A Força Nacional de Segurança Pública (FN) completa 10 anos neste sábado (29). Inspirada no modelo da ONU de intervenção de paz para a resolução de conflitos, a FN consolida em uma década de existência o seu lema Preparados para Tudo, que exige a utilização de capacidades e recursos para atuar em situações diversas e complexas dentro do contexto de segurança pública do país. Assim, ela representa uma resposta do governo federal com o objetivo de reduzir a violência, a criminalidade e a insegurança.
A Força Nacional é um departamento da Secretaria Nacional de Segurança Pública – Senasp – do Ministério da Justiça, concebida como um Programa de Cooperação Federativa, que se desenvolve a partir de convênios entre a União e entes federativos. É composta por integrantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Perícia e Polícia Civil nos estados, que atuam de forma integrada em diversas operações.
Em Sergipe, na Operação Angicos, a Força Nacional apóia às atividades periciais e de identificação civil e criminal, bem como colhe e resguarda indícios ou provas da ocorrência de fatos ou de infração penal, atuando principalmente no atendimento aos locais de homicídios. Os peritos da Força Nacional atuam com técnicas de necropapiloscopia (prática de identificação de cadáveres com o uso de desenhos e impressões de digitais), pesquisa onomásticas (nomes) para a identificação de criminosos, confrontos papiloscópicos, locais de acidente de trânsito com vítima fatal, atendimento de micro-comparação balística, eficiência de arma de fogo e caracterização de munições.
Em comemoração à primeira década de atuação da Força Nacional, foi desenvolvida uma programação cujas atividades relataram a prestação de serviço das equipes da FN em todo o Brasil no período. Nesta sexta-feira (28) houve uma solenidade no salão negro do Ministério da Justiça, com entrega de medalhas para personalidades que marcaram a história de dez anos e o desenvolvimento da Força Nacional.
O Ministério da Justiça organizou uma exposição fotográfica com imagens marcantes da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A mostra, que seguirá até a sexta-feira, (05) foi baseada na história de ações de policiais militares, peritos, bombeiros e policiais civis que passaram pelo Departamento. Em paralelo, será realizada uma exposição de equipamentos e objetos da FN, no mesmo estacionamento, e estará disponível para a população nos dias 29 e 30.
O efetivo mobilizado da Força Nacional, além do comando, situado em Brasília, está hoje distribuído em operações nos seguintes estados: Goiás, Pará, Rondônia, Mato Grosso, Alagoas, Rio Grande do Norte, Bahia, Maranhão, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Acre, Amazonas, Roraima, Sergipe, Rio de Janeiro e no Distrito Federal, totalizando mais de mil profissionais, dentre estes, bombeiros militares do Grupamento de Busca e Salvamento, policias militares e civis e de perícia.
Fonte: Jornal de Hoje