28 de março de 2015

Rejeição de Dilma Rousseff chega a 85,1% em Santa Catarina

No segundo turno das eleições presidenciais, em outubro do ano passado, os catarinenses deram a Dilma Rousseff (PT) o pior resultado proporcional. Passados menos de seis meses, a desaprovação em relação à gestão da petista alcança 85,1% em Santa Catarina. 

Os números são da pesquisa realizada pelo Instituto Mapa. O levantamento foi feito com 1.015 pessoas em 26 municípios que abrangem as seis mesorregiões do Estado, entre os dias 17 de 27 de março de 2015. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para cima ou para baixo. 

Na avaliação da administração do governo, 59,3% dos catarinenses responderam que a gestão é péssima e 14% dizem ser ruim. Para 17,7% dos entrevistados o governo é regular. A avaliação positiva se divide entre os 6% que consideram a gestão boa e os 1,9% que entendem ser ótima. 

De acordo com o Mapa, 82,3% dos entrevistados não confiam em Dilma e 55,6% acreditam que ela poderia ter feito mais ou muito mais do que fez até agora pelo país. Os que acham que a presidente está fazendo tudo ou mais do que pode somam apenas 7%. 

Os catarinenses também se mostram pessimistas quanto ao futuro do país. Para 57,9%, a situação política e econômica do Brasil vai piorar nos próximos meses, contra 23,8% que avaliam que ela permanecerá igual e 16,1% que acreditam que ela vai melhorar.
Fonte: Diário Catarinense

Novo titular da Sejuc afirma que presídios estaduais são “formadores de marginais”


Em um dos momentos mais complicados da história do sistema prisional do Rio Grande do Norte, o governador Robinson Faria teve que escolher “a dedo” o novo nome da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado (Sejuc), que ficou vago depois que Zaidem Heronildes pediu exoneração, logo no início da série de rebeliões. Edilson França chega com a missão de por ordem nas unidades prisionais. Ele já adiantou que pretende fazer uma verdadeira “revolução” na maneira como o sistema é tratado. 

Para Edilson, logo depois que a reconstrução dos presídios que foram afetados pelas rebeliões seja concluída, o próximo passo é mudar a maneira como os detentos são tratados. “Hoje em dia os presídios estaduais são verdadeiros formadores de marginais. Os presos saem de lá ainda piores do que entram. Isso precisa mudar. A ressocialização dos presos precisa ser revista. Hoje esse trabalho praticamente não existe. Temos que dar condições para que essas pessoas deixem o mundo do crime, caso contrário nada vai mudar e a sociedade vai continuar sendo penalizada”. 

Segundo o titular da Sejuc, há muito tempo ele previa o caos que iria se instalar no sistema prisional Estadual. “Há 27 anos, quando eu comecei a me envolver com o sistema prisional, eu já que a situação era preocupante. Eu disse que tínhamos um barril de pólvora prestes a explodir. Ou mudávamos a maneira de gerir o sistema, ou então teríamos um caos. Durante todo esse tempo, ninguém fez nada. Nos últimos meses vimos o que eu já esperava. Agora é trabalhar para conseguir deixar tudo da melhor maneira possível”. 
Fonte: Jornal de Hoje

Ação do Governo deixa mais de 100 mil famílias sem empréstimos e financiamentos


Os servidores estaduais que tentaram solicitar empréstimos consignados e financiar imóveis desde a última quinta-feira (26) foram surpreendidos com a informação de que não poderiam realizar quaisquer operações financeiras com desconto em folha. O motivo foi o cancelamento do contrato do Governo do Estado com a empresa responsável por administrar a margem consignada do funcionalismo público sem que outra empresa fosse contratada. 

O cancelamento do contrato está atingindo diretamente as famílias de mais de 63 mil servidores ativos e 40 mil inativos em todo o Estado. A presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta (Sinsp), Janeayre Souto, disse que sindicato já recebeu várias denúncias nos últimos dias. 

"Fomos pegos de surpresa. Dezenas de servidores têm nos procurado diariamente. Não entendemos porque o Governo cancelou o contrato que não têm custo algum para o Estado sem antes contratar outra empresa. Qual o real interesse do Governo em fazer isso? Prejudicar o servidor de forma autoritária? Existem outros interesses por trás? Porque não comunicou os servidores? Porque escondeu essa informação da população? Onde está a transparência? A única coisa que a gente sabe é que mais de 103 mil famílias potiguares podem ser prejudicadas com essa medida unilateral", lamentou. 

A presidente do sindicato disse que procurou a antiga empresa responsável pelo serviço e representantes das instituições bancárias para ter mais detalhes do cancelamento, mas que ninguém soube explicar o porquê do cancelamento sem outra prestadora do serviço. O Sinsp já protocolou um ofício solicitando uma audiência com o Governo desde a semana passada para tratar de outros assuntos, mas, como até agora não houve resposta, espera incluir esse na pauta.

Programação da Semana Santa em Jardim do Seridó terá início no próximo domingo


A programação da Semana Santa 2015 em Jardim do Seridó foi anunciada pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição. Tem início no próximo dia 29 de março, Domingo de Ramos e será concluída no dia 4 de abril, Domingo de Páscoa (Ressurreição do Senhor). 

Às 6h30 acontecerá a Bênção dos ramos no Santuário do Sagrado Coração de Jesus, seguindo-se de procissão até a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e depois, Santa Missa. O dia que celebra o início da Semana Santa é marcado pela entrada de Jesus em Jerusalém. O dia que a missão é completada e que culminará com a sua morte na cruz. 

No Domingo de Ramos, os fiéis deverão levar palmas de ramos para serem abençoados, no Santuário, e conduzidos em procissão, como forma de simbolização à entrada de Jesus em Jerusalém. Neste dia é realizada a coleta da Solidariedade, como gesto concreto da Campanha da Fraternidade. 

Nos evangelhos há relatos de que muitos homenagearam Jesus, estendendo mantos pelo chão e glorificando-o com ramos. Esta é, aliás, a explicação para na celebração deste dia os fiéis carregarem ramos, recordando o acontecimento. Lembrando o gesto do povo em Jerusalém, que saudou Jesus como o único mestre e Senhor. 

Confira a programação:

Dia 29/03 (Domingo de Ramos): 
6h30 – Bênção dos ramos no Santuário, seguindo-se de procissão até a Matriz e Santa Missa. 
16h30 – Missa das crianças no Santuário.
19h – Missa no Povoado Currais Novos e na vila do Catururé. 

Dia 30/03 (Segunda-feira Santa): 
19h – Missa na Matriz. 

Dia 31/03 (Terça-feira Santa): 
19h – Via-sacra luminosa saindo da Matriz para a Capela de São José Operário sob a coordenação do Setor Juventude.

Dia 01/04 (Quarta-feira Santa): 
18h30 – Via-Sacra na Matriz. Em seguida, Ofício das Trevas.

Dia 02/04 (Quinta-feira Santa): INÍCIO DO TRÍDUO PASCAL
8h – Missa do Crisma (Santos Óleos) na Catedral de Sant`Ana. 
17h – Missa da Ceia do Senhor com o rito do lava-pés na Matriz.
19h – Missa da Ceia do Senhor com o rito do lava-pés no Povoado Currais Novos e na vila do Catururé. 
Das 18h às 24h – Adoração ao Santíssimo Sacramento na Matriz pelas Pastorais. 

Dia 03/04 (Sexta-feira Santa): 
Das 7h às 15h – Adoração ao Santíssimo Sacramento na Matriz pelas Pastorais.
15h – Celebração da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo na Matriz. Em seguida, procissão com as imagens do Senhor Morto e Nossa Senhora das Dores até o Santuário e início do grande silêncio. 
19h – Via-Sacra na vila do Catururé e no Povoado Currais Novos. 

Dia 04/04 (Sábado Santo): 
21h – Solene Vigília Pascal na Matriz. 

05/04 (Domingo de Páscoa): RESSURREIÇÃO DO SENHOR 
9h – Batizados na Matriz. 
19h – Missa da Ressurreição na Matriz e no Povoado Currais Novos.

27 de março de 2015

Rafael Motta apresenta projeto que proíbe inauguração de obras públicas incompletas


O deputado federal Rafael Motta (PROS) protocolou nesta quinta-feira (26), na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei nº 913/2015, que proíbe a inauguração e a entrega de obras públicas incompletas ou que, embora concluídas, não atendam ao fim a que se destinam - com a falta de equipamentos ou servidores. 

O objetivo da matéria é evitar a exploração eleitoreiras por parte de agentes políticos, que visam a sua promoção pessoal em detrimento da eficiente aplicação dos recursos públicos. A matéria é semelhante a uma já apresentada por Rafael Motta quando ele era vereador em Natal e que, hoje, se encontra em tramitação na Câmara Municipal. 

De acordo com a proposição, não pode ter cerimônia de inauguração oficial obras incompletas de construção de hospitais, escolas, centros de educação infantil, praças, parques, unidades básicas de saúde, bibliotecas, e qualquer obra nova, de reforma, de ampliação ou de aparelhamento, desde que executada ou adquirida, total ou parcialmente com dinheiro público.

“O projeto de lei está alicerçado em dois princípios constitucionais primordiais para Administração Pública, a moralidade e a impessoalidade. Além disso, o projeto inova a legislação pátria para garantir que as obras públicas sejam concluídas com qualidade, sem pressa para serem inauguradas em razão de calendário eleitoral e assim atendam às necessidades reais da população”, destacou Rafael Motta.

Bandas musicais do RN estão proibidas de contratos com o poder público


Durante entrevista coletiva nesta segunda-feira, o Procurador-Geral Adjunto do Ministério Público do Rio Grande do Norte, Jovino Pereira, disse que, além da prisão do ex-prefeito de Macau, Flávio Veras, e do afastamento do atual chefe de gabinete da Prefeitura, Francisco Guimarães, as investigações da Operação Máscara Negra resultaram na proibição das empresas envolvidas de serem contratadas pelo poder público. 

Segundo Jovino, Flávio foi preso por agir como mentor, em reiteradas práticas de crimes como peculato, desvio de verbas públicas e ausência de licitação na contratação de bandas para eventos como o carnaval. As investigações do MPRN também se estendem aos eventos promovidos na cidade de Guamaré.

Estão proibidas de se apresentar em eventos pagos com dinheiro público os grupos musicais Cavaleiros do Forró, Deixe de Brincadeira, Forró da Pegação, Banda Grafith. Esse grupos musicais estão impedidos de participar de procedimento licitatório e firmar contrato com pessoa jurídica de direito público, sendo tal medida informada especialmente ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Municípios de Macau e Guamaré.
Jornal de Hoje

PF apreende R$ 2 milhões no primeiro dia de ação contra fraude ao Fisco


A Polícia Federal informou que apreendeu nesta quinta-feira (26), no primeiro dia de operação de combate a fraude contra a Receita Federal, R$ 2 milhões em dinheiro em três endereços de Brasília e São Paulo. 

Segundo a PF, pelo menos 70 empresas – dos ramos bancário, siderúrgico, automobilístico e da construção civil – são investigadas no esquema que pode ter dado prejuízo de R$ 19 bilhões à Receita a partir da anulação ou redução indevida de multas aplicadas pelo órgão. Os nomes das empresas suspeitas de envolvimento na fraude não foram divulgados. 

Do total recolhido, R$ 800 mil estavam em um cofre e R$ 312 mil em uma sacola. A origem do restante dos valores e os locais não foram divulgados. Carros de luxo também foram apreendidos.

A fraude ocorria no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), o órgão do Ministério da Fazenda responsável por analisar em segunda instância as autuações promovidas pela Receita. A operação continua, segundo a PF. 

O cofre estava na casa de Leonardo Manzan, genro do ex-secretário da Receita Otacílio Cartaxo e um dos ex-conselheiros do Carf investigados. Outros assessores de Cartaxo e ex-conselheiros também são suspeitos de participação no golpe.
G1

IBGE cancela contagem populacional por falta de recursos


A falta de recursos obrigou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a cancelar a Contagem da População 2016. Em nota, o Ministério do Planejamento, responsável pelo IBGE, confirmou o cancelamento da pesquisa. 

Segundo o Planejamento, o alto custo da pesquisa, orçada em R$ 2,6 bilhões, foi o fator responsável pelo cancelamento. O montante não está previsto no Orçamento de 2015. Estão mantidas as demais pesquisas do IBGE, como o Sistema de Contas Nacionais, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, a Pesquisa de Orçamentos Familiares e o Censo Agropecuário de 2017. 

Sem a Contagem da População, um novo levantamento populacional só será feito no Censo de 2020. Usada no cálculo dos repasses da União aos estados e aos municípios, a Contagem da População é feita por amostragem e não exige a ida de técnicos do IBGE de casa em casa, como no censo. 

Apesar da amostra menor, a pesquisa envolve cerca de 80 mil recenseadores. A compra de equipamentos e a contratação de trabalhadores temporários começariam a ser planejadas em 2015 para a execução do levantamento em 2016. Sem a Contagem da População, estados e municípios receberão repasses federais com base em estimativas do IBGE.
Agência Brasil

25 de março de 2015

Cláudio Santos participa de sessão solene na ALRN pelo Dia da Síndrome de Down



O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Claudio Santos, participou, na manhã desta terça (24), da sessão solene alusiva ao Dia Internacional da Síndrome de Down, realizada pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN). A solenidade, conduzida pelo presidente da Casa, deputado estadual Ezequiel Ferreira, foi proposta pelo deputado Ricardo Motta e contou com a presença de diversas autoridades e ainda dos servidores do Legislativo que são portadores da síndrome: Manuela Araújo, Filipe Medeiros e Kalina Falcão. 

Claudio Santos parabenizou a Assembleia pelo efeito emblemático da sessão solene, que é o de ajudar a efetivar os direitos das pessoas com Síndrome de Down. Pai de Eduardo, portador da síndrome, o desembargador disse que entre todos os direitos fundamentais que a Constituição prevê às minorias há um que é básico, mas fundamental, que é o da busca pela felicidade. 

“Como pai, vejo que o que parecia ser um grande problema, no início, se transformou em uma grande felicidade em ter meu filho, em acompanhá-lo, em conviver com ele. Devemos ser felizes com os diferentes, independente da graduação que possam alcançar, independente da questão profissional. Temos que vê-los como são. Que possamos ser felizes. E, como pai, descobri que isso é possível”, destacou Claudio Santos. 

O presidente do TJ disse ainda que a sociabilidade do portador da Síndrome de Down começa em casa. “É preciso que acompanhemos nossos filhos na rua, no futebol, e que as pessoas possam ver que há pessoas diferentes convivendo normalmente, participando da sociedade”, afirmou.

PEC que proíbe coligações partidárias nas eleições para deputados federais, estaduais e vereadores é aprovada no Senado


O Senado aprovou na terça-feira, 24, em segundo turno, proposta que altera a Constituição (PEC) e proíbe coligações partidárias nas eleições para deputados federais, estaduais e vereadores. A PEC recebeu 62 votos favoráveis, 3 contrários e 1 abstenção, e segue agora para ser analisada pela Câmara dos Deputados.

O novo modelo acaba com o chamado “efeito Tiririca”, no qual votos de um candidato ajudam a eleger outros do grupo de partidos que se uniram para o pleito. Um exemplo disso ocorreu em 2010 quando o então candidato a deputado Tiririca conquistou 1,35 milhão de votos e garantiu sua cadeira na Câmara e a de mais 3,5 deputados. 

Segundo informou o Estadão Conteúdo, com a mudança, portanto, os partidos não precisam mais lançar nomes que funcionem apenas como “puxadores de votos” para conquistar um número maior de cadeiras na Câmara e assembleias legislativas. Apesar da mudança, a coligação continuará valendo para as eleições majoritárias, ou seja, os partidos poderão se unir para eleger o presidente da República, o governador do Estado e o prefeito.

Hermano requer ao DNOCS poço tubular na comunidade de Cachoeira de Cima, em Parelhas


O deputado estadual Hermano Morais (PMDB) requer ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS, um poço tubular na comunidade rural de Cachoeira de Cima, no município de Parelhas. 

A população residente na comunidade de Cachoeira de Cima, no município de Parelhas, conta com uma população estimada em 300 habitantes, que vivem da agricultura e têm sido penalizados com a falta de água constantemente verificada. A comunidade tem sofrido com a irregularidade do abastecimento de água e isso prejudica a população, pois além da manutenção dos animais, a realização de atividades básicas tem sido afetada, diante do grau de seca prolongada. 

A implantação do sistema na comunidade rural descrita é de suma importância, visto que, facilitará a vida dos agricultores que dependem de suas produções para o sustento da família, e que, com a estiagem prolongada que assola o Município, se torna inviável a sobrevivência dessas pessoas, bem como a manutenção da produção agrícola, resolvendo dessa forma definitivamente a falta de água e consequentemente, aumentando o potencial de produção dos agricultores, acarretando uma melhoria significante de vida.

Juiza de Jardim do Seridó recebe Selo Ouro conferido pelo Conselho Nacional de Justiça


Responsável pela Vara Criminal da Comarca de Jardim do Seridó, a juíza Janaína Lobo da Silva Maia, recebeu o Selo Ouro conferido pela Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (ENASP) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no gabinete da Presidência do TJ potiguar. Ela recebeu o prêmio das mãos do presidente da Corte Estadual de Justiça, desembargador Claudio Santos, que ressaltou o exemplo daquela jurisdição ao atingir a meta de zerar seus estoques de ações referentes a crimes dolosos contra a vida, em tramitação e suspensos.

“Só conseguimos este resultado graça ao desempenho de nossos servidores, com os quais divido esta honraria”, mencionou a magistrada, integrante dos quadros do Judiciário norte-riograndense desde 2004. Janaína Lobo adiantou que toda a equipe está empenhada para repetir o feito. Além desta Vara, também irão receber o Selo Ouro da ENASP, a Vara Única de Cruzeta e a 3ª Vara Criminal de Mossoró, que têm a frente, respectivamente, os juízes Marcus Vinícius Pereira Júnior e Cláudio Mendes Júnior, que também receberam o prêmio a ser entregue pelo presidente do TJRN.

Hermano encaminha Projeto de Lei que cria o Programa Classe Hospitalar


O deputado estadual Hermano Morais (PMDB) encaminhou na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte o Projeto de Lei em que fica criado no âmbito do Estado do Rio Grande do Norte, o Programa Classe Hospitalar com o objetivo de instalar nas dependências físicas dos hospitais públicos, o serviço de atendimento educacional, coordenado e definido pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC).

De acordo como O Projeto de Lei, o profissional que atuará no atendimento educacional hospitalar deverá ser do quadro permanente do Magistério Público Estadual e será capacitado para trabalhar nas classes hospitalares. Além disso, O profissional permanecerá lotado nos estabelecimentos de ensino em que a classe hospitalar estará vinculada, mantendo seus vencimentos e sua condição de docente, acrescido das mesmas vantagens do profissional de saúde atuando em ambiente hospitalar.

Rafael Motta assina MP que institui Política Nacional de Valorização do Salário Mínimo


O deputado federal Rafael Motta, vice-líder do PROS na Câmara dos Deputados, participou na noite desta terça-feira (24), no Palácio do Planalto, da cerimônia de assinatura da Medida Provisória que institui a Política Nacional de Valorização do Salário Mínimo de 2015 a 2019. No evento, ao lado da presidente da República, Dilma Rousseff (PT), Rafael Motta assinou a matéria, que será enviada ao Congresso Nacional, prorrogando até 2019 o atual modelo de reajuste do salário mínimo. 

Desde 2011, o salário mínimo é calculado com a correção da inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano anterior, mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos anteriores.

Rogério articula apoio de mais de 100 deputados para Frente em Defesa do Comércio e Serviços


É a própria Associação Brasileira de Supermercados (Abras) que informa em seu portal. O deputado federal Rogério Marinho (PSDB), "já conquistou mais de uma centena de parlamentares para aderir à Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo". O tucano tem sido, ainda de acordo com a instituição, um dos "principais apoiadores" da iniciativa, pela qual tem trabalhado "firmemente".

“Nós precisamos atuar no sentido de contribuir para a geração de emprego no país, assim como a desburocratização do nosso sistema e a diminuição da carga tributária, que é uma das mais altas do mundo. O setor de comércio e serviços é uma atividade de fundamental importância para a economia do Brasil e merece toda a nossa atenção”, disse Rogério. 

A expectativa é que a instalação e eleição dos membros da Frente seja realizada no mês de abril, em data ainda a ser confirmada. Por sugestão de Rogério, o grupo deverá ter reuniões mensais, além de um simpósio por semestre sobre um tema de interesse nacional para o setor de comércio, serviços e empreendedorismo. 

A Frente está sendo constituída pelo Congresso para auxiliar na formulação de diretrizes que apoiem os setores em relação à simplificação da carga tributária, desburocratização, regulamentação dos meios de pagamento, estímulo à qualificação profissional, estabelecimento de acordos bilaterais de comércio e ao fomento do consumo, por meio do mercado de capitais.

22 de março de 2015

Evangelho do dia (Jo 12,20-33)


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 20havia alguns gregos entre os que tinham subido a Jerusalém, para adorar durante a festa. 21Aproximaram-se de Filipe, que era de Betsaida da Galileia, e disseram: “Senhor, gostaríamos de ver Jesus”. 22Filipe combinou com André, e os dois foram falar com Jesus. 23Jesus respondeu-lhes: “Chegou a hora em que o Filho do Homem vai ser glorificado. 24Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas, se morre, então produz muito fruto. 25Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo, conservá-la-á para a vida eterna. 26Se alguém me quer seguir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará. 27Agora sinto-me angustiado. E que direi? ‘Pai, livra-me desta hora?’ Mas foi precisamente para esta hora que eu vim. 28Pai, glorifica o teu nome!” Então veio uma voz do céu: “Eu o glorifiquei e o glorificarei de novo!” 29A multidão, que aí estava e ouviu, dizia que tinha sido um trovão. Outros afirmavam: “Foi um anjo que falou com ele”. 30Jesus respondeu e disse: “Essa voz que ouvistes não foi por causa de mim, mas por causa de vós. 31É agora o julgamento deste mundo. Agora o chefe deste mundo vai ser expulso, 32e eu, quando for elevado da terra, atrairei todos a mim”. 33Jesus falava assim para indicar de que morte iria morrer”. 

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

16 de março de 2015

Sobe para 51 o número de mortos em acidente com ônibus de turismo


Subiu para 51 o número de mortos no acidente com um ônibus de turismo em Santa Catarina. O coletivo, que havia saído da cidade paranaense União da Vitória, caiu em uma ribanceira de 400 metros na região conhecida como Serra da Dona Francisca, em Joinville. Segundo o governo de Santa Catarina, dos 51 mortos, 48 já foram identificados. 

O site da Band informou que outros dez passageiros estariam internados em hospitais da região. No início da manhã deste domingo um ônibus com familiares das vítimas chegou a Joinville para o reconhecimento dos corpos. 

De acordo com o prefeito de União da Vitória, as vítimas do acidente serão veladas em cerimônia coletiva num ginásio de esportes da cidades.

Também neste domingo o IML de Joinville divulgou a lista dos passageiros que já haviam sido identificados, dos que aguardavam o reconhecimento e dos sobreviventes que foram encaminhados a hospitais da região.

15 de março de 2015

Anúncio do Evangelho (Jo 3,14-21)


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós. 
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João. — Glória a vós, Senhor. 

Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: 14“Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, 15para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna. 16Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. 17De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. 18Quem nele crê, não é condenado, mas, quem não crê, já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito. 19Ora, o julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más. 20Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam denunciadas. 21Mas, quem age conforme a verdade, aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus.

— Palavra da Salvação. 
— Glória a vós, Senhor.

Contratação de Neymar pode tirar Barcelona do próximo Campeonato Espanhol


O Barcelona corre o risco de não disputar as próximas temporadas do Campeonato Espanhol devido às investigações da contratação do brasileiro Neymar. De acordo com o jornal Mundo Desportivo, o fiscal responsável pelo inquérito, José Perals, entrará com um pedido na justiça para que o Barça não participe de até duas temporadas da liga nacional. 

Além disso, a publicação espanhola informou que o fiscal também entrou com um mandato de prisão de Sandro Rosell e Josel Bartomeu, ex-presidente e atual mandatário do time, respectivamente. 

Entenda o caso 

Neymar se transferiu ao Barça em julho de 2013. Os valores não foram divulgados na época, mas o então diretor Josep Maria Bartomeu revelou meses depois que o negócio custou 57 milhões de euros (cerca de R$ 183 mi). Este valor passou a ser adotado como oficial até mesmo pelo então presidente do clube azul-grená, Sandro Rosell. 

Em janeiro do último ano, porém, um sócio do clube catalão acusou o mandatário de desviar 40 milhões de euros (cerca de R$ 128 mi, na cotação atual) a uma empresa do pai de Neymar durante a transação. Ainda segundo a acusação, devem ser contabilizadas as luvas recebidas pelo craque, as parcerias sociais e de marketing e o acordo de prioridade com o Santos. 

Tudo isso elevaria os valores da transferência aos 86,2 milhões de euros (R$ 277,5 mi). A polêmica está sendo investigada pela Justiça espanhola, e fez com que Sandro Rosell renunciasse à presidência do clube de Camp Nou. 
Fonte: IG

Imagens chocantes: estudante rejeitado por aluna salta do quarto andar




Um estudante de 21 anos de idade, do Instituto de Metrologia de Hangzhou, na China, foi visto pulando do quarto andar de um prédio escolar no último dia 9 de março. 

Ele supostamente tinha sido rejeitado por uma mulher. O mais incrível da história é que o homem sobreviveu à queda, e, embora tenha sofrido fraturas em seus membros, os médicos dizem que sua vida não está em perigo. O estudante, de sobrenome Zeng, está em seu segundo ano de faculdade. 

Na segunda-feira passada transeuntes filmaram o momento em que o homem saltou tentando cometer suicídio, pulando da borda do quarta andar. Estudante universitário de sobrenome Zeng, de 21 anos de idade, saltou do quarto andar de prédio escolar após ser desprezado por aluno a qual havia declarado seu amor. 

As imagens rapidamente se espalharam pelas redes sociais locais. Segundo informações de repórteres locais, Zeng havia tentado cometer suicídio depois de fracassar ao declarar amor por uma aluna da escola, e ser ignorado por ela. 
Fonte: R7

Criança tem alta e homem morre em hospital; acidente chega a 50 mortos


Um menino de dois anos recebeu alta médica na manhã deste domingo (15) do Hospital Infantil de Joinville, no Norte catarinense, e um homem que não teve a idade identificada pelo Hospital Dona Helena morreu após cirurgia. São 50 vítimas fatais já confirmada na queda do ônibus na Serra Dona Francisca, na noite de sábado (14). Sete pessoas continuam internadas até as 11h deste domingo. 

Conforme a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), 58 pessoas que estavam no ônibus. Conforme a assessoria de imprensa da SDR, 47 corpos foram identificados. Familiares estão em Joinville e aguardam a remoção dos mesmos para a cidade natal das vítimas. A criança que teve alta foi Brayan Lohan de Almeida, 2 anos e 9 meses, que até as 9h estava em observação no pronto-socorro do Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria. O homem que faleceu foi Alex de Lima Zenere, que estava no centro cirúrgico e faleceu após cirurgia.

Com armas em punho, garotas de Caicó gravam vídeo fazendo apologia ao tráfico


Segundo investigações da Polícia, um novo vídeo fazendo apologia ao crime teria sido gravado em Caicó. Cinco moças encapuzadas, empunhando armas, ficam gritando palavras de ordem no material com cerca de 45 segundos. 

Elas gritava palavras de ordem e diziam: “O bagulho é bom, tá ligado. E esse bichinho (revólver) é pequeno, mas faz estrago”.
Fonte: Focoelho

Repercute em todo Brasil tragédia com 49 mortos em acidente com ônibus


Uma tragédia registrada em Santa Catarina está repercutindo em todo o Brasil. Já chega a 49 o número de mortos no acidente com um ônibus de turismo em Santa Catarina. O veículo caiu de uma ribanceira de 400 metros na Serra Dona Francisca, em Joinville, na tarde de sábado. 

Entre as vítimas estão oito crianças, três adolescentes, 14 homens e 24 mulheres. Outros 12 passageiros estariam internados em hospitais da região. Trata-se da maior tragédia rodoviária da história de Santa Catarina. O ônibus, que pertence à empresa Costa Mar Turismo, havia saído de União da Vitória, no Paraná. A queda aconteceu na SC-418. Ainda não há informações sobre as causas do acidente. 

Segundo a polícia informou ao repórter Douglas Santucci, todos os corpos já foram retirados de dentro do veículo. Mas as buscas continuam porque ainda pode haver pessoas espalhadas pela mata ou debaixo do ônibus. Um ônibus com familiares das vítimas chegou a Joinville na manhã desta sexta-feira. Eles farão o reconhecimento para que, em seguida, seja feito o translado dos corpos até o Paraná.

Domingo de protestos contra o governo Dilma e a corrupção









8 de março de 2015

Homenagem do Blog a todas as Mulheres


Evangelho do dia (Jo 2,13-25)


— O Senhor esteja convosco. 
— Ele está no meio de nós. 
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João. 
— Glória a vós, Senhor. 

13Estava próxima a Páscoa dos judeus e Jesus subiu a Jerusalém. 14No Templo, encontrou os vendedores de bois, ovelhas e pombas e os cambistas que estavam aí sentados. 15Fez então um chicote de cordas e expulsou todos do Templo, junto com as ovelhas e os bois; espalhou as moedas e derrubou as mesas dos cambistas. 16E disse aos que vendiam pombas: “Tirai isso daqui! Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio!” 17Seus discípulos lembraram-se, mais tarde, que a Escritura diz: “O zelo por tua casa me consumirá”. 18Então os judeus perguntaram a Jesus: “Que sinal nos mostras para agir assim?” 19Ele respondeu: “Destruí este Templo, e em três dias eu o levantarei”. 20Os judeus disseram: “Quarenta e seis anos foram precisos para a construção deste santuário e tu o levantarás em três dias?” 21Mas Jesus estava falando do Templo do seu corpo. 22Quando Jesus ressuscitou, os discípulos lembraram-se do que ele tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra dele. 23Jesus estava em Jerusalém durante a festa da Páscoa. Vendo os sinais que realizava, muitos creram no seu nome. 24Mas Jesus não lhes dava crédito, pois ele conhecia a todos; 25e não precisava do testemunho de ninguém acerca do ser humano, porque ele conhecia o homem por dentro.

— Palavra da Salvação. 
— Glória a vós, Senhor.

Ninguém acerta e Mega-Sena acumula prêmio de R$ 20 milhões


Ninguém acertou as seis dezenas da Mega-Sena, no sorteio do concurso de número 1.684, realizado neste sábado (7) em Canelinha (SC). O próximo concurso da Mega-Sena, que acontece na quarta-feira (11), terá prêmio acumulado em R$ 20.000.000,00, aproximadamente. 

Veja as dezenas: 09 - 12 - 18 - 31 - 39 - 50. 

A quina teve 49 acertadores, que levaram prêmio de R$ 38.803,85 cada um. Além disso, houve 4.143 ganhadores na quadra, que rendeu R$ 655,62.

Papa Francisco diz que mundo que marginaliza mulheres 'é estéril'


O papa Francisco destacou neste domingo (8), dia internacional da mulher, a importância da presença das mulheres nas sociedades atuais e afirmou que um mundo no qual elas são marginalizadas "é um mundo estéril". 

Durante seu pronunciamento depois da oração do Ângelus, o pontífice disse que este 8 de março representa a "ocasião para ressaltar a importância das mulheres e a necessidade de sua presença na vida". 

"Um mundo no qual as mulheres são marginalizadas é um mundo estéril, porque as mulheres não só dão a vida (...), mas têm a capacidade de entender o mundo com outros olhos e de sentir as coisas com coração mais criativo, mais paciente e mais dócil", ressaltou Francisco em discurso na sacada do Palácio Apostólico do Vaticano. 

O papa dedicou uma especial "saudação a todas as mulheres que a cada dia buscam construir uma sociedade mais humana e acolhedora" e expressou seu agradecimento "àquelas que, de diferentes modos, testemunham o Evangelho e trabalham na Igreja".

Hermano participa da festa de São José em São José do Campestre O deputado estadual Hermano Morais (PMDB) participou na noite de ontem (07) do início das comemorações da 63ª Festa do Padroeiro São José, em São José do Campestre, e que vai até o dia 19 deste mês. .

Hermano primeiramente se reuniu na Fazenda Santa Luzia, com a vereadora Márcia Nelo e com os demais apoiadores do grupo na última eleição. Em seguida, todos seguiram em procissão, que saiu da comunidade Lagoa da Pedra até a igreja Matriz, no Centro de Campestre, onde o padre Wilson celebrou uma missa.

9 órgãos abrem inscrições para 1,4 mil vagas na segunda-feira


Pelo menos 9 órgãos abrem inscrições na segunda-feira (9) para 1.393 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de todos os níveis de escolaridade.

Os salários chegam a R$ 13 mil na Prefeitura de Santa Terezinha (MT). Somente na Prefeitura de Mineiros (GO) são 1.013 vagas.

Confira lista: 

Câmara Municipal de Olinda 
Conselho Regional de Farmácia do Amazonas 
Conselho Regional de Química da 12ª Região 
Prefeitura de Aloândia (GO) 
Prefeitura de Araújos (MG) 
Prefeitura de Gaspar (SC) 
Prefeitura de Itaquara (BA) 
Prefeitura de Mineiros (GO) 
Prefeitura de Santa Terezinha (MT)

7 de março de 2015

Grupo é detido pela PM com arma, drogas e motocicletas roubadas




Quatro pessoas foram detidas com arma, droga e duas motocicletas roubadas em uma casa alugada, no Parque Universitário, próximo ao Motel Taiti, em Mossoró. A policia chegou até a residência, através de denúncia anônima. 

Foram detidos Pedro Henrique da Silva Rocha, de 21 anos (foragido da Cadeia Pública de Mossoró) confessou ter roubado duas motocicletas; Wemerson Ferreira Pereira, de 18 anos; Suziane Rocha da Silva Soares, de 19 anos. Na ocasião, uma adolescente de 17 anos foi apreendida.

Ao perceber a chegada da polícia, o grupo ainda tentou escapar pulando o muro, mas o cerco estava feito. Dentro do imóvel, a polícia encontrou uma motocicleta Titan 150, tomada de assalto no último dia 20, no bairro Bom Jesus, e uma XLE 300, tomada no último sábado. Pedro Henrique confessou ter sido o autor de ambos assaltos.
Fonte: Com informações de O Câmera

Mais um membro da família Veras é assassinado de forma brutal no Interior do RN


O aposentado Aguinaldo Veras, irmão do agropecuarista Valter Veras, foi atingido com vários tiros de pistola e escopeta nessa sexta-feira, dentro de sua própria residência, no bairro São Bento em Janduís, na região Oeste do Rio Grande do Norte. Ele morreu quando estava sendo socorrido para Mossoró. O corpo foi removido para o Instituto Técnico e Cientifico de Polícia (ITEP). 

Aguinaldo Veras era irmão do agropecuarista Valter Veras, assassinado em fevereiro de 2012, e primo de Antônio Veras, ex-prefeito de Campo Grande, também assassinado em março de 2010, durante uma emboscada em uma estrada carroçável, em Janduís. O caso deve ser investigado na Delegacia Regional de Patu. 

Fonte: Com informações de O Câmera e Focoelho

Governo e MP assinam convênio de cooperação para cobranças da Dívida Ativa


O Governador Robinson Faria assinou neste sexta (6), um Convênio de Cooperação Técnica com o Ministério Público que cria o Comitê de Recuperação de Ativos Tributários (CRAT), modelo semelhante ao aplicado em Minas Gerais, que tem melhorado a cobrança e arrecadação da Dívida Ativa, e se tornado exemplo em todo o Brasil. “Vamos seguir o mesmo roteiro que foi adotado em Minas Gerais. Gostaria de agradecer ao procurador Geral de Justiça, Rinaldo Reis, por essa parceria, bem como ao empenho da equipe do Governo, na área da Tributação e Procuradoria Geral, resumiu o Governador.

O Governador Robinson Faria, o procurador Rinaldo Reis, o secretário de Estado da Tributação, André Horta e o procurador Geral do Estado, Francisco Wilkie, além de outros promotores, viajaram no final de janeiro para conhecer o modelo mineiro, chamado CIRA, que uniu forças entre Executivo, Ministério Público e Justiça para melhorar a arrecadação da Dívida Ativa, que são os tributos não pagos espontaneamente e que se tornam créditos para o Estado e que precisam ser cobrados judicialmente. “Com esse Convênio, a Dívida Ativa Tributária ganhou um novo horizonte de persecução, tornando-se uma preferência penal”, afirmou Horta. 

Isso significa que a Tributação, responsável pelas cobranças civis, terá no MP um aliado e, assim, a cobrança passa a ter um caráter penal, o que agiliza o processo de cobrança e assim, inibirá mais a inadimplência. O trabalho dos órgãos já ocorria anteriormente, porém, não em conjunto como será feito a partir de agora. Horta também adiantou que o Governo está tomando algumas medidas para diminuir a inadimplência, como por exemplo, o desconto do pagamento à vista dos tributos na esfera administrativa passará de 60% para 70%.

Governo do RN, através da Sethas, entrega 30 cisternas na zona rural de Upanema


Nesta sexta-feira, a secretária de Trabalho, Habitação e Assistência Social, Julianne Faria, fez a entrega de cisternas a 30 famílias do assentamento Nova Vida, no município de Upanema, localizado no Oeste Potiguar. Fruto do convênio entre o Governo do Estado e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o Programa de Cisternas tem papel estratégico no combate à fome e à pobreza. 

O Programa existe desde 2003, financiando a construção de cisternas de placas de cimento, principalmente na região do Semiárido brasileiro. Trata-se de uma tecnologia simples e de baixo custo, na qual a água da chuva é captada do telhado por meio de calhas e armazenada em um reservatório, capaz de garantir água para atender uma família no período de estiagem. 

A secretária também fez a entrega de kits de produção, com equipamentos para 18 apriscos e 12 aviários, além de 54 ovinos e 450 aves, beneficiando 30 famílias do assentamento. Os kits servem para iniciar ou aprimorar a produção familiar, sendo escolhida pelas próprias famílias qual linha produtiva será desenvolvida na sua unidade de produção agrícola, de acordo com a sua aptidão e vocação.

Lista do petrolão reúne cúpula do Congresso e 5 partidos: PT, PP, PMDB, PTB e PSDB


Depois de uma semana de muita tensão em Brasília, o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), divulgou na noite desta sexta-feira a temida lista dos políticos que serão investigados por suspeita de envolvimento com o propinoduto que sangrou os cofres da Petrobras. Zavascki determinou a abertura de processos de investigação. São deputados federais, senadores e outras pessoas sem mandato que agora passam a responder inquéritos no Supremo no âmbito da Operação Lava Jato da Polícia Federal. 

A temida lista elaborada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot atinge em cheio a base a presidente Dilma Rousseff no Congresso, envolvendo políticos dos três principais partidos governistas: PT, PP, PMDB, além do senador aliado Fernando Collor, do PTB. As duas principais autoridades do Congresso Nacional integram a lista: o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Da oposição, o senador Antonio Anastasia, do PSDB de Minas Gerais, foi relacionado. Fotos: Agência Brasil.

Seridó ganha nova estrutura de atendimento para empreendedores


“Esse é o reinício de um novo ciclo de incentivo ao desenvolvimento, no Seridó”. Com essas palavras, o Diretor Superintendente do Sebrae no RN, José Ferreira de Melo Neto, ressaltou o seu entusiasmo com a inauguração das novas instalações do Escritório Regional do Sebrae no Seridó Ocidental, em Caicó. “Estamos trabalhando para fazer um Sebrae cada vez mais forte. Essa é a nossa meta”, completou.

O evento, realizado nesta quinta-feira (5), reuniu lideranças empresarias, políticos, e a sociedade em geral, que prestigiaram a modernização da sede do Sebrae, que há 34 anos contribui, de forma decisiva, para o desenvolvimento regional, através de orientações técnicas, capacitações e incentivo ao empreendedorismo. 

O gerente do escritório do Sebrae no Seridó Ocidental, Pedro Medeiros, destacou o empreendedorismo do povo seridoense, como um diferencial de sucesso. “O grau de competitividade que empresas da região conseguem atingir, atuando de igual para igual com empresas de porte nacional”, afirmou, citando o exemplo do setor boneleiro, segundo polo de produção em todo o país, atrás apenas de Apucarana (PR).

Confira a lista com 50 investigados na Operação Lava Jato

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, relator dos processos relativos à Operação Lava Jato, autorizou nesta sexta-feira (6), a abertura de investigação contra políticos de seis partidos: PT, PMDB, PSDB, PP, PTB e SD. O ministro tirou o sigilo dos 28 pedidos de abertura de inquérito contra deputados e senadores acusados de envolvimento no esquema de corrupção na Petrobras.

6 de março de 2015

MEC abre consulta pública sobre Enem Digital


Quem quiser dar sugestões sobre o modelo de aplicação online do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode participar da consulta pública aberta pelo Ministério da Educação, na internet. Até o dia 17 de março, é possível dar sugestões sobre a aplicação da prova, assim como sobre a ampliação do banco de itens e segurança do exame.

Após assumir o cargo, o ministro da Educação, Cid Gomes, manifestou a intenção de fazer mudanças no Enem e tornar a aplicação da prova online, para simplificar a logística e reduzir custos. Cid Gomes disse que a proposta seria debatida com técnicos, acadêmicos e com a sociedade para depois ser apresentada à presidenta Dilma Rousseff. 

A consulta pública Enem Digital traz três perguntas. A primeira pede sugestões para a ampliação do banco de itens nas quatro áreas de conhecimento do exame – linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. Na segunda pergunta, os participantes da consulta pública podem sugerir medidas para aprimorar a logística, segurança e aplicação da prova. Na terceira, há espaço para comentários. 

A nota do Enem é usada pelos estudantes para ingressar em instituições públicas e privadas de ensino superior por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Mais de 6,2 milhões de candidatos participaram da última edição do exame, em 2014. As provas foram aplicadas em cerca de 1,7 mil cidades.
Fonte: Agência Brasil