22 de fevereiro de 2015

Anúncio do Evangelho (Mc 1,12-15)


— O Senhor esteja convosco. 
— Ele está no meio de nós. 
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor! 

Naquele tempo, 12o Espírito levou Jesus para o deserto. 13E ele ficou no deserto durante quarenta dias, e aí foi tentado por Satanás. Vivia entre animais selvagens, e os anjos o serviam. 14Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: 15“O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho!” 
  
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

19 de fevereiro de 2015

Detran alerta motoristas do RN para falsas notificações enviadas por email


O Departamento de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN) está alertando os proprietários e condutores de veículos no estado para que fiquem atentos ao recebimento de emails falsos. É que o órgão tem recebido muitas consultas e reclamações quanto a uma suposta notificação referente a infrações de trânsito, na qual o destinatário precisa clicar em um link ou ícone para ter acesso às informações. 

Em nota enviada à imprensa na manhã desta quinta-feira (19), o coordenador Financeiro do Detran no estado, Júlio Cesar, afirma que o órgão “não manda nenhuma mensagem de interesse do condutor ou do proprietário do veículo por rede social, principalmente por email. “Qualquer correspondência é emitida pelos Correios”, ressalta. 

Ainda de acordo com o Detran, não há dúvidas de que as notificações enviadas pela internet são falsas, tratando-se de algum tipo de vírus que pode contaminar o computador ou mesmo aparelhos de telefonia. "O procedimento correto é deletar a mensagem imediatamente quando perceber que ela foi disponibilizada na sua caixa de entrada”, acrescenta.
Fonte: G1

Conta de luz da indústria deve subir até 53% a partir do próximo mês


Dois encargos setoriais poderão elevar a conta de luz da indústria em até 53% a partir do mês que vem e provocar protestos na Justiça. Além do custo da energia, cada empresa – localizada no Sudeste – terá de arcar com mais R$ 79 por megawatt-hora (MWh) para subsidiar programas sociais, pagar despesas do setor e custear a operação das termoelétricas. Essas usinas estão funcionando ininterruptamente para poupar a pouca água que restou nos reservatórios por causa da seca no Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. 

Representantes do setor industrial ainda tentam reverter a conta com a entrega de propostas à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Mas, por ora, esse é o custo extra que as empresas terão de pagar a partir de março – caminho oposto ao que setor reivindicava desde 2012 para devolver a competitividade à indústria. Naquele ano, vários empresários pediram à presidente Dilma Rousseff medidas para baratear a conta de luz e evitar que unidades fechassem as portas. 

Com a MP 579, lançada no último trimestre de 2012, a tarifa de energia caiu, em média, 20% no País. Mas, dois anos depois, os valores já voltaram aos patamares de antes, seja por causa da seca que atinge o País ou pela forma atropelada com que o processo de renovação das concessões foi feito, deixando várias distribuidoras sem contratos para atender seus consumidores e provocando um rombo bilionário no setor.

Empresas divulgam mais de 5.000 vagas de estágio com bolsas de até R$ 2 mil

O site Nube, especializado na divulgação de vagas para estudantes, divulgou nesta quarta-feira uma lista com oportunidades de estágio para estudantes. Ao todo, são 5.348 vagas em empresas de todo o país. O foco são estudantes do ensino médio, técnico, tecnólogo e superior, nos períodos matutino e noturno. Segundo o Nube, as empresas também ofertam vagas para alunos de cursos técnicos que requerer horas de estágio obrigatório.

As vagas são para alunos de diversos cursos, entre eles administração, arquitetura, direito e pedagogia. O valor da bolsa-auxílio varia de 650 a 2.000 reais. Para concorrer, é necessário fazer um cadastro gratuito no site do Nube e informar o código da vaga de interesse, identificado na tabela abaixo como OE. O nome da empresa e a localidade da vaga são disponibilizados apenas para estudantes cadastrados.



Caixa volta a liderar ranking de queixas de clientes, mostra Banco Central


A Caixa Econômica Federal ficou em primeiro lugar no ranking de queixas contra bancos com mais de 2 milhões de clientes pelo segundo mês consecutivo, em janeiro. A instituição financeira havia liderado as reclamações também em dezembro. Os dados foram publicados hoje (19) pelo Banco Central (BC). A instituição teve 953 reclamações procedentes e índice de 12,78%. Em segundo lugar na lista dos bancos de maior porte ficou o HSBC, com 112 queixas e índice de 10,99%. Em terceiro, o Santander, com 234 queixas e pontuação de 7,44%. Por fim, o Bradesco teve 541 queixas e índice de 7,22%, e o Banrisul, 25 queixas e pontuação de 6,42%.

O índice representa o número de reclamações da instituição financeira para cada 1 milhão de clientes. Para chegar ao percentual, as reclamações são divididas pelo número de clientes do banco e multiplicadas por 1 milhão. A posição da instituição financeira no ranking do BC dependerá do índice, mesmo que tenha sido alvo de mais reclamações em números absolutos. 

As irregularidades relativas à confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações, ocuparam o primeiro lugar entre as queixas contra bancos julgadas procedentes. Houve 691 queixas por este motivo em janeiro. Em segundo lugar, ficou a restrição à execução de portabilidade de operação de crédito, com 542 queixas. O terceiro lugar ficou com débito em conta não autorizado pelo cliente, com 317 menções. Por fim, as irregularidades no fornecimento de documento para liquidar antecipadamente operação de crédito consignado e a restrição à portabilidade de crédito consignado tiveram, respectivamente, 209 e 171 queixas. Foto: Divulgação.

MEC divulga resultado da segunda chamada do ProUni


O Ministério da Educação divulgou hoje (19) a lista dos estudantes pré-selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni). A lista está na página do ProUni e nas instituições de ensino participantes do programa. Os candidatos têm até a próxima terça-feira (24) para comprovar junto às instituições as informações prestadas no momento da inscrição. 

É de responsabilidade do estudante verificar nas unidades de educação superior os horários e o local onde deve comparecer. A perda do prazo ou a não comprovação das informações resultarão na reprovação do candidato. Entre a documentação que deve ser apresentada estão um documento de identificação, comprovantes de residência, de rendimento dos estudantes e de integrantes do grupo familiar e comprovantes de ensino médio. 

Quem não foi pré-selecionado na segunda chamada ainda poderá manifestar interesse em participar da lista de espera nos dias 2 e 3 de março, na página do ProUni. Nesta primeira edição de 2015, o ProUni registrou 1.523.878 inscritos. São oferecidas 213.113 bolsas, para 30.549 cursos em 1.117 instituições de ensino superior privadas.

Governo Dilma atrasa pagamento do Pronatec


O governo federal deixou de pagar as aulas dadas desde outubro pelas 500 escolas privadas participantes do Pronatec, programa que oferece cursos técnicos gratuitos subsidiados pela União. A informação é da Folha de São Paulo. 

O programa foi um dos destaques na campanha da presidente Dilma Rousseff (PT). Por causa do atraso, donos de instituições de ensino dizem que estão tendo de pegar empréstimo bancário e adiar pagamento de professores. Escolas afirmam ainda que, se a situação persistir, terão de deixar o programa.

Hermano organizará Sessão Solene alusiva a Campanha da Fraternidade 2015


O deputado estadual Hermano Morais (PMDB) requereu na manhã desta quinta-feira (19) à presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte, na forma regimental, que seja realizada uma Sessão Solene, no dia 06 de março do ano em curso, às 10h, alusiva a divulgação da Campanha da Fraternidade 2015 que tem como tema “Igreja e Sociedade”.

Iniciou ontem (18) o período oficial de luto e penitência para a Igreja Católica: a Quaresma. O período de 40 dias que antecede a Páscoa foi aberto com a celebração da missa de cinzas. Nacionalmente, o rito também marca a abertura dos trabalhados da Campanha da Fraternidade, que neste ano tem como tema “Fraternidade: Igreja e Solidariedade” e lema “Eu vim para servir”. Em Natal, a campanha será oficialmente aberta no dia 1º de março. 

Ontem, a Catedral Metropolitana de Natal celebrou a missa de cinzas, que tem como característica o momento em que os fiéis recebem as cinzas. De acordo com o vigário paroquial Elielson de Almeida, responsável pela primeira celebração do dia, a cerimônia também é uma representação de um versículo bíblico do livro de Gênesis: “És pó e ao pó voltarás”. A missa de cinzas também marcou a abertura oficial da 53ª campanha da fraternidade. Neste ano, a campanha lança uma reflexão para a Igreja. 

Natal é o berço do nascimento da campanha, lançada pela primeira vez em 1962, liderada por Dom Eugênio Sales e outros padres em Nísia Floresta. Outras dioceses seguiram o modelo e em 1964 a Confederação Nacional de Bispos do Brasil (CNBB) lançou a ideia nacionalmente.

Projeto Empreender realiza palestra para oficinas mecânicas e elétricas

Acontecerá nesta quinta-feira (19), a partir das 19 horas, no auditório da Casa do Empresário, palestra de sensibilização para oficinas auto mecânicas e auto elétricas sobre o Projeto Empreender e os benefícios que este pode apresentar ao segmento. 

Com o lema “Unir para Crescer”, o Empreender advém de uma parceria da FACERN (Federação das Associações Comerciais do RN) com o Sebrae. Em Caicó, o projeto conta com o apoio da Casa do Empresário, por meio da ACISC – Associação Comercial, Industrial e Serviços de Caicó. 

“Este projeto tem como objetivo aumentar a competitividade das micro e pequenas empresas que se reúnem em setores da economia”, explica o consultor Kaio Santos. 

Atualmente, o Projeto Empreender desenvolve trabalhos também com os setores de marcenaria, belezas, artesanato e hospedagem.

Sob forte comoção, gêmeos de 2 meses mortos a tiros são enterrados em MG


Os corpos dos irmãos gêmeos Lucas e Ana Flávia, de dois meses, mortos, segundo a polícia, supostamente a mando do pai, foram enterrados na manhã desta quarta-feira (18) em Uberaba (MG). Eles e a mãe, Izabella Gianvechio, 22, foram mortos na última quinta-feira (12). Segundo a Polícia Civil, o suposto pai, Matusalém Ferreira Júnior, 48, mandou matá-los para não reconhecer a paternidade. Ele, que é comerciante em Sacramento (MG), é casado e tem filhos. 

O enterro, às 8h30, foi acompanhado por cerca de 50 pessoas, que mostraram indignação com o crime e choraram muito. Devido ao estado avançado de decomposição dos corpos, o velório durou apenas dez minutos, tempo suficiente para orações feitas pelos presentes e por um padre. Assim como a mãe, ambos foram mortos a tiros. Primo de Izabella, Marcos Souza disse que, além de tiros, o corpo de Ana Flávia apresentava marcas semelhantes às de uma coronhada. “Foi difícil, nunca vi nada semelhante em minha vida”, disse ele, pai de um bebê de três meses. No dia do crime, a comerciária Izabella se encontrou com Ferreira Júnior, 48. 

Antes do encontro, enviou mensagem de voz via aplicativo WhatsApp a uma amiga, em que disse que o comerciante afirmou que levaria fotos de seus outros filhos para “comparar” e fazer “tudo certinho” em relação ao reconhecimento da paternidade. Desde as 16 horas daquele dia, ela e os filhos não foram mais vistos. O corpo de Izabella foi encontrado no mesmo dia em Aramina, cidade do interior paulista distante 45 quilômetros de Uberaba. 

As crianças, no entanto, permaneciam desaparecidas, o que motivou uma campanha de amigos e familiares em redes sociais. Nesta terça-feira (17), após a polícia divulgar fotos do comerciante e com um mandado de prisão temporária expedido contra ele, Ferreira Júnior se apresentou à delegacia e falou sobre o cri Disse, no entanto, que foi outro homem, pego por ele numa rotatória de Uberaba, quem matou os três. Segundo a delegada Carla Garcia Bueno, da Delegacia de Orientação e Proteção à Família, Ferreira Júnior admitiu ter tido relacionamento com Izabella e disse que era possível ser o pai das crianças.

15 de fevereiro de 2015

Evangelho do dia (Mc 1,40-45)


— O Senhor esteja convosco. 
— Ele está no meio de nós. 
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos. 
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 40um leproso chegou perto de Jesus e, de joelhos, pediu: “Se queres, tens o poder de curar-me”. 41Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero: fica curado!”. 42No mesmo instante a lepra desapareceu e ele ficou curado. 43Então Jesus o mandou logo embora, 44falando com firmeza: “Não contes nada disso a ninguém! Vai, mostra-te ao sacerdote e oferece, pela tua purificação, o que Moisés ordenou, como prova para eles!” 45Ele foi e começou a contar e a divulgar muito o fato. Por isso Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade; ficava fora, em lugares desertos. E de toda parte vinham procurá-lo. 

— Palavra da Salvação. 
— Glória a vós, Senhor.

Polícia apreende mais de R$ 50 mil com suspeito de tráfico em Assu, RN


Uma operação conjunta das Polícias Civil e Militar do Rio Grande do Norte realizada na tarde deste sábado (14) prendeu um homem suspeito de tráfico de drogas e apreendeu R$ 50.126 e 720 gramas de maconha com ele. A ação foi realizada na cidade de Assu. 

De acordo com nota emitida pela Polícia Civil, as investigações começaram depois que uma denúncia anônima informou que um homem estava comercializando drogas na rua Otávio Amorim, no centro de Assu. 

Para o delegado Carlos Brandão, da delegacia municipal de Assu, a população demonstra confiança no trabalho realizado pelas Polícias Civil e Militar. "Com essas denúncias, nós conseguimos prender meliantes. O trabalho realizado hoje foi mais um das forças de segurança em parceria com a sociedade".

Kit impeachment já está disponível para venda por R$ 175 na internet


A discussão a respeito de um impeachment da presidente da Dilma Rousseff (PT) já virou oportunidade de negócio para o grupo Revoltados Online. 

Camisetas e adesivos com estampas de “Impeachment Já” e “Fora Dilma” estão sendo comercializados na loja virtual Prolart. O kit com uma camiseta polo masculina de “Impeachment Já”, um boné e cinco adesivos “Fora Dilma” custa R$ 175. Se quiserem apenas a camiseta polo, tanto a masculina quanto a feminina saem por R$ 99,99. 

Já as camisetas “Fora Dilma – Leve o PT junto com você” e “Fraude – Impeachment já” custam R$ 50 cada uma. Quem também tenta surfar na má fase da presidente Dilma é a marca Sergio K, que vende camisetas onde se lê “A culpa não é minha, eu votei no Aécio” por R$ 99. 

A loja também afirma que os consumidores que gastarem mais de R$ 1.000 ganham uma peça de brinde. 
Fonte: Terra

Futuros PMs fazem campanha e doam sangue para o Hemonorte


Nesses primeiros meses do ano, várias campanhas foram feitas para ajudar o Hemonorte a aumentar o estoque de sangue, que sempre nesse período, que engloba férias escolares e Carnaval, acaba diminuindo bastante. Na sexta-feira (13) foi a vez dos 824 convocados da PM se unirem para realizar uma grande doação. 

Segundo Aldair da Silva, membro da comissão dos “824 convocados”, disse que a intenção é conseguir, pelo menos, 100 doações. “Nós sabemos que nesse período do ano a quantidade de doações cai bastante, por ser um período que o pessoal geralmente viaja. Convocamos todos os integrantes do grupo, mas sabemos que alguns não têm condições de participar. O pessoal do interior também irá doar. A nossa campanha vai até amanhã. Quem não teve como participar hoje, ficou de aparecer amanhã. Queremos atingir as 100 doações, mas espero que possamos passar dessa marca”.

Mesmo sem ainda serem PMs, Aldair conta que o grupo tem procurado, sistematicamente, realizar ações em prol da sociedade. “O nosso lema é “servir e salvar vidas”. Infelizmente, por mais que a nossa vontade seja essa, ainda não podemos ir para as ruas, fazer um trabalho de ostensividade e proteger o cidadão. Mas sempre procuramos fazer algumas campanhas para ajudar a sociedade e mostrar o nosso interesse em proteger a população. Com 100 doações, já conseguiremos salvar uma média de 400 pessoas e isso é muito gratificante para todo mundo”.
Fonte: Jornal de Hoje

Papa Francisco vai canonizar em maio mais quatro religiosas


O papa Francisco anunciou neste sábado (14), no fim da cerimônia de investidura de cardeais, que vai canonizar no dia 17 de maio mais quatro religiosas do século XIX, entre elas duas irmãs palestinas. As duas novas santas palestinas são Mariam Bawardi, nascida em 1846,na aldeia de Ibillin, na Galileia, fundadora do convento de clausura de Belém, e Marie-Alphonsine Ghattas, nascida em 1856 em Jerusalém, que participou da fundação da Congregação das Irmãs do Rosário e trabalhou na ajuda a idosos e crianças. 

Também será canonizada a francesa Jeanne Emilie de Villeneuve (1811-1854), de Toulouse, que se distinguiu pela fundação da Congregação de Notre-Dame de Immaculée, no Sul de França, instituição que tem cerca de 700 religiosas em 16 países, com 50 colégios e cerca de 35 mil jovens matriculados por ano. A quarta religiosa é a italiana Maria Cristina dell'Immacolata, nascida em 1856, fundadora de uma congregação da qual nasceram vários conventos femininos, assim como albergues para jovens e orfãos.

14 de fevereiro de 2015

Mais de 40 mil processos eletrônicos tramitam pelo PJ-e nas varas do trabalho do RN


Implantado em agosto de 2012, na Vara do Trabalho de Goianinha, e neste mesmo ano na Corte trabalhista, o Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT) teve sua implantação concluída na Justiça do Trabalho do Rio Grande do Norte em abril de 2014. 

Apesar do pouco tempo de funcionamento, tramitam hoje nas 23 varas do trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) 41.930 processos e 7.204 advogados estão cadastrados para usar adequadamente o PJ-e. Já na segunda instância, tramitam 4.899 processos com 2.797 advogados cadastrados. 

Na avaliação do diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação, Marcelo Marinho, o PJ-e representa um marco significativo na história do Judiciário Brasileiro, sobretudo na Justiça do Trabalho, diante das mudanças que ele provocou na tramitação processual. 

Marinho explica que “o PJ-e vem sendo aperfeiçoado constantemente para melhorar cada vez mais sua performance, diminuindo as inconsistências. Prova disso é que o sistema foi implantado com a versão 1.0 e hoje já está na versão 1.4.” Ele disse que “muitas das modificações feitas foram sugeridas pelos advogados através da OAB junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e ao Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).” 

O diretor da STI informa que “o PJ-e tem hoje bem menos problemas, chegando num nível satisfatório muito bom, garantindo cada vez mais a segurança de advogados, magistrados e servidores do judiciário”.

Abertas inscrições para o concurso da Prefeitura de Parnamirim com mais de 400 vagas


A Prefeitura de Parnamirim abriu neste sábado (13), as inscrições para o concurso público destinado ao preenchimento de cargos na Secretaria Municipal de Educação e na Secretaria Municipal de Administração. 

O concurso será executado pela Comperve (UFRN) e as inscrições prosseguirão até o dia 9 de março. No total, são oferecidas 424 vagas. Os candidatos deverão se inscrever, exclusivamente, via internet, através do WWW.comperve.ufrn.br, onde estão disponíveis o edital e o formulário de inscrição. O envio será eletrônico com uma foto recente, 3×4, em arquivo digital formato jpeg. O boleto bancário deverá ser impresso para pagamento.

Quem comprovar ter trabalhado para a Justiça Eleitoral estará isento da taxa de inscrição, mas para usufruir deste direito, deverá entregar na sede da Comperve (BR-101, campus universitário, em Lagoa Nova) ou enviar via Sedex, de 19 a 25 de fevereiro, cópias do documento comprobatório de que prestou serviços à Justiça Eleitoral. A Comperve aplicará provas de conhecimentos básicos e específicos, através de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, e de prova de títulos, para os cargos de instrutor de Libras e de professor de caráter classificatório.
Fonte: Jornal de Hoje

Tentou assaltar no Alecrim, foi imobilizado e levou um pau da população


Um homem identificado como Marcelo Ferreira da Silva, de 36 anos, foi preso na noite desta quinta-feira (12), na rua Castro Alves, no bairro do Alecrim, zona Leste e Natal. De acordo com a polícia, o suspeito e um comparsa tentaram assaltar um grupo de pessoas na frente de uma residência, mas foram surpreendidos pela reação das vítimas. Marcelo foi rendido e espancado pela população, já o outro homem que pilotava uma motocicleta conseguiu fugir. 

Policiais militares do 1º Batalhão foram acionados e evitaram o linchamento contra o assaltante. Marcelo foi levado para a Delegacia de Plantão da Zona Sul, no bairro de Candelária, assim como as vítimas para ser prestada a queixa. 

Os policiais militares que fizeram a condução informaram que chegaram ao local no momento que os moradores estavam bastante nervosos dispostos a fazer justiça com as próprias mãos. Um dos soldados, que preferiu não ter o nome revelado, disse que o preso pediu ajuda quando viu a guarnição se aproximando, pois sabia que poderia morrer. Na delegacia o suspeito negou que iria assaltar, mesmo com os depoimentos das vítimas.
Fonte: Portal BO

Pesquisa aponta Natal como quinta cidade mais procurada do país durante o Carnaval


Natal já está em clima de carnaval e aos poucos os turistas começam a chegar à capital potiguar para curtir a folia momesca. A expectativa é que aproximadamente 50 mil turistas desembarquem em Natal. O Trivago, site comparador de preços de hotéis, divulgou nesta quinta-feira, a lista das cidades mais procuradas para o carnaval 2015. O Rio de Janeiro liderou as pesquisas, seguido de Florianópolis e Paraty. Natal aparece como a única cidade do Norte/Nordeste entre os cinco destinos mais procurados. Foz do Iguaçu também se destaca por ser o único destino fora do litoral a figurar no mapa das seis cidades mais procuradas pelos usuários do Trivago. 

O levantamento realizado pela Trivago confirma a tendência dos últimos meses de que Natal aparece como um dos destinos mais procurados do Brasil. Pesquisa feita pelo site Hoteis.com mostra que Natal apresentou o maior crescimento de buscas, com 83%, entre 10 de dezembro de 2014 e 10 de janeiro deste ano, em comparação com mesmo período do ano anterior. A taxa de ocupação hoteleira chega a 100% na maioria dos hotéis da cidade.

Kalina: “Nossas primeiras medidas passam pelo resgate da credibilidade do policial”


A falta de policiamento ostensivo é apontada por especialistas em Segurança Pública como uma das razões da alta taxa de criminalidade no Rio Grande do Norte. Como no texto evangélico que fala sobre o trabalhador da última hora, os policiais norte-rio-grandeses estavam dispostos a trabalhar, faltavam-lhes as condições. “A polícia estava ávida para estar na rua e eu tenho certeza que a sociedade também estava querendo ver a polícia”, afirma a secretária de Segurança, Kalina Leite, em entrevista ao Jornal de Hoje. 

Com as diárias operacionais pagas, o carnaval deste ano promete ser um dos mais seguros de todos os tempos. Cerca de 7 mil policiais estarão disponíveis para atuarem no período, entre servidores do Instituto Técnico e Científico de Polícia, Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte.

Viatura da PM da cidade de Caicó sofreu acidente próximo a Macau


No início da tarde deste sábado (14), uma viatura da Polícia Militar de Caicó (Ronda Escolar) colidiu lateralmente com um veículo Chevrolet Meriva. A informação é do blogue Macau em Fotos e o acidente teria acontecido no trecho da BR-406 próximo ao IFRN daquele município. 

Ocupavam a viatura os policias Vicente Neto, de 33 anos, e Antônio Claudio, de 40 anos. Este segundo foi encaminhado para Natal com suspeita de traumatismo craniano, mas aparentemente não corre risco de morte. O motorista da Meriva pode ter cochilado e causado o acidente.

Produtores do RN querem retomar produção de castanhas em 2015


Plantações a perder de vista por praticamente todo o Rio Grande do Norte, principalmente, nas regiões Oeste, Alto Oeste, Seridó e Zona da Mata. Assim era o cultivo de cajueiro para obtenção da castanha. Mas o forte período de estiagem mudou a paisagem e a cajucultura potiguar não conseguiu segurar o ritmo de produção nos pomares devido à escassez de chuvas. Segundo informou o G1, apesar de figurar entre os principais produtos da pauta de exportação do Rio Grande do Norte, a castanha de caju apresentou um declínio nas exportações da ordem de 15,6% no ano passado devido à seca. 

De acordo com estimativas da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), a produção de castanhas vem sofrendo um declínio gradativo. Somente no ano passado, houve uma redução de quase 50% na produção das amêndoas. “Nos anos de inverno regular, a produção do Rio Grande do Norte ultrapassava as 50 mil toneladas”, ressalta o diretor de pesquisa e desenvolvimento da Emparn, Simplício Holanda. 

Segundo o técnico, no ano passado os números de produção de castanha no estado não ultrapassaram as 25 mil toneladas. “Para 2015, os esforços são para chegarmos ao número de 35 mil toneladas, mas para isso, além da chuva, é preciso recuperar cerca de metade da plantação”, estima. As intervenções têm se concentrado na recuperação de pomares, como no caso de um projeto piloto desenvolvido em Apodi.

13 de fevereiro de 2015

PRF prende mossoroenses que roubaram agência dos Correios de Jardim do Seridó



 A Polícia Rodoviária Federal do Rio Grande do Norte, prendeu por volta das 20 horas desta quinta-feira (12), no km 84 da BR 427, em Caicó, quatro pessoas oriundas de Mossoró, suspeitas de assaltarem a agência dos Correios da cidade de Jardim do Seridó/RN. Eles foram identificados como, Juliana Ferreira de Lima, de 26 anos; José Antônio da Silva, de 21 anos, natural de Mossoró; Michel Frankling Ferreira, de 37 anos, natural de Caicó e residente em Mossoró, já com passagem pela polícia, inclusive, tendo que estar cumprindo pena domiciliar, e um adolescente de 17 anos, também residente em Mossoró. A ação criminosa aconteceu por volta da 16hs30min. 

Os suspeitos encontravam-se em um Celta de cor branca, ano 2001 e placas MVH7070/RN, e seguiam com destino a capital do Oeste Potiguar. Com a quadrilha foram aprendidos um revólver cal. 38 com seis munições, além da quantia roubada: R$ 41.560,00, que foi roubada da agência dos Correios. Conforme informações colhidas, um dos elementos disse ser de menor, porem não foi confirmado, pois todos estão sem documentos. Ocorrência encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de Caicó.
Fonte: Sidney Silva

Aprovada a Lei que fixa regras de atualização das dívidas previdenciárias do RN


Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei que fixa prazos e condições para a quitação de débitos vencidos do Estado para o Regime de Previdência Próprio dos seus Servidores, que funciona sob a administração do Instituto de Previdência dos Servidores do RN (IPERN). A matéria foi aprovada por unanimidade durante sessão ordinária desta quinta-feira (12). 

De acordo com a mensagem encaminhada para apreciação na Casa, os débitos formados pelas contribuições devidas serão quitados mediante Termo de Acordo ou Parcelamento, com a duração de no máximo 60 (sessenta) meses, o mesmo ocorrendo com as dívidas de outra natureza, desde que relativas a período findo até fevereiro de 2013. Já as dívidas não resultantes da falta de recolhimento das contribuições, relativas a períodos findos até dezembro de 2008, poderão ser liquidadas em, no máximo, 240 (duzentos e quarenta) prestações. 

Ainda segundo o documento, a apuração dos montantes devidos, para fins de parcelamento, levará em conta os valores originais, que serão atualizados, monetariamente, com adstrição ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ensejará a incidência de juros, pela taxa de 0,5% (meio por cento) ao mês, e a imposição de multa, de até 2% (dois por cento).

Campanha do Detran alerta para combinação álcool e direção durante Carnaval


O Carnaval de 2015 começa nesta sexta-feira (13) em todo o Brasil com um dado alarmante relacionado a 2014: 155 pessoas morreram em acidentes apenas em rodovias federais em todo o Brasil. Os óbitos registrados foram decorrentes de 3.201 acidentes, com 1.823 pessoas feridas durante a folia de Momo. Por esse motivo, o Governo do Estado, através do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), lançou a campanha "Mais Carnaval, Menos Acidente" com o tema “Não deixe o álcool mudar o ritmo do seu Carnaval”. 

O objetivo é sensibilizar e chamar atenção dos condutores sobre a combinação de bebidas alcoólicas e direção, em especial durante os dias do Carnaval. Vale lembrar que na campanha será aplicada a Lei Seca que prevê a detenção do condutor, apreensão do veículo, suspensão da permissão para dirigir, além de multa.

12 de fevereiro de 2015

Suspeito de assalto é amarrado e agredido pela população em Felipe Camarão


Um homem foi preso por populares, nesta quarta-feira (11), amarrado e agredido. A ocorrência aconteceu no bairro de Felipe Camarão, zona Oeste de Natal, próximo a Escola Djalma Maranhão. 

A informação foi confirmada ao Portal BO pelo tenente Amâncio, oficial do 9º Batalhão da Polícia Militar. O suspeito tentou praticar o assalto, mas o motorista de um caminhão percebeu e arrancou com o veículo para cima dele. 

Com isso, o assaltante ficou acoado, foi rendido e amarrado por populares. Depois disso, a população passou a espancar o suspeito, mas com a chegada da polícia os ânimos foram contidos e o homem foi conduzido para delegacia. 
Fonte: Portal BO

Reunião na Governadoria discute propostas para melhorar o Sistema Prisional do Estado


O Governador Robinson Faria se reuniu, nesta quarta-feira (11), com o Juiz de Execução Penal, Henrique Baltazar, e os Promotores de Justiça Antônio de Siqueira e Luciana Assunção para tratar das principais demandas do Sistema Prisional do Rio Grande do Norte. O encontro teve a participação também dos Secretários Estaduais de Justiça e Cidadania, Zaidem Heronildes, e de Segurança Pública e Defesa Social, Kalina Leite, e do Procurador Geral do Estado, Francisco Wilkie.

Após ouvir o relato, o Governador Robinson Faria autorizou o Secretário de Justiça e Cidadania a fazer as análises necessárias para ampliação dos Complexos de Alcaçus e João Chaves. “Vamos trabalhar para viabilizar a ampliação de vagas com a construção de um novo pavilhão para 80 presos em Alcaçus e de uma unidade prisional dentro do João Chaves para 232”, declarou. Além disso, o Chefe do Executivo afirmou que o processo para construção da Cadeia Pública de Ceará-Mirim, com 603 vagas, será agilizado. Até o momento foram abertas duas licitações, mas nenhuma empresa demonstrou interesse. 

A construção de pequenas unidades prisionais, com capacidade para 80 presos, em parceria com o Departamento Penitenciário Nacional, também será analisada como possível solução para superlotação. “Vamos buscar parcerias com as Prefeituras e também com o Governo Federal para viabilizar os projetos”, disse o titular da SEJUC. 

Robinson Faria solicitou estudo sobre o uso de tornozeleiras eletrônicas, apontadas como alternativa para diminuir o número de presos dos regimes semiaberto e provisório. Atualmente o Rio Grande do Norte tem uma população carcerária de 7.500 presos, sendo 4.000 excedentes. Nos regime semiaberto e provisório são cerca de 1.000. Durante o encontro ficou acertado ainda que o Governo do Estado vai publicar um Decreto de Criação do Conselho Diretivo e Consultivo do Fundo Penitenciário Estadual.

Hermano Morais critica privatização da Caixa Econômica


O deputado Hermano Morais (PMDB) criticou a ideia, que vem sendo difundida na imprensa, da possível abertura de capital da Caixa Econômica Federal (CEF), cogitada pela presidente Dilma Roussef, em dezembro. Em pronunciamento na sessão plenária desta quarta-feira (11), o deputado criticou a ameaça de privatização e defendeu que a Caixa deveria ser mantida como um banco 100% público, que deve ser cada vez mais fortalecido. 

“Tenho a honra de ser funcionário da Caixa Econômica e, como tal, sou completamente contra a sua privatização. Caso a nova presidente do banco venha a abrir o seu capital, estará cometendo um enorme dano ao povo brasileiro”, afirmou. 

De acordo com Hermano, a abertura de espaço para a iniciativa privada coloca em risco os avanços sociais da última década. Para ele, o banco é parceiro do Estado brasileiro na execução de importantes políticas públicas, enquanto que o setor privado não privilegia o papel social. O deputado encerrou o seu pronunciamento ressaltando: “A Caixa é um patrimônio do povo brasileiro e deve ser mantida como tal. Espera-se que o governo repense essa ideia”.

47 milhões será investido no abastecimento de água e mil poços em produção


Em reunião com a nova diretoria da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte- FEMURN, nesta quarta-feira, 11, o governador Robinson Faria recebeu uma pauta de reivindicações que solicita ações de apoio aos municípios para enfrentar a falta de água, a melhoria do atendimento de saúde nos Hospitais Regionais e na segurança. 

O governador garantiu aos dirigentes da Femurn – que tem como presidente o prefeito de Mossoró, Francisco Silveira Júnior – a reativação dos carros pipa que representa um investimento, por parte do Governo estadual, de R$ 47 milhões/mês. “Com a economia que a atual gestão está fazendo em vários setores, vamos poder arcar com as despesas com os carros pipa e estamos mantendo contato com o Governo federal para manter o abastecimento”. O governador assegurou aos prefeitos que a administração vai equipar e colocar em produção os mil poços que já estão perfurados em várias regiões do Estado. “Este é um compromisso do nosso governo, vamos equipar e entregar os poços aos municípios”, assegurou. 

O chefe do Executivo estadual também informou aos prefeitos que nos primeiros quarenta dias de gestão foram perfurados 14 poços no município de Florânia. O Estado também está reiniciando as obras da Barragem de Oiticica, em Jucurutu, e da adutora que parte de Pau dos Ferros e vai reforçar o abastecimento em 16 municípios.

Operação Carnaval iniciará a zero hora da sexta e segue até a quarta


A Polícia Rodoviária Federal inicia nesta sexta-feira, 13, a Operação Carnaval 2015, que está inserida na segunda etapa de um esforço de fiscalização mais abrangente, a Operação Integrada Rodovida. Durante o período das festas de Momo, a PRF modifica o planejamento das ações que vêm sendo realizadas desde o dia 12 de dezembro e adapta a fiscalização para as características do trânsito no período carnavalesco até a quarta-feira de cinzas (18). 

Historicamente, o Carnaval é o período mais crítico do calendário de operações da PRF, ao lado do Natal e Réveillon. Porém, é mais violento em decorrência do uso abusivo de álcool. Por isso, um dos principais focos da PRF será a fiscalização com etilômetros. Informações fornecidas pelo setor de estatísticas como dias, horários e locais em que há mais ocorrências de acidentes subsidiam o planejamento para o posicionamento estratégico das viaturas e a definição de comandos específicos. 

É importante lembrar que, após as mudanças na Lei Seca, não existe mais tolerância para a quantidade de álcool no organismo de quem dirige. Qualquer teor etílico verificado é suficiente para o motorista pagar uma multa de R$ 1.915, ter a carteira suspensa e ser impedido de seguir viagem.
Fonte: Jornal de Hoje

11 de fevereiro de 2015

‘Pau de selfie’ é proibido na Arena das Duna


O torcedor que for à Arena das Dunas a partir desta quarta-feira não poderá adentrar ao estádio portando o selfie stick, mais conhecido como “pau de selfie”. Em nota oficial, a administração da Arena afirma que a medida visa garantir maior segurança aos usuários do palco esportivo.

A proibição do acessório não é exclusividade da Arena das Dunas. Nos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pará, Ceará, Bahia e Paraná o uso do pau de selfie em estádios de futebol já havia sido vetado por questões de segurança.

Explosão em navio-plataforma da Petrobras mata três pessoas


Uma explosão no navio-plataforma FPSO Cidade de São Mateus, da Petrobras, deixou três mortos, quatro feridos e seis desaparecidos, na tarde de hoje (11), no litoral de Aracruz, norte do Espírito Santo, informou o Sindicato dos Petroleiros, mas o número de vítimas ainda não foi confirmado pela Petrobras, que também não divulgou nota sobre o acidente. 

As primeiras informações foram publicadas pelo Sindicato dos Petroleiros do Espírito Santo (Sindipreto-ES) nas redes sociais. Segundo as informações, 32 trabalhadores conseguiram desembarcar sem ferimentos. De acordo com o sindicato, o acidente foi causado por um vazamento de gás na casa de bombas. 

A Secretaria de Saúde do Estado do Espírito Santo ainda não confirmou o número de feridos, nem para onde foram levados, mas o sindicato informou que eles seguiram para os hospitais Vitória Apart e Jayme Santos Neves, ambos na Serra.

Gabinete de Gestão Integrada será implantado em Pau dos Ferros


A secretária de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Kalina Leite, confirmou que o 7º Batalhão de Polícia Militar, em Pau dos Ferros, ganhará um Gabinete de Gestão Integrada (GGI). O anúncio foi feito durante a visita a unidade na tarde desta terça-feira (10). O Governador Robinson Faria liderou a visita ao Batalhão que congrega 441 policiais que atuam em 33 municípios da região Oeste do Rio Grande do Norte. 

Gabinete de Gestão Integrada, da Secretaria Estadual de Segurança Pública e da Defesa Social (GGI/SESED), reúne órgãos ligados ao setor para discutir e firmar o conceito de Crimes Violentos Letais Intencionais – CVLI’s e definir principais medidas para fortalecer a segurança pública do Estado.

Governo anuncia medidas para combater sonegação e informalidade


O Ministério do Trabalho anunciou nesta quarta (11) pacote de medidas de fiscalização visando a arrecadar R$ 5,1 bilhões até o final do ano. Do total, R$ 2,5 bilhões virão da execução do Plano Nacional de Combate à Informalidade. O restante, R$ 2,6 bilhões, será proveniente das medidas combate à sonegação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). 

Para fechar o cerco em relação à sonegação, o pacote inclui o envio ao Congresso Nacional de projeto de lei para aumentar o valor da multa para o empregador que mantém o empregado sem carteira assinada. Atualmente, o valor da multa é R$ 402 por trabalhador identificado em situação irregular. A pasta prometeu também capacitar 1,5 mil auditores fiscais para tornar mais eficiente o trabalho de fiscalização. 

A meta do governo com as ações relacionadas à formalização de trabalhadores é incluir 400 mil empregados no mercado formal. Em relação à sonegação do FGTS, a meta é superar as 32 mil empresas que foram autuadas em 2014 por deixarem de pagar contribuição.

Caern garante que Carnaval em Acari não influenciará no volume do Gargalheiras


O chefe do escritório da Caern em Acari, Adelson Sebastião, garantiu esta semana a realização do carnaval naquela cidade não afetará o volume de água do Açude Gargalheiras, que atualmente conta com apenas 2,5% de sua capacidade total. Segundo Adelson, o consumo de água pode aumentar um pouco, mas nada importante a ponto de comprometer o já baixo nível do reservatório. 

Entretanto, Adelson alerta aos foliões e toda a população em geral para a manutenção da economia no período do carnaval. “Pedimos a todos que economizem o máximo, pois a Caern não irá alterar o cronograma do rodízio. A oferta d’água disponível será a mesma que já trabalhamos. Com carnaval ou sem carnaval a oferta d’água será a mesma”, explicou.

Casal é feito refém e agredido por criminosos em chácara no Seridó


Um casal passou por momentos de terror nas mãos de assaltantes no distrito de Toró de Baixo, localizado a dois quilômetros do município de Currais Novos, no Seridó. O fato aconteceu por volta das 20h, quando três homens invadiram a chácara de um morador para realizar um assalto. 

No local estavam o proprietário e sua esposa. Eles foram rendidos pelo trio armado, que chegou a agredir o casal com socos e coronhadas. Segundo as vítimas, eles levaram objetos da residência e uma quantia em dinheiro, que não foi informada. 

A Polícia Militar já identificou um dos autores do crime, que é um menor de idade acusado de vários delitos na região. As vítimas foram atendidas no Hospital Regional de Currais Novos e não correm risco de morte.

A Polícia Militar segue em diligências para prender os suspeitos do crime, mas até o fechamento desta matéria ninguém foi preso. 
Jornal de Hoje

6 de fevereiro de 2015

RN registra 137 homicídios em janeiro e iguala número de 2014, diz governo


O número de homicídios manteve a mesma média do ano passado em janeiro no Rio Grande do Norte. O resultado está no relatório divulgado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesed) nesta quinta-feira (5) e mostra que 137 pessoas foram mortas no primeiro mês de 2015. A região Leste do estado, onde está a Grande Natal, responde por 64% das mortes violentas, seguida pela região Oeste, com 21%. 

Em Natal, a Zona Norte e a Zona Oeste concetram 75% dos crimes. Foram mortas 48 pessoas, das quais 36 foram assassinadas nas duas regiões. Os demais homicídios se dividiram na Zona Leste (9) e Zona Sul (3).

Enquanto os homicídios mantiveram a média, o número de roubos e furtos caiu, segundo o relatório da Sesed. O documento aponta que o número de roubos no mês de janeiro de 2015 apresentou uma queda de 21,31%. As quatro regiões administrativas de Natal apresentaram redução nos índices.

Também houve redução no número de furtos no mês de janeiro em relação ao mesmo período do ano passado de 9,95%, com destaque para as zonas Lestes e Oeste de Natal que apresentaram significativa queda. O levantamento da Sesed aponta ainda que houve sete arrombamentos de caixa eletrônicos no Rio Grande do Norte, sendo cinco por explosivos e dois por maçaricos.
Do G1

Operação prende 46 pessoas por homicídios, roubos e tráfico no RN


Uma operação da Polícia Civil prendeu 46 pessoas nesta quinta-feira (5) suspeitas de homicídios, roubos e tráfico de drogas. As prisões foram frutos de cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão. A ação contou com o apoio da Polícia Militar. As informações são da Delegacia Geral de Polícia Civil (Degepol). 

Durante a operação também foram apreendidos três adolescentes, além de armas, drogas, veículos roubados e cigarros contrabandeados. A operação coordenada pelo delegado titular da Delegacia de Capturas e Polinter (Decap), Ben-Hur Medeiros, foi realizada na Grande Natal e em cidades do interior. 

“Decidimos batizar a Operação de Folia pela proximidade com o carnaval, mas o grande foco da nossa Instituição é contribuir para a redução da criminalidade", afirma o delegado geral de Polícia Civil, Stênio Pimentel. 

A operação fez prisões em Natal, Arêz, Assu, Baraúna, Campo Grande, Currais Novos, Goianinha, Lajes, Lucena, Macaíba, Macau, Mossoró, Nova Cruz, Patu, Parnamirim, Santa Cruz e Santo Antonio. A Polícia Civil conseguiu aprender armas de cano curto e longo, munições, drogas, material para venda de entorpecentes, veículos roubados e dinheiro. Em Patu foram apreendidas 640 carteiras de cigarros contrabandeados.
Fonte: G1

PF apreende dinheiro, perfumes e relógios na nova fase da Lava Jato



Ao cumprir nesta quinta-feira (5) mandados judiciais da nona fase da Operação Lava Jato, a Polícia Federal (PF) apreendeu diversos relógios, perfumes e dinheiro vivo – incluindo reais, euros e dólares – na sede da empresa Arxo, em Itajaí (SC), uma fornecedora da BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras. A previsão é que o balanço para contabilizar o valor apreendido seja concluído na sexta-feira. 

Os objetos de valor foram encontrados pelos policiais policiais no fundo falso de um armário (veja vídeo ao lado). A Arxo fabrica tanques para postos de combustíveis, caminhões tanques, vaso de pressão, entre outros equipamentos, para a indústria de óleo e gás. A empresa, suspeita de estar envolvida em esquema de pagamento de propina, teve um sócio e um diretor presos. 

Em nota divulgada à imprensa, a Arxo afirma que o dinheiro encontrado no cofre da empresa seria utilizado em "pagamentos da empresa”. O procurador jurídico da companhia, Charles Zimmermann, disse no comunicado que todos os valores foram “contabilizados”.

“Havendo indícios de fraude, o que não é o caso da Arxo, que está tudo contabilizado, é apurado o tipo de crime praticado”, destacou Zimmermann na nota. 

O procurador jurídico ressaltou que a empresa tem intenção de contribuir com as autoridades e prestar “qualquer esclarecimento necessário”. No total, foram expedidos 40 mandados de busca e apreensão, três de prisão temporária, um de prisão preventiva e 18 de condução coercitiva (quando a pessoa é levada para prestar depoimento e depois é liberada) em quatro estados (Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Bahia). Até o fim da tarde desta quinta, somente dois dos quatro mandados de prisão haviam sido cumpridos. 
Fonte: G1

Profeta do tempo acredita em inverno bem acima da média no Seridó

Considerado um dos profetas do tempo mais respeitados da região do Seridó, o agricultor Raimundo Alves, morador do Sítio Parelha (em Acari) demonstra otimismo com relação às chuvas deste ano. Raimundo conversou com o Blog do Marcos Dantas na manhã desta quinta-feira (05), ao participar do encontro com o meteorologista da EMPARN, Gilmar Bristot em Caicó. 

Raimundo confessa usar várias experiências para suas previsões, como a carga do cumaru, da aroeira, do feijão brabo. Mas uma delas, ele faz questão de destacar. “Os ratos nunca mais tinham feito ninho em cardeiro, e fizeram esse ano. É um excelente sinal. A minha expectativa para o inverno deste ano, se os ventos continuarem como essa mudança do dia 02 pra cá, vamos um inverno normal, e ainda pode ter uma surpresa, de acima do normal”, explicou.

O profeta diz orgulho que de dez previsões ele costuma errar no máximo duas. Até prêmio pelas suas profecias, Raimundo Alves já ganhou. “Em 2011 eu previ que chovia na região do Acari acima do normal e choveu 782 mm; em 2012 eu disse que ia ser seco e choveu apenas 256 mm; em 2013 disse que o ano ia se repetir 2012 e choveu 191 mm; em 2014 previ que teríamos um acumulado de chuvas de 600 mm e tivemos 645. E em 2015 estou animado, vai ser normal de uns 600 mm, e poderemos ter surpresa, um inverno acima da média com um acumulado de 700 mm”, disse Raimundo Alves.
Por Marcos Dantas

Educação é tema do primeiro pronunciamento de Rafael Motta na Câmara dos Deputados


A educação foi o tema do primeiro pronunciamento feito pelo deputado federal Rafael Motta (PROS) na tribuna da Câmara dos Deputados, realizado na tarde desta quinta-feira (5). No discurso, o parlamentar reafirmou que vai trabalhar para melhorar o ensino no País e lutar por mais políticas públicas para a juventude do Rio Grande do Norte. Além disso, diante da crise energética que o Brasil enfrenta, Rafael também defendeu mais recursos para os parques eólicos do RN. 

“Atualmente, o déficit no RN é de 187 ônibus escolares, realidade que queremos mudar. Por isso, assumo neste plenário o meu compromisso com os estudantes potiguares. Como deputado federal, vou lutar para amenizar este problema. Esses alunos têm o direito de chegar a sua escola com dignidade e esse trajeto deve ser feito com segurança. Quero dizer que a educação, principalmente a do Rio Grande do Norte, terá sim mais um defensor nesta Casa”, afirmou Motta em seu pronunciamento. 

Ainda na tribuna da Câmara, Rafael Motta, defendeu a continuidade do pagamento de bolsas para estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do norte (UFRN) e da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa). “Esses estudantes realizam pesquisa na área de petróleo, gás e biocombustível, que constituem a terceira maior economia do estado. o último repasse para essas pesquisas foi realizado no ano de 2013 no valor de R$ 3,5 milhões. um valor pequeno, mas cujos efeitos futuros são incalculáveis”, disse o deputado.

Presidente da Transpetro Sérgio Machado entrega o cargo


O presidente da Transpetro, Sérgio Machado, entregou o cargo nesta quinta-feira (5). Ele comandava a subsidiária da Petrobras há 12 anos. E estava de licença desde novembro, quando foi acusado pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa de pagar propina. Sérgio Machado disse que decidiu sair depois que a presidente da Petrobras, Graça Foster, e cinco diretores entregaram os cargos.

Robinson se reúne com companhias aéreas e comemora aumento de turistas em janeiro


O Rio Grande do Norte teve um aumento recorde de turistas que desembarcaram em janeiro no Aeroporto Internacional Governador Aluísio Alves, em São Gonçalo do Amarante. Aportaram em terras potiguares 307 mil novos turistas, um aumento de 20,8% se comparado aos números do mesmo período em 2014. A notícia foi dada ao Governador Robinson Faria pelo próprio presidente da Inframérica Aeroportos (do consórcio responsável pelo Aeroporto Internacional de São Gonçalo), Alysson Paolinelli, que o recebeu na manhã desta quinta-feira, 5, em São Paulo.

“Esse aumento mostra a credibilidade do que está sendo construído no Rio Grande do Norte pelo Governador Robinson Faria. Considero um reflexo do novo Governo”, disse Paolinelli. “Estamos muito otimistas. Recebi a garantia do incremento do turismo por parte dos empresários com quem estamos falando, porque há um retorno à credibilidade no Governo do Estado e de que vamos fazer a nossa parte. E, em se tratando do desenvolvimento do Estado, temos interesses em comum. A melhoria no turismo é boa para o trade e é bom para a economia como um todo“, refletiu o chefe do Executivo.

Em Brasília, Secretária de Políticas para as Mulheres apresenta ações em audiências


A secretária de Estado de Política para as Mulheres, Maria Teresa Freire Costa, levou à ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, medidas para estruturação da secretaria, criada pela atual gestão do Governo do Estado. Dentre as prioridades expostas na audiência estão a parceria com o MDS para desenvolver programas habitacionais de inclusão produtiva urbana e rural, como o Pronatec, Mulheres Mil e Micro Crédito, permitindo maior capacitação para inserção das mulheres no mercado de trabalho. 

Outro pronto apresentado na audiência foi a proposição de uma rede articulada com o Senac, UFRN, Sebrae e com a iniciativa privada, para fortalecer uma capacitação e consequente inserção das mulheres no mercado de trabalho, passando pelo fortalecimento e melhor acolhimento para as crianças nas creches. 

Já para a ministra da Secretaria de Política para as Mulheres, Eleonora Menicucci, foi solicitado apoio para implantação da intersetorialidade em escala federal para buscar parcerias. “A secretária declarou que nós temos portas abertas por acreditar no nosso trabalho e no do Governador Robinson Faria pela iniciativa de criar uma secretaria que olhará para as mulheres por meio de políticas públicas”, declarou.

Na audiência, foram destacadas quatro prioridades: o funcionamento de duas unidades móveis, que darão assistência às mulheres em situação de violência em especial nas zonas rurais. Os ônibus garantem agilização de documentação e integração com órgãos da segurança pública e da justiça; a busca de um terreno de 8 mil m² para a instalação da Casa da Mulher Brasileira em Natal, um espaço integrado e humanizado para atendimento às mulheres em situação de violência; reestruturar o Conselho Estadual das Mulheres e convocar a 4ª Conferência Estadual de Política para as Mulheres .