24 de julho de 2012

Jardim de Piranhas: Domingo 22 é marcado por visitas em comunidades rurais


A coligação Jardim Unida (PR, PTB, PP, PRB, PDT e DEM) tem feito diversas movimentações ao logo deste “Domingo 22”. O candidato a prefeito Rogério Couro Fino começou a sua agenda fazendo visita no Sítio Riacho da Palha. Em seguida a Comitiva da Vitória seguiu para a Comunidade Barra de Baixo, onde foi recebida na casa de José Silveira, conhecido como Zé Buraco, líder local com atuação política também na cidade de Brejo do Cruz, onde foi vice-prefeito em 2004.

“Receber Rogério aqui em casa é uma alegria, temos uma grande consideração ao prefeito Antônio Macaco e sei que ele irá continuar o trabalho que já é desenvolvido no município. Os nossos amigos votam em Rogério porque ele é o melhor”, disse Zé Buraco.

Rogério estava acompanhado da sua esposa Alderice Nogueira, da vice Jane Maia, do prefeito Antônio Macaco, vereadores, candidatos e lideranças locais. Logo mais a noite todos seguirão em carriata pelas principais ruas da cidade onde acontecerá inauguração do Comitê Jovem 22, lançamento do site oficial da campanha e apresentação do vídeo 'O Filho de Dona Maria e seu Lodônio'.


Tradicional leilão da Festa de Sant’Ana de Currais Novos reúne Ezequiel e Zé Lins


A Festa de Sant’Ana em Currais Novos entra na reta final. A 204ª edição da festa da padroeira da segunda maior cidade do Seridó, reuniu milhares de fies e visitantes. Na Rua do Tungstênio Hotel, aconteceu neste domingo (22) mais um tradicional leilão de Sant’Ana. É um evento turístico-cultural de grande projeção atraindo milhares de visitantes e turistas de todo o Rio Grande do Norte.

O deputado Ezequiel Ferreira e o ex-prefeito Zé Lins chegaram juntos no Pavilhão e participaram do leilão de Sant’Ana. Como faz todos os anos, o deputado que é filho de Currais Novos fez uma doação de um garrote da Fazenda Furna da Onça para o leilão. Após o leilão, Forrozão Deixe de Brincadeira e Frank Miranda e Banda animaram a multidão.

Nesta segunda-feira (23) acontece sétima Novena de Sant’Ana e em seguida tem Show Religioso, no Aero Clube. Na terça-feira (24), após a oitava Novena, acontece o 19º Jantar e Noite das Madrinhas, com Rodrigo Potiguar. Na quarta-feira (25), é dia da última Novena e Festa da Nostalgia, no Aero Clube, com Jandir do Acordeom e Los Manos. No encerramento da Festa de Sant’Ana, na quinta-feira (26), a partir das 9h30 Missa Solene na Matriz e às 16h30, procissão de encerramento pelas ruas de Currais Novos.


Parelhas: Francisco do PT marca 44,17% na pesquisa espontânea

O levantamento espontâneo da pesquisa Nominuto/Certus também dá ampla vantagem ao atual prefeito de Parelhas, Francisco do PT, que foi citado por 44,17% dos entrevistados.

Humberto Gondim (PSD) também aparece em segundo lugar, com 24,44% de citações, número semelhante a quem ainda não decidiu o voto, representado por 24,17%.

Jacnamar Fernandes (PSOL) foi mencionado por 0,28%, mesmo percentual de outros citados, mas que não são candidatos; 6,67% dos entrevistados descartam todo os postulantes.

A pesquisa Nominuto/Certus foi realizada entre os dias 14 e 15 de julho e ouviu 360 eleitores. A margem de erro é de 3% e o intervalo de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no TRE sob o protocolo RN-00038/2012.


Coligação Diga Sim a Jardim cumpriu agenda na Zona Rural do município



Os candidatos Elídio Queiroz (PSD) e Naná da Farmácia (PT) tiraram o domingo para visitar a Zona Rural de Jardim de Piranhas. A coligação Diga Sim a Jardim seguiu casa a casa das comunidades Olho D’água, Campo da Paz e São Francisco abraçando os amigos que também compõem a comunidade 55.

Além dos candidatos à majoritária, participaram da caminhada lideranças como o ex-vice-prefeito Beto de Zé Henrique e o tesoureiro do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Jupinha. Ao longo do percurso, diversas pessoas das comunidades passaram a integrar a comitiva ampliando o movimento.

Para os candidatos, a recepção não poderia ser melhor. Eles reencontraram amigos, visitaram parentes e muitas outras pessoas que conhecem o trabalho de quem faz a coligação Diga Sim a Jardim. Nesta semana, a coligação voltará à zona rural para continuar o trabalho. A intenção é visitar todas as casas até o dia 7 de outubro.



22 de julho de 2012

Evangelho do dia (Marcos 6,30-34)

Naquele tempo, 30os apóstolos reuniram-se com Jesus e contaram tudo o que haviam feito e ensinado. 31Ele lhes disse: “Vinde sozinhos para um lugar deserto e descansai um pouco”. Havia, de fato, tanta gente chegando e saindo que não tinham tempo nem para comer. 32Então foram sozinhos, de barco, para um lugar deserto e afastado. 33Muitos os viram partir e reconheceram que eram eles. Saindo de todas as cidades, correram a pé, e chegaram lá antes deles. 34Ao desembarcar, Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas.



19 de julho de 2012

TSE conclui licitação de R$ 129 mi para manutenção de urnas eletrônicas

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) concluiu no último dia (17) a licitação para contratação de serviços de manutenção das urnas eletrônicas. O valor do contrato é de R$ 129 milhões e tem validade de 12 meses.

O Consórcio ESF foi o vencedor do pregão. Ele é composto pelas empresas Engetec Tecnologia S.A. (empresa líder com sede em Nova Lima – MG), Smartmatic Brasil Ltda (com sede em São Paulo), Smartmatic Internacional Corporation (com sede em Barbados) e Fixti Soluções em Tecnologia da Informação Ltda (com sede em São Paulo).

Entre as tarefas previstas no contrato está a realização dos serviços de carga das baterias internas e de reserva das urnas; realização de testes dos componentes eletrônicos de todas as urnas; limpeza, retirada de lacres, testes funcionais, triagem para manutenção corretiva e preparo para armazenamento das urnas eletrônicas; inserção de dados; procedimento de atualização de software e certificação digital nas urnas; preparação, instalação, carga de software de eleição.

O consórcio ESF será ainda responsável pela recepção de mídias e transmissão de boletins de urna, via sistema de apuração do TSE.


18 de julho de 2012

Servidores se capacitam para atuar na Operação Abrace o Meio Ambiente

O Corpo de Bombeiros Militar do RN deu início nesta semana a 1º Turma do Estágio de Operações Florestais – EOF. Realizado graças a um convênio firmado com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA/RN), o estágio de operações florestais – EOF está capacitando servidores públicos de diversos órgãos a atuar com mais eficiência em operações florestais, visando qualifica-los ao combate e prevenção a incêndios em áreas de matas.

Nesta quarta feira, dia 18, os alunos darão início as atividades práticas do curso, que seguem até sexta feira, dia 20. Neste período, os alunos receberão aulas de atendimento pré-hospitalar em áreas de matas, orientação, combate e prevenção a incêndio florestal, entre outras disciplinas. Neste período, o aluno será testado fisicamente e psicologicamente, visando conhecer os seus próprios limites.

O Estágio de Operações Florestais– EOF, contará com 08 turmas, na capital, em Mossoró e Caicó, tendo a participação de bombeiros, policiais militares, policiais civis, servidores do Idema e das guardas municipais. Cada turma tem a duração de uma semana.


Prefeitura de Jardim inicia inscrições para o Programa Minha Casa Minha Vida II


A Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó realizou ontem (17) e prossegue nesta quarta-feira (18), com as inscrições para o Programa Minha Casa Minha Vida II. Os interessados devem se dirigir a Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS) para retirarem a lista de documentos necessários para se inscrever.

O município de Jardim do Seridó foi contemplado com mais quarenta casas que são financiadas pelo Governo Federal através do Ministério das Cidades. Seguindo os prazos estabelecidos por portarias interministeriais a Prefeitura colhe essa semana os dados dos beneficiários na sede da SEMTHAS.


Aprovados no Jovem Aprendiz dos Correios serão convocados nesta quarta

Os nomes dos candidatos aprovados no programa Jovem Aprendiz foram disponibilizados hoje (17) na página dos Correios (www.correios.com.br) e a convocação começará nesta quarta-feira (18). O programa recebeu 325 mil inscrições em todo o País para 2.820 vagas.

A convocação será feita por meio de telegramas, de acordo com a pontuação obtida pelos candidatos, que deverão comprovar as informações fornecidas no ato da inscrição. Os aprovados farão os exames médicos admissionais. A previsão é que os primeiros contratados comecem a atuar nos Correios no próximo mês.

O jovem será contratado por um período de 12 meses, com jornada de 20 horas semanais. O curso de aprendizagem terá parte teórica nas escolas do Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai) e as atividades práticas nas unidades da ECT. Após a conclusão do curso, os alunos receberão certificado de Auxiliar Administrativo expedido pelo Senai.


Presidente do PMDB discute fusão com seis legendas

O presidente nacional do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), afirmou que o partido discute se fundir com seis legendas. Raupp não quis revelar quais são os partidos, mas acredita que as conversas se intensificarão após as eleições municipais. “Nós estamos conversando. Neste momento de eleição, não seria interessante dizer os nomes. Após as eleições, vamos intensificar as conversas e a possibilidade de fusão é praticamente real. Nós estamos conversando com meia dúzia de partidos”, afirmou. Um dos que participam dessas tratativas é o Democratas.

Raupp disse que há um “desconforto” de várias legendas com o que chamou de “pulverização de partidos”. Atualmente são 30 disputando as eleições. “Esse número está excessivo. Estou sabendo que igrejas estão querendo criar novos partidos. Em 2014, podem criar mais meia dúzia. Vai virar uma torre de babel, com todo respeito à democracia”, avaliou.

Segundo o presidente do PMDB, as fusões no ano que vem poderiam amenizar este quadro, fortalecendo os partidos. Para o peemedebista, a tendência para a eleição de 2014 é a legenda encampar a reeleição da presidente Dilma Rousseff e, somente em 2018, almejar uma candidatura própria. Questionado sobre quais seriam os nomes, Raupp disse: “Não se forma liderança do dia para a noite: (Michel) Temer, (Sérgio) Cabral, (Eduardo) Paes, (Gabriel) Chalita. Precisa projetar nomes para 2018″.
Da Tribuna do Norte


Infraestrutura para Educação em Jardim do Seridó supera os 600 mil reais

Os investimentos no setor de Educação com a aquisição de mais dois ônibus escolares e a mobília para a educação infantil em Jardim do Seridó chegam a exatos R$ 608.635,00 (Seiscentos e oito mil, seiscentos e trinta e cinco reais). Os investimentos são frutos da adesão ao Plano de Ações Articuladas (PAR) do FNDE feito pela Prefeitura Municipal.

Os recursos financeiros já se encontram na conta da Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó. Na última sexta-feira (13), foram realizados os envios dos contratos e os números de empenhos para os devidos órgãos competentes.

Nos próximos dias estará em funcionamento em Jardim do Seridó a seguinte estrutura: dois ônibus do Programa Caminhos da Escola no valor de 400.880,00 reais (1 – Ônibus para 60 passageiros e 1 microônibus para 48 passageiros); 15 Projetores com lousa digital no valor de 27.375,00 reais; 26 aparelhos de ar condicionado, no valor de 21.780 reais; e uma infraestrutura de mobília para a Educação Infantil no valor de 158.600 reais.

“O município fez a adesão ao PAR, monitora o SIMEC através de projetos para poder ser contemplado com os programas de financiamento da Educação. Este processo requer planejamento, estudo da demanda situacional da educação do município de Jardim do Seridó. É a Educação crescendo, vencendo as dificuldades, limites e avançando na qualidade da educação pública de Jardim do Seridó”, destacou Marecilda Bezerra, secretária municipal de Educação.


Doenças ligadas à obesidade e ao sobrepeso custam R$ 3,5 bi aos cofres públicos

O tratamento de doenças relacionadas à obesidade e ao sobrepeso custam R$ 3,57 bilhões por ano aos cofres públicos. É o que revela pesquisa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), que fez o levantamento a partir dos atendimentos de ambulatório e internações pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O estudo usou dados da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde, referentes às doenças cardiovasculares, alguns tipos de câncer, diabetes, asma e osteoartrite de joelho e quadril.

A pesquisa começou no final de 2011 e durou seis meses. Não foram incluídos no levantamento gastos indiretos, como compra de remédios e licenças médicas, além de pacientes atendidos pela rede privada de saúde.


Primeira parcela dos recursos para construção da nova Prefeitura já está na conta do município

Os recursos financeiros para a primeira etapa da obra do Centro Cultural de Múltiplo Uso (Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó) no valor de R$ 229, 500,00 já foi liberado e se encontra na conta corrente da Prefeitura de Jardim do Seridó.

O valor total da obra é de R$ 510.000,00, conforme divulgação no Diário Oficial do Estado no último dia 6 de julho. A obra é fruto de um convênio firmado entre o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Fundação José Augusto e a Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó.

O processo já se encontra em fase de licitação e brevemente a empresa vencedora inicia a obra. A previsão para que sejam iniciados os trabalhos da nova prefeitura é para os primeiros dias do mês de agosto.

“A Administração de Mãos Dadas com o Povo em breve estará entregando a população Jardinense um prédio moderno e pronto para o futuro. No entanto, as características do antigo foram mantidas, um pedido dos Jardinenses atendido pela atual gestão”, declarou o secretário de Administração, João Eudes.


Henrique Alves propõe realização de sessão solene em homenagem ao Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales

Antes do recesso parlamentar na Câmara dos Deputados, o líder da bancada do PMDB, Henrique Eduardo Alves, propôs ao presidente Marco Maia a realização de uma sessão solene para reverenciar a memória do cardeal dom Eugênio de Araújo Sales.

Dom Eugênio de Araújo Sales nasceu em Acarí, no Rio Grande do Norte e faleceu no Rio de Janeiro aos 91 anos. A homenagem póstuma ao Arcebispo Emérito da Arquidiocese do Rio de Janeiro, falecido no último dia 9, será realizada após o recesso. A data ainda não foi definida.


Deputados têm até hoje para se filiar ao PEN

Dois deputados federais, Fernando Francischini (ex-PSDB-PR) e João Caldas (ex-PSDB-AL), já se filiaram ao Partido Ecológico Nacional (PEN).

Os criadores da nova legenda esperam conquistar a adesão de 10 deputados até esta quarta-feira.

Parlamentares de outros partidos que queiram ingressar numa nova legenda têm um prazo de 30 dias, contados a partir do registrado da nova sigla no TSE, para fazer a mudança sem serem enquadrados na regra da fidelidade partidária.

Um dos principais motes que o PEN pretende levantar em sua criação, será contra os pedágios cobrados nas estradas brasileiras.


15 de julho de 2012

Evangelho do dia (Marcos 6,7-13)

Naquele tempo, 7Jesus chamou os doze, e começou a enviá-los dois a dois, dando-lhes poder sobre os espíritos impuros. 8Recomendou-lhes que não levassem nada para o caminho, a não ser um cajado; nem pão, nem sacola, nem dinheiro na cintura. 9Mandou que andassem de sandálias e que não levassem duas túnicas. 10E Jesus disse ainda: “Quando entrardes numa casa, ficai ali até vossa partida. 11Se em algum lugar não vos receberem, nem quiserem vos escutar, quando sairdes, sacudi a poeira dos pés, como testemunho contra eles”. 12Então os doze partiram e pregaram que todos se convertessem. 13Expulsavam muitos demônios e curavam numerosos doentes, ungindo-os com óleo.


14 de julho de 2012

PRESIDENTE DO PMDB-RN REÚNE OS CANDIATOS DA COLIGAÇÃO “NATAL MERECE RESPPEITO”


O presidente do Diretório Regional do PMDB-RN e líder da bancada do partido na Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, vai se reunir na manhã deste sábado e no domingo com os candidatos a prefeito, vice e vereador pela coligação Natal Merece Respeito.

Neste sábado (14), o encontro, a partir da 9h, vai ser no auditório do hotel Praiamar, em Ponta Negra. Foram convidados para a reunião, além do candidato a prefeito pelo PMDB, deputado estadual Hermano Morais; o candidato à vice-prefeito, pastor Osório Jácome (PSC) e os demais candidatos na disputa proporcional para vereador.

O Ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho, entre outras lideranças dos partidos coligados, também participa do encontro com os candidatos. Cerca de 150 candidatos a vereador vão disputar a Câmara Municipal de Natal pelo PMDB, PR, PP, PSC, PSDC, PRTB e PMN nas duas coligações proporcionais que apoiam Hermano Morais.

No domingo (15), também às 9h, na Cidade da Esperança, vai ser a vez do lançamento oficial da campanha de Hermano Morais nas ruas de Natal. O encontro será na Loja Maçônica da Rua Rio Grande do Sul. “Vamos aproveitar a simbologia da data, 15 de julho, com o número do partido, o PMDB, e do candidato majoritário para darmos a largada na campanha de Hermano Morais”, disse o deputado Henrique Alves.

SANTANA – na agenda do fim de semana do deputado federal Henrique Eduardo Alves está uma visita, na tarde do sábado (14), ao município de Currais Novos. Henrique Alves participa do tradicional almoço de Santana, na fazenda Furna da Onça, do deputado estadual Ezequiel Ferreira de Souza (PTB-RN). Em seguida, o líder visita a Feirinha de Santana dentro das homenagens à padroeira de Currais Novos.


Grupo da oposição em Currais Novos se reuniu na Fazenda Furna da Onça nesta sexta-feira


O deputado Ezequiel Ferreira (PTB) reuniu a sua chapa em Currais Novos, o ex-prefeito Zé Lins (PR) e o vice João Gustavo (PT), na Fazenda Furna da Onça. Lideranças da oposição também compareceram em peso. A campanha da coligação “Força do Povo” vai começar após a Festa de Sant’Ana.

Presentes na Fazenda Furna da Onça, a vice-prefeita Milena Galvão (PMDB), o presidente da Câmara, Marinaldo Francisco (PTB), além dos vereadores Dadá do Hospital (PTB), Moreira do Fisco (PP), Eugênio Lins (PSB), Izinho Brandão (PSB), Ondon Júnior (PT)... Candidatos a vereador do PMDB, PSB, PT, PTB, PR, PSDB, PDT, PCdoB, compareceram. Neste sábado (14), na Feirinha de Sant’Ana, Ezequiel e Zé Lins vão receber aliados e lideranças estaduais.


13 de julho de 2012

Justiça julga improcedente representação do PSD de Amazan contra blogs de Jardim do Seridó

A representação por propaganda eleitoral antecipada ajuizada pelo PSD – Partido Social Democrático contra os blogueiros foi de que eles acompanhavam os terços e divulgavam amplamente em seus respectivos blogs. Os representados foram devidamente notificados.

Josimário Nunes, Gilvan Vilar de Albuquerque e Naquib Oliveira Libânio ofertaram defesa às fls. 118-131 aduzindo a inexistência de propaganda antecipada. Em audiência de instrução foi colhido o depoimento das testemunhas, tendo as partes se manifestado oralmente. O Ministério Público ofertou parecer na mesma oportunidade.

Sendo assim, a juíza entendeu que as matérias postadas pelos blogueiros: Josimário Nunes, Gilvan Cabral e Naquib Oliveira, cujas cópias se encontram acostadas ao processo, não contêm conteúdo eleitoral, narrando apenas detalhes da celebração. Em nenhuma matéria é mencionado o pleito eleitoral ou mesmo a pré-candidatura do representado Jocimar Dantas.

“Segundo consta na inicial, muitas pessoas participavam dos terços, entretanto, somente uma testemunha foi trazida a Juízo dizendo que efetivamente participou da celebração e que o representado fez um pedido de ajuda política. Esta mesma testemunha também informou que se tratava de um evento religioso com rezas e cânticos. Em face do exposto, julgo IMPROCEDENTE a presente representação eleitoral”, escreveu em sua sentença a juíza Janaína Lobo.

Do Blog: O Blog do Gilvan Cabral diz a verdade, pode acreditar!!!

Prefeito de Jardim do Seridó, padre Jocimar é inocentado de denúncia feita pelo PSD de Amazan

O PSD de Jardim do Seridó, presidido pelo ex-prefeito Edimar Medeiros recentemente denunciou o prefeito Pe. Jocimar Dantas (PMDB), por propaganda extemporânea. Pesava contra o prefeito-padre a denúncia de que ele estaria transformando seus terços em comícios, configurando propaganda eleitoral antes do prazo permitido, além de supostamente distribuir terços “verdes”, a cor predominante do partido do prefeito e candidato a reeleição. Na denúncia, o PSD chegou a denominar de “terçomícios”.

Durante a instrução processual foram ouvidas várias pessoas arroladas pelo representante. De todas as testemunhas arroladas pelo PSD, a única que disse ter participado de um evento foi Vanessa Néri de Oliveira. Ela informou que participou de um terço rezado pelo representado Jocimar e que houve pedido de ajuda política por parte do mesmo, lhe tendo sido oferecido um terço na cor verde, o qual não foi aceito. As demais, Eli Carlos, Maria de Fátima e Geraldo Azevedo disseram nunca ter participado de nenhum terço do padre Jocimar.

A juíza Janaina Lobo entendeu que o depoimento de uma única testemunha não se mostra suficiente a ensejar a condenação do representado, e nem ficou provado que a distribuição dos terços durante as rezas tenha tido qualquer conotação eleitoral, já que nenhum terço verde foi encontrado com o prefeito, inclusive durante o cumprimento de um mandato de busca e apreensão realizado pela Polícia Federal na sua residência pessoal. “Entendo que não restou suficientemente comprovado que o representado Jocimar Dantas de Araújo tenha realizado propaganda eleitoral fora do prazo legal ao fazer pregações religiosas nas casas das pessoas”, enfatizou. 

Amazan estreia com carreata neste sábado sua campanha em Jardim do Seridó

O candidato a prefeito de Jardim do Seridó, Amazan Silva (PSD) vai estrear sua campanha neste sábado (14). 

A coligação “União e Trabalho para o Progresso” promete fazer sua primeira carreata pelas ruas da cidade, durante a noite. 

A concentração será no Terminal Rodoviário e a saída está prevista para as 19 horas. Além de Amazan, os candidatos a vereador da coligação estarão presentes. Seu vice, Edimar Medeiros (PSD).

Prefeito Pe. Jocimar Dantas participa de novena da Festa de São Camilo de Léllis em Natal

O prefeito de Jardim do Seridó e candidato a reeleição padre Jocimar Dantas (PMDB) pela Coligação: É Nós de Novo Com A Força do Povo, participou na última quarta-feira (11) de uma novena da Festa de São Camilo de Léllis, padroeiro do Bairro de Lagoa Nova, em Natal. A noite foi dedicada aos jardinenses residentes na capital. Quem também marcou presença foi o candidato a vereador Ednaldo de Dr. Iron (PMDB).

Padre Jocimar aproveitou a oportunidade, para rever o seu irmão no sacerdócio, padre Valtair Lucas (Foto) e vários amigos da colônia jardinense que residem em Natal. “Foi um momento de grande confraternização entre as famílias de Jardim do Seridó que residem em Natal. Graças a Deus tive a felicidade de reencontrar velhos amigos e colocar o papo em dia sobre a terra de Nossa Senhora da Conceição”, disse padre Jocimar.

A Festa começou no dia 5/7 e será celebrada até amanhã, 14 de julho. A abertura aconteceu no dia 5, às 19h, com hasteamento da bandeira e missa, presidida pelo Padre André Martins. Desde o dia 6/7, diariamente, às 15h, está sendo rezado o Terço da Misericórdia; das 15h às 17h30, atendimento de confissões, e, às 19h30, missa, a cada noite presidida por um padre convidado.

Os festejos serão encerrados no dia 14, com duas celebrações eucarísticas, sendo a primeira às 9 horas, dedicada a idosos e enfermos, e a segunda às 19 horas. Neste ano, durante a festa será refletido o tema: “Igreja, casa e escola de comunhão”. A programação é coordenada pelo padre Valtair Lira Lucas.

Insultos e provocações vêm acirrando os ânimos políticos em Ouro Branco


Com a proximidade para as urnas de outubro próximo, aumenta o acirramento político entre cabos eleitorais em Ouro Branco. Desde de 1996, a cidade que tem 4.145 eleitores, não tinha uma campanha municipal tão acirrada. Por ser termo judiciário de Jardim do Seridó, tanto o promotor como a juíza da 23ª Zona Eleitoral precisa realizar uma visita “in loco” e se possível de surpresa, para conferir o que vem acontecendo em Ouro Branco.

As autoridades competentes precisam tomar alguma providência, antes que algo pior aconteça na então pacata cidade seridoense. Insultos, provocações e discursões vêm sendo a marca deste momento em Ouro Branco. O Grupo Tático de Combate (GTC) de Caicó já foi acionado para conter provocações até na Câmara Municipal. Em Ouro Branco, a disputa com fogos, que nas eleições de 1996 chegou a ser proibido na cidade, vem perturbando o sossego das pessoas que não gostam deste “tipo de campanha”.

E até a Festa da Colheita, uma tradição na cidade, vem sendo marcada por insultos e provocações entre os cabos eleitorais dos grupos. No início desta semana, na comunidade Lages, só deu tempo encerrar a missa que vem sendo realizada na Zona Rural, para uma briga chamar a atenção. Socos e discussões aconteceram nos pés do padre Carlos Henrique de Jesus, que tem atuado para que a Festa da Colheita aconteça como sempre aconteceu: na paz. 

O padre de Ouro Branco é competente e sério, e não se envolve em política. Ele já conversou com as duas coligações para tentar conter os ânimos exaltados com a disputa eleitoral. Na semana passada, cabos eleitorais de uma coligação, chegaram a insultar o candidato da outra coligação durante a missa na comunidade São Roque.