18 de novembro de 2014

Pesquisa em revista aponta Natal como a melhor cidade do Nordeste para se viver e 13ª no Brasil


Natal foi eleita a melhor cidade para se viver no Nordeste e a 13ª do país, segundo uma pesquisa encomendada pela revista América Economia Brasil ao Delta Economics & Finance. A iniciativa acabou originando o primeiro “Índice das Melhores e Maiores Cidades Brasileiras”, o BCI100. 

Para definir o índice, a pesquisa analisou, nas 100 grandes cidades do país, um conjunto de 77 atributos distribuídos em dez categorias distintas: geral, governança, bem-estar, econômico, financeiro, domicílio, saúde, educação, segurança e digital. 

A cidade de Santos, no litoral paulista, é a líder do ranking, apresentando o terceiro melhor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e a sexta maior renda per capita. Santos se destacou no quesito “Educação”, e ficou em segundo lugar em “Saúde”. 

Já a capital potiguar se destacou no quesito “Finanças” e se manteve na média na área de “Saúde”. Blumenau (SC) e Belo Horizonte (MG) ficaram em 2º e em 3º lugares, respectivamente. A segunda melhor cidade do Nordeste, de acordo com o BCI100, é Salvador (BA), que ficou com o 27º lugar do Ranking geral, seguida por Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, no 37° lugar do ranking. 

O objetivo da pesquisa foi desenvolver um raio-x de cada grande cidade para que as necessidades de cada local sejam identificadas e percebidas pelos seus próprios habitantes, visto que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 60% da população estará vivendo em cidades no ano de 2030. 
Fonte: jornal de Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário