27 de julho de 2014

Drone encontra em 20 minutos idoso de 82 anos perdido há 3 dias


Após três dias de buscas fracassadas envolvendo helicópteros, cães de resgate e voluntários, levou apenas 20 minutos para uma aeronave drone localizar um senhor de 82 anos que estava perdido no estado americano do Wisconsin. 

De acordo com o site “Ars Technica”, a descoberta do idoso se deu em uma área de lavoura e matas e aconteceu no calor de uma discussão entre reguladores de voo e operadores e aficionados por drones, sendo que o mais recente ponto de atrito tinha sido justamente missões de busca e resgate. A empresa texana de salvamentos EquuSearch, por exemplo, que tinha sido fechada em fevereiro com base em regulamentos da agência americana FAA (Federal Aviation Administration), reabriu suas portas na sexta-feira (18/7) após uma vitória nos tribunais.

“Na disputa judicial, não foram apresentados argumentos sólidos demonstrando que o uso humanitário de aeromodelos seja ilegal. Não posso prever o que a agência [FAA] fará, mas espero que eles abracem a causa deste uso benéfico e seguro da tecnologia”, disse ao site Brendan Schulman, advogado da empresa. 

David Lesh, o operador do drone que achou o idoso Guillermo DeVenecia (foto à esquerda), disse que estava dando a última varrida na área de buscas perto da cidade de Fitchburg, quando detectou um homem meio trôpego e aparentemente desorientado caminhando em um campo aberto. O velho senhor, que sofre de demência, foi encontrado vivo às 13h no sábado (19/7) em uma lavoura de soja por um drone equipado com uma câmera frontal de monitoramento. 

Um exame médico revelou que DeVenecia estava apenas levemente desidratado após vagar potr três dias. Ele, porém, achava que tinha saído apenas por algumas horas para uma curta caminhada. Schulman argumenta que “a descoberta deste homem em Wisconsin valida o prosseguimento de nossas atividades de voo no Texas, referentes ao caso da EquuSearch”. 
Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário