população e conscientizar a respeito dos problemas decorrentes da falta de recursos financeiros.

Prefeitos também terão que obedecer a lei que proíbe marcas, slogans, fotos e jingles


A Lei de autoria do deputado Kelps Lima que proíbe Governadores de Estado de criarem marcas e slogans de seus governos também vai valer para as Prefeituras do Rio Grande do Norte, proibindo prefeitos de usarem logomarcas e jingles de suas gestões, e de colocarem suas fotos nos prédios públicos pertencentes aos municípios.

A extensão dos efeitos da Lei aos municípios foi estabelecida por uma emenda ao projeto original apresentada pelo deputado estadual Fábio Dantas, durante a votação de hoje, terça-feira, 29 de outubro, na Assembleia Legislativa.

Aprovada lei que proíbe marcas, slogans e foto de governador em prédio público


O projeto de Lei de autoria do Deputado Kelps Lima que proíbe governadores de gastarem dinheiro público para criarem marcas e slogans Governos, foi aprovada, em primeiro turno, na sessão de hoje, 29 de outubro, pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Na mesma votação, os deputados também aprovaram o fim de fotografias de governadores em todas as repartições do Rio Grande do Norte. 

Todos os 17 deputados que estavam no plenário no momento da sessão votaram a favor das Propostas de Emenda Constitucional, dando uma votação unânime aos projetos. Como são projetos que mudam o texto da Constituição Estadual, as propostas serão votadas, de novo, na próxima semana, em segundo turno, para serem ratificadas e virarem regra jurídica definitiva. 

O outro projeto aprovado à unanimidade, de autoria do deputado Kelps Lima, é o que inclui o Princípio da Eficiência na Gestão Pública no RN. Depois da votação, o deputado Kelps Lima agradeceu a todos os deputados presentes à sessão, fazendo questão de apertar a mão, um a um, pelo apoio às propostas.

“A Assembleia proporcionou uma vitória ao Povo do Rio Grande do Norte. Esse foi mais um passo para o Estado ser maior do que os governos de ocasião. Vamos fazer prevalecer o Princípio da Impessoalidade na Administração Pública”, declarou o deputado.

Justiça do Trabalho realiza audiência com ex-funcionários da Medeiros S/A


Mais de 171 ex-funcionários da Medeiros S/A Indústria e Comércio de Jardim do Seridó estarão participando de uma audiência de Conciliação, na sede da Justiça do Trabalho em Caicó, na manhã desta quarta-feira (30). São várias denúncias dos ex-funcionários contra a empresa, dentre elas de não recolhimento do INSS e FGTS junto aos órgãos competentes. A ação já transitou em julgado, não cabe mais recurso, e a Medeiros S/A protelou até onde pode, e somente agora, quando os bens penhorados estão indo para o leilão, é que a empresa sugere um acordo com os ex-funcionários. 

O acordo sugerido pela empresa seria de dividir a dívida, que pode chegar aos 4 milhões de reais em prestações durante cinco anos. Para o advogado Ivanildo Albuquerque, é uma proposta desumana e mal intencionada. “A empresa sabendo que os bens irão a leilão e o normal é que o dinheiro da venda seja pago rapidamente, sugere aos ex-funcionários dividir essa dívida em 60 meses. isso é prazo para parcelar compra de caminhão, e não indenizar sonhos desfeitos de muitas pessoas”, disse o advogado.

Ivanildo defende alguns dos ex-funcionários da empresa e já adiantou que nem ele e muito menos seus clientes participarão da audiência. “Quem concordar com a proposta dessa audiência de amanhã vai estar dizendo que quer receber seus direitos em longas 60 parcelas. Meus clientes não querem isso”, disse. Pelas informações chegadas ao Blog, o último cálculo nas dívidas dos funcionários foi feito em novembro de 2012, e chega a ser em média 20 a 25 mil reais por pessoa.
Blog Marcos Dantas

29 de outubro de 2013

Jardinense que fugiu do Walfredo Gurgel foi encontrado em hospital da cidade de Espirito Santo na região Agreste

O jardinense Milton dos Santos Azevedo, mais conhecido como Coquinho da Carroça, desaparecido desde a última sexta-feira (26) quando fugiu da enfermaria do Hospital Walfredo Gurgel, foi encontrado nesta terça-feira (29) abandonado dentro de um matagal próximo a cidade de Espírito Santo, cidade da região Agreste. Milton estava bastante machucado e desorientado. 

Pupulares o conduziram para atendimento médico no Hospital de Santo Antônio do Salto da Onça, cidade vizinha de Espirito Santo, e uma enfermeira assistindo o Programa da Tv, Patrulha da Cidade, em Natal, viu a reportagem sobre Coquinho e ligou para Agenor de Ilda, jardinense que apareceu na reportagem. Coquinho em seguida foi transferido pelo SAMU para o Walfredo Gurgel. 

Desde que foi noticiado seu desaparecimento, uma intensa mobilização de amigos e familiares tinha sido feita nas redes sociais a procura de Coquinho.

Selo UNICEF 2013-2016 será lançado no Rio Grande do Norte na próxima quarta (30)


O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS), e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), lançam no próximo dia 30 de outubro, quarta-feira, o Selo UNICEF Município 2013-2016. A ação será realizada na Escola de Governo, localizada no Centro Administrativo, das 8h às 12h. Na ocasião estarão presentes prefeitos, secretários municipais, conselheiros tutelares e adolescentes dos 167 municípios do Rio Grande do Norte. 

O Selo UNICEF é um símbolo de reconhecimento para os municípios que atingem bons e significativos resultados, por meio de ações que proporcionam uma melhoria na qualidade de vida das crianças e dos adolescentes. Além de fortalecer a gestão municipal, o Selo também torna possível a avaliação quanto à qualidade das políticas públicas desenvolvidas em cada município. 

Um dos principais objetivos do Selo é priorizar as políticas e o orçamento público em prol das crianças e dos adolescentes. Trata-se de uma ferramenta que traz avanços positivos na qualidade de vida dos jovens do Estado. 

“A realidade das crianças e dos adolescentes do nosso Estado vai melhorar com bons investimentos na assistência social, educação, geração de emprego e capacitação. Com a nova edição do Selo e demais ações da SETHAS conseguiremos intensificar os trabalhos voltados para esse público, em cada município”, declarou a secretária da SETHAS, Shirley Targino. 

No lançamento do Selo UNICEF, os adolescentes participarão ativamente junto aos gestores municipais e estaduais. A metodologia do Selo, edição 2013-2016, será apresentada no local para todos os participantes, além de apresentações culturais e pronunciamentos das autoridades políticas presentes.

1ª Caminhada Rosa encerra semana de programação ao combate de câncer de mama







Foi encerrada na noite de quinta-feira (24), com a 1ª Caminhada Rosa pelas ruas da cidade, a 1ª Semana “Outubro Rosa” de Jardim do Seridó, uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da secretaria de Saúde, com a finalidade de conscientizar as mulheres sobre necessidade da prevenção do câncer de mama, através de diversas atividades educativas e de cuidados sobre a doença. Como por exemplo, a realização de ultrassonografias mamárias.

A caminhada partiu de frente ao Centro Clínico Médico Dr. Maurino Silva com a presença de várias mulheres e a participação de todos os profissionais da saúde do município: Atenção Básica, COVISA, ENDEMIAS, entre outros e finalizou em frente ao Solar Padre Justino Dantas (Prefeitura), aonde aconteceu uma importante palestra sobre a prevenção do câncer de mama, ministrada pela assessora da BEMFAM, Lindicéia de Araújo Gomes Azevedo. 

Lindicéia iniciou suas palavras parabenizando a Secretaria de Saúde pela confecção das camisas com os símbolos rosa e azul que representam a prevenção do câncer de mama e o câncer de próstata no mês de outubro e novembro, respectivamente. Algumas informações chamaram bastante à atenção do público presente, que por sinal, também tinha a participação masculina. 

A palestrante explanou que a mulher precisa se deixar ser tocada mais vezes e todo mês realizar o autoexame no 10º dia da menstruação. “Já as que não menstruam mais devem escolher um dia do mês, pois o diagnóstico precoce é um grande aliado para vencer esse mal”, destacou Lindicéia. Outra curiosidade apresentada por ela foi que quanto mais tempo de amamentação à mulher tem, menos chances de adquirir a doença e quanto mais cedo acontecer à menstruação, mais riscos as mulheres correrão. 

O evento ainda contou com a participação do Prefeito, Padre Jocimar Dantas (PMDB); secretária municipal de Saúde, Drª Talita Moura; vereador, Zeca Melo (PMDB) e o Coral Vozes da Experiência do Clube de Idosos São Judas Tadeu de Jardim do Seridó. “Saúde é prevenção e isso deve ser repassado para os nossos familiares e amigos”, disse Drª Talita. Já o prefeito enfatizou a importância do autoexame e exame clínico das mamas. “Principalmente as mulheres acima dos 40 anos por se enquadrarem dentro do grupo fator de risco”, informou Padre Jocimar.

27 de outubro de 2013

Evangelho do dia (Lc 18,9-14)

— O Senhor esteja convosco. 
— Ele está no meio de nós. 
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas. 
— Glória a vós, Senhor. 

Naquele tempo, 9Jesus contou esta parábola para alguns que confiavam na sua própria justiça e desprezavam os outros: 10“Dois homens subiram ao Templo para rezar: um era fariseu, o outro cobrador de impostos. 11O fariseu, de pé, rezava assim em seu íntimo: ‘Ó Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens, ladrões, desonestos, adúlteros, nem como este cobrador de impostos. 12Eu jejuo duas vezes por semana, e dou o dízimo de toda a minha renda’. 13O cobrador de impostos, porém, ficou à distância, e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu; mas batia no peito, dizendo: ‘Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador!’ 14Eu vos digo: este último voltou para casa justificado, o outro não. Pois quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado”.

— Palavra da Salvação. 
— Glória a vós, Senhor.

25 de outubro de 2013

Prefeitura de Jardim do Seridó realiza 1ª Semana “Outubro Rosa” do município











A Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó, através da Secretaria Municipal de Saúde iniciou na terça-feira (22), a 1ª Semana “Outubro Rosa” do município com o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama com a realização de diversas atividades educativas e de cuidados sobre a doença. 

A programação foi iniciada com um Chá Rosa com Palestra sobre Câncer de Mama, ministrada pela enfermeira Janaína Mara ocorrida na Estratégia Saúde da Família (ESF II) - Jardim de Infância. Mais de 60 mulheres atendidas por este setor prestigiaram a palestra para tirar as suas dívidas e assim ficar mais esclarecidas sobre o assunto. Na ocasião todas elas receberam uma fita rosa. “As fitas que foram distribuídas representam um símbolo de prevenção”, destacou a coordenadora da saúde básica, Juliana Sampaio. 

A maioria eram mulheres acima de 40 anos que se enquadram dentro do fator de risco ou que tivesse no seu histórico familiar, casos de câncer de mamar para enfatizar conscientizar sobre a importância da prevenção. “A maioria sabe dessa conscientização, sabe do que se trata o problema, sabe que está dentro do fator de risco, porém mesmo assim não se cuida. Elas não buscam o exame clínico das mamas e nem fazem o autoexame também”, disse Janaína Mara. 

Às 15 horas aconteceu Chá Rosa com Palestra sobre Câncer de Mama no Auditório Mestre Galinho, sob a responsabilidade da ESF IV (Alto do Abrigo), com o médico, Dr. Fábio Souza e às 16 horas, Chá Rosa com Palestra sobre Câncer de Mama no Clube dos Idosos São Judas Tadeu (ESF II - Jardim de Infância), sob a responsabilidade da ESF I (Baixa da Beleza) em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social/CREAS com o enfermeiro palestrante Válber Jorge e a presença do médico, Dr. Iron Lucas. Ainda na tarde de ontem ocorreu à realização de ultrassonografias mamárias na Clínica ULTRAMEDIC doadas pelo médico e vice-prefeito, Dr. Anchieta Rodrigues de Moura.

Na quarta-feira (23) aconteceu em todas as unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) a realização do exame clínico das mamas e, se necessário, solicitação do exame de mamografia para as mulheres que assim necessitarem. “As mulheres com maior risco devem consultar o médico regularmente e fazer exames mais precisos, como a mamografia, antes mesmo de chegar aos 40 anos é o que eu aconselho”, sugeriu a coordenadora da saúde básica, Juliana Sampaio.

Prefeitura de J. do Seridó realiza ação de prevenção referente ao “Outubro Rosa”








A Prefeitura de Jardim do Seridó, através das Secretarias Municipais de Assistência Social e Secretaria de Saúde, realizaram na tarde deste dia (22) uma palestra sobre o CÂNCER DE MAMA, como parte da ação “OUTUBRO ROSA”, que vem sendo realizado durante todo mês, com o objetivo de conscientizar a sociedade e as mulheres sobre a importância da prevenção e diagnostico precoce do câncer de mama. 

O Secretario Municipal do trabalho, Habitação e Assistência Social, lembrou do trabalho em parceria para que as ações aconteçam e agradeceu a Secretaria de Saúde pelo empenho realizado pela equipe da estratégia saúde da família (ESF1) e os demais seguimento da Assistência social envolvidos na ação, entre eles: CREAS, CRAS, SCFV e o Clube de Idosos São Judas Tadeu, local onde foi realizado a palestra. 

“É de grande importância que as parcerias aconteçam para que as ações de prevenção surtam o resultado esperado e agradeço a participação de todos os atores envolvidos, destacou o secretário Francisco Carlos”. O evento teve palestrante o enfermeiro Válber Jorge da Estratégia Saúde da Família (ESF1), que contou com a presença do medico Dr. Iron Lucas e dos profissionais, além da Equipe que fazem parte da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e assistência Social e Secretaria de saúde.

22 de outubro de 2013

Fanfarra 1º de Setembro participa de evento em Currais Novos e conquista dois prêmios


A Banda Fanfarra 1º de Setembro de Jardim do Seridó participou no último sábado, dia 19 de outubro do FICO 2013 que aconteceu na cidade Currais Novos-RN e para alegria dos jardinenses, a fanfarra conquistou dois títulos, sendo o 3º lugar na categoria Fanfarra e 1º lugar na categoria Balizas.

A Fanfarra 1º de Setembro é um projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, coordenado por Elvis Costa e tem como maestro, Sigberto Felix. A banda de música é formada por alunos das escolas públicas de Jardim do Seridó.

Valcimar Silva Meira é eleito presidente do Diretório Municipal do PMDB















A Comissão Provisória do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) de Jardim do Seridó realizou na tarde/noite deste sábado (19), a sua Convenção Municipal para a escolha dos novos membros da Comissão Executiva Municipal do PMDB. Foi o encontro da antiga com a nova geração do bacurau jardinense. 

Também durante o ato político, a legenda recebeu a filiação de diversas novas adesões e que agora já ultrapassam os 400 filiados nos quadros do PMDB, tornando-se assim o maior partido político de Jardim do Seridó.

Entre os novos nomes que se filiaram ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) de Jardim do Seridó está o da odontóloga, Drª Talita Moura, o assistente social, Gilvan Cabral; o advogado, Alcebíades Fernandes; o bancário, Jozinaldo Macedo; o empresário, Francisco Severo (Chico Severo) e o radialista, Alcimar Barbosa. O Prefeito, Padre Jocimar Dantas e o suplente de deputado e médico, Dr. Antônio Petronilo foram os responsáveis por abonar as fichas de filiação dos novos membros do partido em Jardim do Seridó. 

A convenção foi encerrada com a formação da mesa, leitura da nova composição da diretoria do partido no município, realizada pela 1ª secretária, Andréia Brito; homenagens e discursos dos presentes. 

Marcaram presença ao evento o Prefeito, Padre Jocimar Dantas (PMDB); médico e suplente de deputado, Dr. Antônio Petronilo (PMDB); presidente da Câmara Municipal, Anchieta Júnior (PSD); advogado, Dr. Alcebíades Fernandes, presidente de honra, Homides Ferreira (Pretinho) e o presidente do PMDB de Carnaúba dos Dantas, Roberto Dantas. 

Como também, os vereadores: Francisco José (Zeca Melo – PMDB) e José Justino (Dedé do Consórcio - PDT), ambos de Jardim do Seridó. Os peemedebistas de Carnaúba dos Dantas, Genilson Dantas e Maria das Vitórias, e Francisco Genidson (Pepeu – PMDB) de Parelhas. Além do presidente do Partido Verde (PV), Rozenildo Pereira, entre outras lideranças políticas aliadas de Padre Jocimar Dantas.

Prefeitura Municipal realiza Seminário de Formação sobre o Programa BPC na Escola








A Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social nos dias 17 e 18 deste mês no Auditório Mestre Galinho, o Seminário de Formação Intersetorial Para Profissionais que atuam com os usuários do Programa BPC na Escola. A programação contou com apresentações culturais, painéis e palestras. 

O evento teve a presença da coordenadora estadual da SETHAS (Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social), Catarina Medeiros Dantas; representante da Secretaria de Estado da Educação e consultor do MEC, Joiram Medeiros, representante do INSS, a assistente social, Ana Paula de Medeiros. 

A intenção do programa é criar condições para o desenvolvimento da autonomia, participação social e emancipação da pessoa com deficiência. “Faz-se necessário apresentar as condições de monitoramento a todos os profissionais que atuam nas áreas referenciadas para que o programa possa cumprir com os objetivos nesse município”, enfatizou o secretário da Assistência, Francisco Carlos. 

Já o objetivo do programa BPC na Escola é desenvolver ações intersetoriais, visando garantir o acesso e a permanência na escola de crianças e adolescentes com deficiência, de 0 a 18 anos, beneficiários do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC), com a participação da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. 

Como também, tem como principal diretriz a identificação das barreiras que impedem ou dificultam o acesso e a permanência de crianças e adolescentes com deficiência na escola e o desenvolvimento de ações intersetoriais, envolvendo as políticas de educação, de assistência social, de saúde e de direitos humanos, com vistas à superação dessas barreiras.