20 de outubro de 2023

Doadores de sangue do RN são homenageados na Assembleia Legislativa

 


A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou nesta sexta-feira (20) uma Sessão Solene em homenagem aos doadores de sangue, marcando a passagem do Dia Mundial do Doador de Sangue. A iniciativa partiu do deputado estadual George Soares (PV), propositor da solenidade, e teve como objetivo reconhecer a importância da prática para contribuir com o tratamento dos pacientes nos hospitais pelo Estado. 

"Estamos aqui para reconhecer importância dos doadores de sangue. Cada um de vocês é um herói anônimo, que ajuda os hospitais a cuidarem dos que enfrentam dificuldades. Vocês dão oportunidade nova a pacientes que nunca lhes conheceram", disse George Soares.

O parlamentar também elogiou o trabalho realizado pela Associação dos Doadores de Sangue (Adosan). "Um exemplo de força e solidariedade, com mais de 32 mil associados, e que demonstra como um grupo de pessoas comprometidas pode causar impacto profundo na sociedade", relatou. "Cada doador de sangue contribui para a rede de solidariedade que toca inúmeras vidas, a Adosan tem tido papel fundamental com sua constante prontidão para mobilizar doadores quando há necessidade. É admirável esse trabalho para todo o estado", completou o deputado. 

Entre os homenageados esteve Paulo Neres, presidente da Adosan, que é considerado o maior doador de sangue do mundo. Até hoje, já foram 371 doações realizadas por ele. "Seu comprometimento é inspirador e sua dedicação é notável", disse George Sorares. "Juntos, todos vocês são a esperança para os que enfrentam momentos difíceis. Suas doações são generosidade simples, mas extremamente importante para quem está no leito de um hospital", finalizou em seguida. 

Transposição do Rio São Francisco é debatida em audiência pública da ALRN


 Com o objetivo de discutir a transposição das águas do Rio São Francisco, seus impactos e os benefícios que este projeto trará para o Rio Grande do Norte, a Assembleia Legislativa promoveu uma audiência pública, nesta quinta-feira (19) no município de Apodi, localizado no Alto Oeste Potiguar.

Proposto pelo deputado estadual Neilton Diógenes (PL), o debate, realizado no auditório do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN),  girou em torno do tema: "A integração do perímetro irrigado à microrregião da chapada do Apodi".

"Como morador de Apodi, representante do povo da cidade e da região, sinto-me feliz e honrado em propor esse debate tão importante e tão necessário para o desenvolvimento econômico do nosso Estado. A transposição das águas do Rio São Francisco representa vida para o nosso povo, porém necessita que avancemos no debate maduro e técnico, visto a sua grandiosidade e importância", disse Neilton Diógenes ao discursar na abertura dos trabalhos.

Presente na reunião o prefeito de Apodi, Alan Silveira, agradeceu a proposição da audiência pública, que acontece como parte da programação do 5° Fórum das Águas. " Esse é um momento importante para nossa cidade e região, quando reunimos especialistas no tema em busca de solução para algumas problemáticas que envolvem as obras de transposição das águas do São Francisco no Rio Grande do Norte", ressaltou.

Na estreia de Tite, Flamengo vence Cruzeiro, que se aproxima do Z-4


Na estreia de Tite no comando rubro-negro, o Flamengo venceu o Cruzeiro por 2 a 0, nesta quinta-feira, no Mineirão. Com gols de Ayrton Lucas e Pedro, de pênalti, em um intervalo de dois minutos no fim do primeiro tempo, a equipe carioca garantiu os três pontos fora de casa e pulou para a terceira posição. Sem vencer no estádio em 2023, equipe mineira foi vaiada, e a torcida cruzeirense protestou contra Ronaldo.

 

Com a vitória fora de casa, o Flamengo entrou no G-4 e pulou para a terceira posição, ao alcançar os 47 pontos. O Rubro-Negro está a 11 pontos do Botafogo, líder da competição.

O Cruzeiro chega ao quarto jogo sem vitória na competição e fica a um ponto do Z-4, aumento o risco de rebaixamento.

Fonte: Globo esporte


Diretor-geral do Idema pede exoneração do cargo

 


O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) informou, na quinta-feira (19), o pedido de exoneração de Leonlene de Sousa Aguiar, diretor-geral do órgão ambiental. Ele estava a quatro anos e dez meses no cargo, e citou “incompatibilidade entre nova atividade” em que vai assumir.

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, acatou o pedido. A exoneração foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (20), mas sem nome em substituição.

Leon Aguiar foi aprovado em um concurso público da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF).

Fonte: Tribuna do Norte

28ª Semana do Tempo Comum | Sexta-feira

 Primeira Leitura (Rm 4,1-8)

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.

Irmãos, 1que vantagem diremos ter obtido Abraão, nosso pai segundo a carne? 2Pois se Abraão se tornou justo em virtude das obras, está aí seu motivo de glória... mas não perante Deus! 3Com efeito, o que diz a Escritura? “Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça”. 4Ora, para quem faz um trabalho, o salário não é creditado como um presente gratuito, mas como uma dívida. 5Porém, para a pessoa que, em vez de fazer um trabalho, crê naquele que torna justo o ímpio, a sua fé lhe é creditada como atestado de justiça. 6É assim que Davi declara feliz o homem a quem Deus credita a justiça independentemente das obras: 7“Felizes aqueles cujas transgressões foram remidas e cujos pecados foram perdoados; 8feliz o homem do qual Deus não leva em conta o pecado”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

18 de outubro de 2023

Briga entre Flamengo e Conmebol por Maracanã incomoda Fluminense e tem costura da CBF


 O impasse entre Flamengo e Conmebol sobre a partida contra o Bragantino, às vésperas da decisão entre Boca Juniors e Fluminense, respinga para todos os lados. Existe irritação que vai de Luque, sede da Conmebol, até as Laranjeiras, sede do Fluminense. A postura do Flamengo, que diz não abrir mão de jogar pelo Brasileiro no dia 28 ou 29 no Maracanã, provoca crise inesperada antes da decisão.

Nesta semana, para costurar possível acordo, a CBF elencou para a Conmebol as razões da mudança de planos do Flamengo. Mais do que isso: o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, viajou a Luque, no Paraguai, para reuniões na sede da Conmebol.

Isto porque havia acordo anterior para o Rubro-Negro atuar durante esta data Fifa contra o Bragantino, o que não interferia no planejamento da final da Libertadores. Porém, a CBF alertou para o critério de três jogos consecutivos fora de casa dos paulistas e concordou com o posterior pleito do Flamengo - ou seja, queria mandar o jogo no Maracanã diante da mudança de cenário.

Por outro lado, diferentemente do que aconteceu em 2020, na decisão entre Palmeiras e Santos em janeiro de 2021, desta vez a Conmebol solicitou o Maracanã ao Governo do Estado do Rio de Janeiro - houve a concordância do dono do equipamento público, que está sob concessão provisória a Flamengo e Fluminense desde 2019, mas com bem menos condições e concessões.

Fonte: Globo Esporte

Vendas no comércio recuam 0,2% em agosto, diz IBGE

© Valter Campanato/Agência Brasil/Arquivo

Por Agência Brasil
 — As vendas no comércio brasileiro recuaram 0,2% em agosto na comparação com julho. O dado faz parte da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira (18) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Por ser bem próximo de zero, o resultado é considerado estável.

Dos oito meses apurados este ano, foram quatro de estabilidade e três de volatidade baixa, explica Cristiano Santos, o gerente da pesquisa. “A leitura para agosto é estabilidade, após um alta de baixa amplitude (0,7%) em julho”, aponta.

Em relação a agosto de 2022, o volume de vendas cresce 2,3%. No acumulado de 12 meses, a alta é de 1,7%.

Metade dos oito setores pesquisados teve números negativos: outros artigos de uso pessoal e doméstico (-4,8%), livros, jornais, revistas e papelaria (-3,2%), móveis e eletrodomésticos (-2,2%) e tecidos, vestuário e calçados (-0,4%).

“Ao longo do ano, até agosto, grandes cadeias de lojas vivem crises contábeis e estão passando por redução no número de lojas”, cita Cristiano Santos para contextualizar a queda nas vendas.

Na outra ponta, ficaram no azul os setores hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,9%), combustíveis e lubrificantes (0,9%), equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (0,2%), e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,1%).

Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo apresentaram a terceira alta seguida. “Isso tem a ver com a desaceleração da inflação na parte alimentícia. O efeito da inflação acaba tendo impacto na atividade, com maior renda para o consumidor adquirir produtos”, avalia o pesquisador do IBGE.

No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo, as vendas recuaram 1,3% na comparação com julho, mas apresentam crescimento de 2,7% no acumulado de 12 meses.


São Lucas, Evangelista - Festa | Quarta-feira

 Primeira Leitura (2Tm 4,10-17b)

Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo.

Caríssimo, 10Demas me abandonou por amor deste mundo, e foi para Tessalônica. Crescente foi para a Galácia, Tito para a Dalmácia. 11Só Lucas está comigo. Toma contigo Marcos e traze-o, porque me é útil para o ministério. 12Mandei Tíquico a Éfeso. 13Quando vieres, traze contigo a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos. 14Alexandre, o ferreiro, tem-me causado muito dano; o Senhor lhe pagará segundo as suas obras! 15Evita-o também tu, pois ele fez forte oposição às nossas palavras. 16Na minha primeira defesa, ninguém me assistiu; todos me abandonaram. Oxalá que não lhes seja levado em conta. 17Mas o Senhor esteve a meu lado e me deu forças, ele fez com que a mensagem fosse anunciada por mim integralmente, e ouvida por todas as nações.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

16 de outubro de 2023

28ª Semana do Tempo Comum | Segunda-feira

 Primeira Leitura (Rm 1,1-7)

Início da Carta de São Paulo aos Romanos.

1Paulo, servo de Jesus Cristo, apóstolo por vocação, escolhido para o Evangelho de Deus, 2que pelos profetas havia prometido, nas Escrituras, 3e que diz respeito a seu Filho, descendente de Davi segundo a carne, 4autenticado como Filho de Deus com poder, pelo Espírito de Santidade que o ressuscitou dos mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor.

5É por Ele que recebemos a graça da vocação para o apostolado, a fim de podermos trazer à obediência da fé todos os povos pagãos, para a glória de seu nome.

6Entre esses povos estais também vós, chamados a ser discípulos de Jesus Cristo. 7A vós todos que morais em Roma, amados de Deus e santos por vocação, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e de nosso Senhor, Jesus Cristo.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

15 de outubro de 2023

Número de mortos em guerra entre Israel e Hamas sobe para 3.682


O número de mortos na guerra entre Israel e o grupo paramilitar Hamas, iniciada em 7 de outubro, chegou a 3.682 pessoas neste domingo (15), sendo 2.329 palestinos, segundo a Al Jazeera. Já Israel registrou 1.300 mortos no conflito, de acordo com a Defesa de Israel.

Os feridos somam pelo menos 13.114 pessoas desde o início da guerra, sendo 3.400 israelenses e cerca de 9.714 em Gaza.

O grupo extremista Hamas lançou um ataque sem precedentes contra Israel em 7 de outubro. As forças israelenses responderam com bombardeios em alvos na Faixa de Gaza. O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, declarou guerra contra o Hamas no dia seguinte (8).

Fonte: Poder 360 

Rossi "marca território" no Flamengo e se candidata a goleiro da Era Tite


Um dos três reforços que contratados na última janela, Rossi precisou exercitar a paciência em seu início no Flamengo. Anunciado oficialmente no dia 1º de julho, o goleiro argentino esperou 81 dias para enfim ter a primeira oportunidade na meta rubro-negra. Entrou no time na famosa "fogueira" diante da má fase da equipe, mas se firmou na sequência de jogos antes da Data Fifa e se candidata a titular da Era Tite.

O novo técnico rubro-negro ainda não esboçou um time nesta primeira semana de treinamentos, mas Rossi larga na frente por já ter "marcado território", digamos assim. Aos 28 anos, o ex-goleiro do Boca Juniors, da Argentina, vinha sendo elogiado pela tranquilidade que tem passado aos jogadores de defesa ao ser muito participativo durante as partidas.

Rossi gosta de orientar constantemente o posicionamento da defesa e as melhores opções de passes para os companheiros que recebem a bola. Além disso, sua capacidade de jogo com os pés é elogiada desde a comissão técnica de Jorge Sampaoli. Internamente, a preparação de goleiros considera que o argentino já está com ritmo ideal e 100% fisicamente. 

Fonte: Globo Esporte

Flamengo derrota o Pato e vence o primeiro jogo no NBB

 


O Flamengo venceu o Pato, neste domingo, por 84 a 71, no Maracanãzinho, em seu segundo jogo pelo NBB. Se sofreu nos dois primeiros quartos e foi para o intervalo em desvantagem de um ponto (39 a 38), a equipe carioca deslanchou na volta do vestiário e encaminhou a vitória, até certo ponto, tranquila. 

O cestinha foi o americano Barnes, da equipe paranaense, com 24 pontos. No lado rubro-negro, o húngaro Filipovity, com 15. Na estreia, na sexta-feira, também no Maracanãzinho, o Flamengo tinha perdido para o Minas por 87 a 70.

28º Domingo do Tempo Comum

 Primeira Leitura (Is 25,6-10a)

Leitura do Livro do profeta Isaías:

6O Senhor dos exércitos dará neste monte, para todos os povos, um banquete de ricas iguarias, regado com vinho puro, servido de pratos deliciosos e dos mais finos vinhos. 7Ele removerá, neste monte, a ponta da cadeia que ligava todos os povos, a teia em que tinha envolvido todas as nações.

8O Senhor Deus eliminará para sempre a morte e enxugará as lágrimas de todas as faces e acabará com a desonra do seu povo em toda a terra; o Senhor o disse.

9Naquele dia, se dirá: “Este é o nosso Deus, esperamos nele, até que nos salvou; este é o Senhor, nele temos confiado; vamos alegrar-nos e exultar por nos ter salvo”. 10aE a mão do Senhor repousará sobre este monte.

- Palavra do Senhor.

9 de outubro de 2023

27ª Semana do Tempo Comum | Segunda-feira

 Primeira Leitura (Jn 1,1–2,1.11)

Início da Profecia de Jonas.

1,1A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas, filho de Amati, que dizia: 2“Levanta-te e põe-te a caminho da grande cidade de Nínive e anuncia-lhe que sua perversidade subiu até a minha presença”.

3Jonas pôs-se a caminho, a fim de fugir para Társis, longe da presença do Senhor; desceu a Jope e encontrou um navio com destino a Társis, adquiriu passagem e embarcou com os outros passageiros para essa cidade, para longe da presença do Senhor.

4Mas o Senhor mandou um vento violento sobre o mar, levantando uma grande tempestade, que ameaçava destruir o navio. 5Tomados de pavor, os marinheiros começaram a gritar, cada qual a seu deus, e a lançar ao mar a carga do navio para o aliviar.

Jonas havia descido ao porão do navio, deitara-se e dormia a sono solto. 6O chefe do navio foi vê-lo e disse: “Como! Tu dormes? Levanta-te e reza ao teu deus; talvez ele se lembre de nós, e não morramos”.

7Disseram entre si os marinheiros: “Vamos tirar a sorte, para saber por que nos acontece esta desgraça”. Lançaram a sorte, e esta caiu sobre Jonas. 8Disseram-lhe: “Explica-nos, por culpa de quem nos acontece esta desgraça? Qual é a tua ocupação e donde vens? Qual é a tua terra, de que povo és?” 9Ele respondeu: “Eu sou hebreu e temo o Senhor, Deus do céu, que fez o mar e a terra firme”. 10Aqueles homens ficaram possuídos de grande medo, e disseram: “Como é que fizeste tal coisa?”

Pelas palavras dele, acabavam de saber que estava fugindo da presença do Senhor. 11Disseram então: “Que faremos contigo, para acalmar o mar?” Pois o mar enfurecia-se cada vez mais.

12Respondeu Jonas: “Tomai-me e lançai-me ao mar, e o mar vos deixará em paz: eu sei que, por minha culpa, se desencadeou sobre vós esta grande borrasca”.

13Os marinheiros, à força de remar, tentavam voltar à terra, mas em vão, porque o mar cada vez mais se encapelava contra eles.

14Então invocaram o Senhor e rezaram: “Suplicamos-te, Senhor, não nos deixes morrer em paga pela vida deste homem, não faças cair sobre nós este sangue inocente; fizeste, Senhor, valer tua vontade”.

15Então, tomaram Jonas e atiraram-no ao mar; e cessou a fúria do mar. 16Invadiu esses homens um grande temor do Senhor, ofereceram-lhe sacrifícios e fizeram-lhe votos. 2,1Determinou o Senhor que um grande peixe viesse engolir Jonas; e ele ficou três dias no ventre do peixe. 11Então o Senhor fez o peixe vomitar Jonas na praia.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.