O deputado estadual Hermano Morais (PMDB) requer à presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte, na forma regimental, que seja realizada uma Audiência Pública, através do Centro de Estudos e Debates, às 14h do dia 12 de março do ano em curso relativa “A questão da seca no Rio Grande do Norte”.
A situação dos reservatórios hídricos do Rio Grande do Norte continua em estado grave. Dos 46 reservatórios monitorados pela Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), ao menos 12 já estão em colapso. A grave situação atinge, majoritariamente, as regiões do Seridó e do Alto Oeste. Cinco cidades estão hoje em colapso de abastecimento, e 11 municípios abastecidos por carros-pipa do Exército. Na ocasião, Hermano vai querer ouvir o governo do estado sobre as propostas para diminuição dos estragos.
O açude Gargalheiras hoje conta com pouco mais de 2% de sua capacidade hídrica. O açude é o único reservatório que ainda abastece os municípios de Currais Novos e Acari. O açude Dourado, que abastecia Currais Novos, está totalmente seco. A esperança dos curraisnovenses e acarienses é a construção de uma adutora de engate rápido para trazer água da barragem Armando Ribeiro Gonçalves, em Assú, mas a previsão é que só esteja pronta em 2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário