8 de outubro de 2014

Descubra aqui quais são os sete passos para quem vai financiar um imóvel


Para ajudar o mutuário a contrair um financiamento imobiliário sem maiores sobressaltos, a Estrutura Consultoria, correspondente imobiliário da Caixa Econômica, lança este mês uma cartilha com dez dicas referentes à compra de imóvel via empréstimo. 

“Não tínhamos pesquisa nem sistema e, agora que completamos dez anos, conseguimos identificar as principais dúvidas dos clientes”, afirma Bruno Teodoro, diretor da empresa. 

Segundo Teodoro, os dois maiores problemas enfrentados pelos mutuários surgem quando a compra é feita por emoção e não conta com programação financeira. 

“Infelizmente, acontece com muita frequência a pessoa agir por impulso, sem antes verificar todos os gastos que terá com a casa, mas apenas o que aparece na propaganda como parcela.” 

A cartilha, ainda sem data de lançamento específica, estará disponível na internet e nos estandes de vendas da empresa. Nós reunimos as dicas em sete passos: 

1. Pesquisa 

Pesquise bem antes de fechar o negócio. Procure saber a idoneidade de quem está vendendo e verifique a documentação da construtora. Você pode também buscar, com amigos e conhecidos, referências sobre a empresa, se outros imóveis seus foram entregues na data prevista, respeito às cláusulas do contrato e qualidade das unidades.  
2. Orçamento 1 

 Orçar preços de diferentes empreendimentos na região escolhida: inclusive checando o valor do metro quadrado. 

3. Orçamento 2 

Tenha certeza na hora de fechar o negócio sobre o valor total de sua compra. Segundo Teodoro, muitas pessoas compram por impulso, sem se informar de quanto será o gasto total mensal e final, pois, além das parcelas, algumas construtoras cobram taxa da entrega de chaves e valores anuais, entre outros. 

4. Bancos e taxas 

Verifique o banco financiador da obra: as taxas cobradas por ele podem ser, por exemplo, maior do que as cobradas pelo seu banco. Os sites das instituições disponibilizam simuladores, e você também pode ir às agências e pedi-los. Caso a melhor proposta não seja a do seu banco, vale começar um relacionamento, o que ajuda bastante na negociação. Quanto mais relacionamentos, mais vantagens. 

5. Planeje-se 

Fazer as contas para identificar se as parcelas — durante a obra, no caso do imóvel na planta, e após a entrega das chaves — estão compatíveis com a renda familiar. 

6. Documentos

Separar uma parte do salário para pagamento das despesas extras com documentação, como a escritura do imóvel. O diretor lembra que estes são valores que passam desapercebidos no planejamento, mas que depois podem faltar. 

7. Pós compra 

Após toda esta pesquisa, fechar o negócio sem esquecer da conservação do bem. Afinal, os primeiros meses prometem gastos com decoração e montagem da casa. Ou seja, não esqueça de incluir isso no orçamento. 
Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário