29 de maio de 2015

Conheça o SMS misterioso que faz seu iPhone reiniciar sozinho

Um novo bug no iOS surgiu nesta semana. Uma mensagem que combina palavras em inglês com caracteres em árabe e simbolos faz o iOS, sistema que roda nos smartphones da Apple, reiniciar o iPhone segundos após recebê-la. E, segundo relatos de usuários e de sites especializados como 9to5mac, o bug acontece sendo a mensagem enviada de um outro iPhone ou mesmo de um aparelho Android. 

O bug só funciona quando o iPhone está com a tela bloqueada. Quando o usuário está usando o aparelho, a mensagem maliciosa apenas trava o aplicativo de mensagens. 

Os primeiros relatos surgiram no Reddit. O usuário que postou a informação inclusive voltou ao fórum para dizer que a falha ocorre devido à forma com que as notificações processam o texto Unicode, o sistema de caracteres do iOS. O banner tenta rapidamente apresentar o texto recebido e, ao não conseguir, desiste, daí o travamento, explicou o usuário sickestdancer98 em um dos tópicos.

A Apple entrou em contato com alguns sites e explicou como resolver o problema e não ser vítima de amigos e conhecidos que possam ficar brincando com o bug. 

A primeira é mandar uma mensagem para a pessoa que enviou o texto malicioso, anulando sua eficácia, seja escrevendo, seja via Siri, ou ainda a partir do aplicativo de mensagens do Mac. Enviar um foto por meio do aplicativo Photos também permite ao usuário apagar o histórico do aplicativo de mensagens e, desta forma, quebrar a sequência de mensagens maliciosas. 
 Fonte: IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário