18 de janeiro de 2013

Começam as inscrições para o Programa Universidade Para Todos 2013


As inscrições para o processo seletivo 2013 do Prouni (Programa Universidade Para Todos), que oferece bolsas de estudos em faculdades particulares, começam nesta quinta-feira (17) no site do programa. O prazo termina no próximo dia 21. Para se inscrever, é preciso utilizar o número de inscrição e senha cadastrada para acesso ao sistema do Enem 2012, além do CPF.

Podem se inscrever no Prouni estudantes que fizeram o ensino médio integralmente em escola pública ou que tenham sido bolsistas em instituição de ensino particular (também de forma integral). Os candidatos não podem possuir outro diploma de ensino superior nem estar matriculados em nenhuma faculdade.

Portadores de deficiência e professores da rede pública de ensino também podem se inscrever. As inscrições para os professores estão restritas aos cursos de licenciatura para formação na educação básica. 

Os candidatos poderão escolher até duas opções de curso em instituições de ensino superior conveniadas de todo o País. Leva a vaga quem tiver as maiores notas em cada curso. Caso um estudante não tenha nota suficiente para preencher a sua primeira opção de curso, ele passa a concorrer à segunda opção.

Para este ano, o MEC (Ministério da Educação) aumentou a nota mínima exigida dos candidatos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2012. Só poderá pleitear uma vaga no Prouni quem fez pelo menos 450 pontos no exame e não zerou a redação. Em 2012, a nota de corte foi de 400 pontos.

O Prouni oferece bolsas de estudo integrais para estudantes com renda per capita familiar de até 1,5 salário mínimo por mês e parciais de 50%, para os estudantes com renda de até 3 salários mínimos por pessoa. Para o primeiro semestre de 2013, o Prouni oferece 144.629 bolsas sendo 92.223 integrais e 45.416 parciais. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário