29 de novembro de 2014

Força Nacional completa 10 anos e possui atuação no Rio Grande do Norte


A Força Nacional de Segurança Pública (FN) completa 10 anos neste sábado (29). Inspirada no modelo da ONU de intervenção de paz para a resolução de conflitos, a FN consolida em uma década de existência o seu lema Preparados para Tudo, que exige a utilização de capacidades e recursos para atuar em situações diversas e complexas dentro do contexto de segurança pública do país. Assim, ela representa uma resposta do governo federal com o objetivo de reduzir a violência, a criminalidade e a insegurança.

A Força Nacional é um departamento da Secretaria Nacional de Segurança Pública – Senasp – do Ministério da Justiça, concebida como um Programa de Cooperação Federativa, que se desenvolve a partir de convênios entre a União e entes federativos. É composta por integrantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Perícia e Polícia Civil nos estados, que atuam de forma integrada em diversas operações. 

Em Sergipe, na Operação Angicos, a Força Nacional apóia às atividades periciais e de identificação civil e criminal, bem como colhe e resguarda indícios ou provas da ocorrência de fatos ou de infração penal, atuando principalmente no atendimento aos locais de homicídios. Os peritos da Força Nacional atuam com técnicas de necropapiloscopia (prática de identificação de cadáveres com o uso de desenhos e impressões de digitais), pesquisa onomásticas (nomes) para a identificação de criminosos, confrontos papiloscópicos, locais de acidente de trânsito com vítima fatal, atendimento de micro-comparação balística, eficiência de arma de fogo e caracterização de munições. 

Em comemoração à primeira década de atuação da Força Nacional, foi desenvolvida uma programação cujas atividades relataram a prestação de serviço das equipes da FN em todo o Brasil no período. Nesta sexta-feira (28) houve uma solenidade no salão negro do Ministério da Justiça, com entrega de medalhas para personalidades que marcaram a história de dez anos e o desenvolvimento da Força Nacional.

O Ministério da Justiça organizou uma exposição fotográfica com imagens marcantes da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A mostra, que seguirá até a sexta-feira, (05) foi baseada na história de ações de policiais militares, peritos, bombeiros e policiais civis que passaram pelo Departamento. Em paralelo, será realizada uma exposição de equipamentos e objetos da FN, no mesmo estacionamento, e estará disponível para a população nos dias 29 e 30. 

O efetivo mobilizado da Força Nacional, além do comando, situado em Brasília, está hoje distribuído em operações nos seguintes estados: Goiás, Pará, Rondônia, Mato Grosso, Alagoas, Rio Grande do Norte, Bahia, Maranhão, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Acre, Amazonas, Roraima, Sergipe, Rio de Janeiro e no Distrito Federal, totalizando mais de mil profissionais, dentre estes, bombeiros militares do Grupamento de Busca e Salvamento, policias militares e civis e de perícia.
Fonte: Jornal de Hoje

Em Natal, PSD reúne mulheres do Nordeste para discutir participação feminina na política


O papel da mulher na política e na sociedade foi discutido na manhã deste sábado no Encontro Regional do PSD Mulher – Região Nordeste, realizado em Natal. Com a presença de mais de 100 mulheres representantes de todos os estado nordestinos, o evento contou com a participação das coordenadoras nacional e estadual do PSD Mulher, Alda Marco Antônio e Julianne Faria, respectivamente. 

Com menos de três anos de criação, o PSD está estruturando seus segmentos partidários e, por isso, as coordenações de mulheres estão se organizando e se estabelecendo em todo o País. A ideia é que, até março do próximo ano, sejam implantados os diretórios das mulheres em todos os municípios onde já existam diretório ou comissão provisória do partido. 

Para isso, as participantes do encontro regional têm a responsabilidade de reproduzirem o evento em seus estados de origem para dar início ao trabalho de implantação do segmento feminino do PSD nos estados e municípios. “As mulheres são apenas 10% das filiações partidárias e 10% do total de candidatos eleitos. Ainda é muito pouco. Precisamos incentivar a entrada da mulher na política”, ressalta Alda Marco Antônio. 

A coordenadora de Mulheres do PSD-RN, Julianne Faria, destacou o papel pioneiro das mulheres potiguares, como Alzira Soriano, a primeira mulher eleita prefeita no Brasil, em 1928, no município de Lajes. “As mulheres têm papel fundamental na política e na sociedade, mas ainda participam pouco. Temos que nos inspirar nessas guerreiras potiguares que também são responsáveis por abrir caminho para nós”, destacou Julianne Faria.

Diretório Estadual do PSB é extinto por não conseguir 5% dos votos na última eleição


O Diretório Estadual do PSB no Rio Grande do Norte, que tem como presidente a vice-prefeita de Natal Wilma de Faria, foi dissolvido por determinação da Executiva Nacional. O motivo: não conseguiu atingir 5% dos votos válidos para deputado federal na última eleição no Estado – a deputada federal Sandra Rosado, candidata da sigla, não conseguiu se reeleger para o cargo. 

Com a decisão da Executiva Nacional, a partir de agora, o Diretório Estadual do partido no Estado passará a funcionar na condição de Comissão Provisória, até que o PSB se reestruture para eleger um ou dois deputados federais nas eleições de 2018. 

O mesmo procedimento foi adotado em outros Estados, inclusive o Rio de Janeiro onde mesmo o partido tendo elegido o ex-jogador Romário para o Senado da República, o partido não atingiu os 5% dos votos e o Diretório Estadual também foi dissolvido. 

Segundo informa o Primeiro Secretário do PSB, Genildo Pereira, “a presidente da legenda Wilma de Faria recebeu a decisão com tranquilidade, até porque ela participa das decisões da cúpula partidária por pertencer à Direção Nacional do PSB”. 

O secretário Genildo Pereira acrescentou que a orientação a partir de agora é trabalhar intensamente para reestrutura e fortalecer o PSB no Rio Grande do Norte através de encontros, reuniões, palestras e campanhas de novas filiações, inclusive com vistas ao próximo pleito que acontecerá em 2016. 

O PSB do RN tem apenas uma representante no Congresso Nacional: a deputada Sandra Rosado, que não conseguiu se reeleger no pleito de outubro. Ela teve apenas 3,26% dos votos válidos no pleito, o que representou pouco mais de 51 mil votos. 

Na Assembleia Legislativa, o PSB tem a presença da deputada Márcia Maia, Tomba Faria e Larissa Rosado. Os dois primeiros reeleitos, enquanto a mossoroense não conseguiu sua reeleição.
Fonte: Jornal de Hoje

Barrichello conquista pole em Curitiba e dá passo importante ao título da Stock Car


Rubens Barrichello conquistou uma vantagem importante na luta pelo título em Curitiba. O piloto da Full Time voou na parte final da classificação deste sábado (29) e vai sair na pole pela segunda vez na temporada 2014. Daniel Serra vai dividir com o veterano a primeira fila. Entre os rivais pela taça mais próximos, Cacá Bueno é terceiro, enquanto o vice-líder Átila Abreu larga em quarto. Confira como foi a classificação da Stock car neste sábado em Curitiba O primeiro grupo para fase inicial da classificação desta tarde de sábado (29) em Curitiba foi à pista puxado por Sergio Jimenez, um dos oito postulantes ao título. Mas os primeiros movimentos ainda mostravam tempos altos. 

O próprio Jimenez começou sua jornada ainda com 1min22s638. Mas logo foi superado por Felipe Fraga, Raphael Matos e Valdeno Brito. Destes, apenas o jovem piloto da Vogel estava em 1min19s587 - apesar de um susto com uma escapada. Só esses tempos logo também caíram.

O vice-líder do campeonato, Átila Abreu, surgiu nos minutos finais muito forte e aí não demorou a entrar na casa de 1min18s699. Daniel Serra se colocou logo em segundo, a 0s115 do sorocabano. Ricardo Maurício também apareceu rápido e foi para terceiro, 0s159 atrás do líder. 

Aí vieram os quatro candidatos à taça: Cacá Bueno, Thiago Camilo, Rubens Barrichello e Allam Khodair - este último conseguiu dar cinco voltas, na tentativa de escalar o pelotão. Os demais usaram apenas três giros para conseguir os tempos. 

Marcos Gomes se classificou em oitavo, uma posição melhor que Valdeno Brito. Também na briga pelo campeonato, Júlio Campos ainda se garantiu em décimo e ficou no limite da degola. Também candidatos, Sergio Jimenez e Antônio Pizzonia ficaram de fora da disputa pela fase final da classificação. No fim, os tempos não melhoraram. 

Assim sendo, a lista da superpole para a disputa da pole ficou assim: Átila, Serrinha, Maurício, Cacá, Camilo, Burtin, Barrcihello, Khodair, Marcos Gomes e Lapenna.
Fonte: MSN

Projeto de Rogério, Pró-Sertão incrementa economia do Seridó com R$ 1,6 milhão


O Programa de Industrialização do Interior, o Pró-Sertão, está incrementando a economia do Seridó potiguar com até R$ 1,6 milhão. Este é o valor investido na região por apenas um dos parceiros do projeto, a Guararapes, gigante do setor têxtil. O valor comprova a importância da iniciativa para a economia do Estado, principalmente por gerar emprego e renda nos pequenos municípios do RN.

A cifra foi revelada pelo diretor industrial da Guararapes, Jairo Amorim, durante a segunda edição do Seminário Técnico do Pró-Sertão, realizado semana passada, em Parelhas. O executivo apresentou as metas do grupo, revelando que a expansão das lojas da Riachuelo está diretamente relacionada ao incremento da produção industrial. 

“O Pró-Sertão veio para mudar por completo a realidade do Estado. É um projeto de fundamental importância para o desenvolvimento da nossa região, levando emprego e renda para cidades onde não havia oportunidades. E o que estamos vendo hoje é apenas o começo de uma verdadeira revolução”, disse o deputado federal eleito Rogério Marinho, criador do projeto. 

Em apenas um ano, o Pró-Sertão já conta com 69 facções cadastradas, gerando mais de 1,2 mil empregos diretos. O programa foi idealizado por Rogério Marinho durante sua passagem pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e foi viabilizado graças a parceria firmada entre a Fiern, o SEBRAE e as empresas do setor, como a própria Guararapes. 
Com informações da Agência SEBRAE.

Governadora recebe homenagem em formatura do Proerd


A Governadora Rosalba Ciarlini prestigiou, na manhã deste sábado (29), a cerimônia de formatura dos alunos do Proerd, Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. A cerimônia aconteceu no Estádio Nélio Dias, na Zona Norte de Natal, e contou com a presença de autoridades como o Governdor eleito, Robinson Faria, Secretário de Segurança, Eliéser Girão, Deputado Federal, Antônio Jácome, Comandante da Policia Militar, Coronel Araujo, entre outros. 

Até 2010, o Proerd só existia em Natal. Desde o início de sua gestão, a Governadora levou o Programa a 52 municípios, num ato de reconhecimento da importância do combate às drogas em todo o Rio Grande de Norte. "Queremos chegar aos 167 municípios potiguares e ver todas as nossas crianças dizendo não às drogas e sim à vida. Parabéns, jovens. Vocês são os nossos campeões!", declarou a Chefe do Executivo. 

A solenidade de formatura foi referente ao segundo semestre de 2014, e contou com 8000 formandos de 9 a 12 anos, vindos de escolas públicas e privadas dos municípios de Natal e Parnamirim. Outros 30 mil alunos das diferentes regiões do estado terão suas formaturas acontecendo no dia 15 de dezembro deste ano.

A Comandante do Proerd, Coronel Margarida, falou da importância da realização do Programa não só para a cidadania dos jovens, mas para toda a sociedade potiguar. "Quanto mais informados e conscientes estiverem os nossos jovens, melhor será a segurança pública do Rio Grande do Norte", disse.

Durante o evento, a Governadora foi homenageada com placa "Amiga da Criança", em reconhecimento a sua contribuição no trabalho de combate às drogas no Rio Grande do Norte.

TRT-RN: Show de estudantes encerra atividades do PTJC em 2014


O vai e vem nos bastidores, a expectativa na platéia que lotou o auditório da Escola de Governo, no Centro Administrativo, em Natal, se misturou à ansiedade dos alunos artistas e dos professores orientadores no show de criatividade que emocionou a todos e marcou o encerramento das atividades do Programa Justiça, Trabalho e Cidadania desse ano. 

Dez apresentações de música, teatro e poesia resumiram o aprendizado de um ano sobre direitos trabalhistas ensinados por juízes, procuradores, advogados e professores nas escolas estaduais Ana Júlia Mousinho, Walfredo Gurgel, Edgar Barbosa, Manoel Vilaça e Francisco Ivo. 

“Vocês estão de parabéns, porque eu estudei a minha vida inteira em escola pública e não tive essa oportunidade. Estou feliz de ver que o PTJC cresceu e se fortaleceu e eu agradeço a vocês a sorte de participar dessa culminância”, disse o desembargador Eridson Medeiros, que representou o Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Norte (TRT-RN) na solenidade. 

Em 2014, o programa atendeu mais de 2 mil alunos de cinco escolas em seus três turnos. O Programa Justiça, Trabalho e Cidadania é uma iniciativa da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), criada em 2004, com o objetivo de levar noções de Direito do Trabalho a alunos de escolas públicas. 

No Rio Grande do Norte, o PTJC é realizado pela Associação dos Magistrados do Trabalho (Amatra21), em parceria com o TRT-RN, o Ministério Público do Trabalho, a OAB/RN, a Associação dos Advogados Trabalhistas (Anatra) e a Secretaria de Estado da Educação e Cultura. 

“Esse programa realmente tem um papel transformador, não apenas para o cidadão, mas também para nós juízes, procuradores, advogados, servidores públicos, nos permitindo sentir o drama do trabalhador, da família, do aluno, mexendo com a nossa sensibilidade”, reconheceu a juíza Simone Medeiros Jalil, que coordena o PTJC ao lado das juízas Rachel Vilarim e Maria Rita Manzarra.

População participa da abertura da festa da excelsa padroeira de Jardim do Seridó






Ocorreu na noite desta sexta-feira, dia 28, a abertura da Festa de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Jardim do Seridó. Às 19 horas aconteceu procissão saindo do Santuário do Sagrado Coração de Jesus com a Bandeira da Festa em direção a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Na ocasião, o Padre Emanuel Medeiros de Araújo hasteou a Bandeira e celebrou a Santa Missa no templo que ficou tomado de fiéis. 

Nas suas palavras iniciais, o sacerdote falou sobre o tema: “Maria, Imaculada Mãe da Igreja” que será vivido durando os novenários e dos 160 Anos da Proclamação do Dogma da Imaculada Conceição. “Exaltemos os nossos corações de alegria para celebrarmos mais uma festa da excelsa padroeira, Nossa Senhora da Conceição”, disse Padre Emanuel. E acrescentou: “Durante este período vamos rezar também para que tenhamos um próximo ano bom de inverno”. 

Neste sábado (29), às 7 horas da manhã teve Santa Missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Às 19h30 acontecerá primeira novena da Festa. Tema: As alegrias de Maria: a Anunciação e Encarnação (Mt 1,18). Noite dedicada ao Setor Juventude e Setor Missionário Santa Teresinha. Após a novena, Leilão de Doces no Pavilhão e música ao vivo com o Grupo Entre Amigos. A Festa será concluída no dia 8 de dezembro. Até lá haverá uma extensa programação de eventos religiosos e sociais.

28 de novembro de 2014

Vereadores de Natal aprovam benefícios para servidores da Saúde‏


Em primeira votação e em regime de urgência, o Plenário da Câmara Municipal de Natal aprovou na sessão ordinária desta quarta-feira (26) um Projeto de Lei Complementar encaminhado pelo Executivo que dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos profissionais da área da Saúde e regulamenta as gratificações específicas do setor. 

O texto, que recebeu parecer favorável das comissões técnicas da CMN, garante reajuste dos valores das gratificações da Equipe Estratégica de Saúde da Família (GSF) e de Especialidades Odontológicas (GEO), criação de gratificação específica para cargos administrativos no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), entre outros benefícios. 

“Trata-se de uma importante conquista dos servidores públicos, visto que a proposta que acaba de ser acatada melhora os vencimentos de diversos cargos de representação da Saúde. Estamos ampliando o diálogo entre Prefeitura e representantes da categoria, transformando as discussões existentes na área em ações viáveis, para avançarmos cada vez mais”, afirmou o líder da bancada do governo na Casa, vereador Júlio Protásio (PSB), lembrando que o PL retorna à pauta de votação na próxima terça-feira (2). 

A vereadora Amanda Gurgel (PSTU) comemorou a aprovação da matéria. “Quero parabenizar os trabalhadores por esta vitória, que foi fruto da incansável luta e intensa mobilização. Ofertar a sociedade serviços públicos de qualidade é uma das nossas prioridades, além do fortalecimento dos movimentos sociais que são fundamentais neste processo”, destacou. 

Amanda Gurgel, por sua vez, apresentou uma matéria aprovada por unanimidade, que versa sobre o afastamento remunerado de servidoras municipais vítimas de violência sexual, familiar ou doméstica. Também foi aprovado projeto do vereador Ubaldo Fernandes (PMDB) que estabelece a acessibilidade aos candidatos surdos nos concursos públicos a serem realizados na capital potiguar.
Fonte: Jornal de Hoje

Wilma de Faria assume a Prefeitura do Natal por 10 dias


Numa solenidade simples, a vice-prefeita Wilma de Faria assumiu interinamente a Prefeitura do Natal, na manhã desta quinta-feira (27), no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão, em substituição ao prefeito Carlos Eduardo, que pediu afastamento por 10 dias para tratar de assuntos particulares. Ele reassumirá a função no dia 8 de dezembro. A transmissão do cargo foi feita pelo presidente da Câmara Municipal de Natal (CMN), Albert Dickson. O vereador deu boas-vindas à vice-prefeita e colocou o legislativo municipal à disposição de Wilma de Faria. 

Na ocasião, a vice-prefeita elogiou a gestão de Carlos Eduardo, e disse que nos próximos 10 dias vai procurar complementar o trabalho do prefeito ou mesmo auxiliar os secretários nas demandas administrativas da gestão. “Vamos receber as pessoas que nos procurarem, seja a população, servidores ou secretários. A vice-prefeita procura complementar o trabalho do prefeito e auxiliá-lo administrativamente”, assinalou a gestora. 

De acordo com Wilma de Faria, não houve recomendação especial do prefeito Carlos Eduardo. Ela vai cumprir a agenda programada, que inclui reuniões sobre as obras em execução e as que estão por vir, além da manutenção dos serviços essenciais, como os da área da saúde. “Estamos aqui também para decisões emergenciais”, ressaltou.

Ricardo Motta é eleito Parlamentar da Legislatura e Kelps Lima Parlamentar do Ano


Os jornalistas que atuam nos jornais, rádios, TVs, blogs e sites e que cobrem diariamente as atividades da Assembleia Legislativa elegeram hoje (27) como Parlamentar da Legislatura o presidente da Casa, deputado Ricardo Motta (PROS), e como o Parlamentar do Ano o deputado Kelps Lima (SDD). 

Votaram 30 jornalistas. O presidente Ricardo Motta obteve 25 votos e Kelps Lima, 18 votos. A eleição se realiza desde o ano de 1972, quando o primeiro eleito pelos jornalistas foi o ex-deputado Roberto Furtado. Desta vez, por ser o último ano da atual legislatura, além do Parlamentar do Ano os profissionais da imprensa elegeram também o da Legislatura. 

A eleição é organizada pelo Comitê de Imprensa da Casa, presidido pelo jornalista Oliveira Wanderley. “Os jornalistas escolhem aqueles que, na sua visão, tiveram um destaque durante o ano e nesta edição, na legislatura atual”, afirmou. 

Ricardo Motta agradeceu o reconhecimento da imprensa e disse que dividia a escolha com todos os colegas parlamentares. “Recebo a escolha dos jornalistas que integram o Comitê de Imprensa com muita humildade e, ao mesmo tempo, com muita responsabilidade. Quero agradecer o reconhecimento e dividir com todos os meus colegas deputados e deputadas. Agradecer também o apoio da Mesa Diretora às ações administrativas, sociais, institucionais e aos trabalhos legislativos. A escolha como Parlamentar da Legislatura é um incentivo para continuar trabalhando em favor do Rio Grande do Norte". 

Kelps Lima disse que a escolha foi uma grande honra: “Quero agradecer aos jornalistas e também aos colegas da Casa que aprovaram projetos importantes. Este ano me dediquei muito à atividade parlamentar. Conseguimos aprovar projetos importantes, como as quatro emendas na constituição, dois projetos de lei e isso só nos estimula a tentar no próximo ano fazer um trabalho ainda melhor”.

Aumento de repasse da União ao FPM conduz pronunciamento de Hermano Morais


A aprovação da Proposta de Emenda à Constituição 426/14, que aumenta em um ponto percentual o repasse da União ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM), foi o fio condutor do pronunciamento feito pelo deputado estadual Hermano Morais (PMDB) na manhã desta quinta-feira (27) no plenário da Assembleia Legislativa. Com a aprovação, a partir de 2016, o fundo que é dividido entre as prefeituras passará a receber 24,5% do produto líquido da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). 

“Parabenizo o presidente da Câmara Federal, deputado federal Henrique Eduardo Alves, pelo empenho em levar essa matéria à pauta e pela aprovação. Essa reivindicação acontece para compensar a queda registrada nos últimos anos. Provocada pela desaceleração da economia, medidas econômicas tomadas pelo governo e com isso diminuindo os valores repassados aos municípios”, disse. 

Em aparte, o deputado Tomba Farias (PSB) parabenizou a abordagem e destacou as dificuldades enfrentadas pelos municípios potiguares. “Soube que pouco mais de 15 terão condições de pagar a folha e o décimo terceiro salário a seus servidores”, destacou. 

Hermano Morais classificou a aprovação da PEC como um “alento”, na expectativa de amenizar as dificuldades financeiras de 100, de um total de 164 municípios do Rio Grande do Norte. “Esperamos uma grande reforma tributária que torne mais justa a distribuição dos recursos muito concentrado nas mãos da União”, finalizou.

Aberta a 4ª Feira de Negócios de Parelhas


Várias autoridades prestigiaram a abertura da Fenepar - Feira de Negócios de Parelhas, na noite dessa quarta-feira (27), no Clube Acampar. A Feira, que reúne empresas expositoras regionais e nacionais, acontece pelo quarto ano consecutivo e já é considerada um dos maiores eventos empresariais do interior do Estado. 

A Fenepar tem destaque também para expositores institucionais que desenvolvem durante os três dias programações de palestras e cursos. Salão de veículos, exposição fotográfica, palco cultural, passarela para desfiles, praça de alimentação e parque de diversões completam a estrutura do evento. 

Após a benção conduzida pelo padre João Júnior, aconteceu a solenidade de abertura, que contou com a presença do prefeito de Parelhas, Francisco Medeiros, do diretor-superintendente do Sebrae, Zeca Melo, do representante da FIERN, Marcelo Porto, do diretor do Senai, Francinaldo Antônio, vereadores, secretários municipais e representantes da Associação dos Ceramistas e da CDL de Parelhas. 

O prefeito destacou a iniciativa da Associação de Caminhoneiros de realizar um evento de negócios em Parelhas. Rejane Assis, coordenadora do evento, agradeceu às instituições e aos expositores que acreditaram no projeto e viabilizaram a realização da Fenepar. 

O evento acontece paralelo à 34ª Festa dos Caminhoneiros. Ainda na noite de ontem foi realizada a eleição da Rainha dos Caminhoneiros Mirim e o desfile “Mostra Sua Moda”. Já a eleição da Rainha dos Caminhoneiros acontece na sexta-feira (28).

27 de novembro de 2014

Menino é queimado pela madrasta por deixar casa desarrumada


Um menino de nove anos teve parte das costas queimada com água quente, no bairro Tomba, em Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador. A polícia chegou até a casa da criança, na terça-feira (25), após uma denúncia anônima. De acordo com a DAI (Delegacia do Adolescente Infrator), a madrasta do garoto, teria queimado o menino, na última quinta-feira (20), por ter encontrado a casa desarrumada e sentir falta de um perfume. 

“Ela agredia a criança e não socorreu depois que o queimou. Além de agredi-lo, ela proibia o menino de sair de casa.” 

Ainda segundo a DAI, Carla Matias Vieira, de 27 anos, disse ao pai da criança, que já teria levado ele ao hospital, mas que lá o menino teria o risco de pegar uma infecção.

“Desde quinta-feira, a criança estava presa em casa sem nenhum socorro. Ela sempre deixava o menino sozinho.” 

Em depoimento à polícia, o pai contou que não levou o garoto ao médico porque a mulher tem curso técnico de enfermagem e saberia cuidar dele. Ele foi indiciado por omissão de socorro e responderá em liberdade. 

Carla foi indiciada por tortura, cárcere privado e omissão de socorro. Após ser ouvida pela polícia, ela foi encaminhada para o Conjunto Penal de Feira de Santana. 
Fonte: R7

TRT-RN recebe estudantes de Direito da UnP/Mossoró


Estudantes do 6º período do curso de Direito da UNP de Mossoró conheceram as instalações e o funcionamento do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Norte, nesta quarta-feira (26). 

“Com essa visita foi possível conhecer o TRT de perto e aprender ainda mais sobre a Justiça do Trabalho. Todas as informações obtidas foram muito importantes”, disse o aluno Gilberto Menezes. Para o professor Glauber Soares, a visita ao Tribunal Regional do Trabalho vai ajudar no desempenho dos alunos em sala de aula. 

“A intenção é justamente fazer com que os estudantes vivenciem, na prática, a Justiça do Trabalho e possam entender melhor o seu funcionamento. Atividades como essa auxiliam no aprendizado e também em uma possível decisão futura dentro da carreira do direito”, avaliou.

Secretário apresenta relatório situacional da Saúde ao governador eleito


Na noite desta quarta-feira (26), o secretário de Saúde do Estado, Luiz Roberto Fonseca, apresentou o diagnóstico da saúde no Rio Grande do Norte ao governador e vice-governador eleitos, Robinson Faria e Fábio Dantas, respectivamente, e à equipe de transição. Por quase quatro horas, o gestor apresentou dados contidos no relatório situacional, que contém mais de mil páginas, elaborado em conjunto com coordenadores, diretores de hospitais e de unidades de referência. 

“Mostramos a situação da Secretaria com era, como está e qual perspectiva de chegar dentro da realidade do Plano Plurianual, onde houve estagnação e onde não houve efetivamente melhoria e o mais importante: o diagnóstico, as causas. Esse relatório será entregue também à governadora Rosalba Ciarlini, Tribunal de Contas do Estado, Tribunal de Contas da União e Ministério Público”, afirmou Luiz Roberto. 

Na opinião do governador eleito, Robinson Faria, a saúde é uma das maiores preocupações da população potiguar atualmente. “Recebemos um trabalho bastante completo, bem abrangente, a equipe de transição irá avaliar todos esses dados. O secretario não deixou de responder nenhuma pergunta e deu muitos subsídios para fazermos um estudo com bem cautela e informações e a partir daí tomarmos uma posição com relação ao que devemos fazer com no que diz respeito à saúde”, declarou o governador eleitor. 

Estiveram presentes à reunião na noite desta quarta-feira, na Escola de Governo, coordenadores da Secretaria de Saúde e integrantes da equipe de transição: Julianne Faria, Tatiana Mendes Cunha, Mário Sérgio Gurgel, Frederico Lara Menezes, Leonardo Yure, Fernando Mineiro, Júnior Souto, Kalina Leite, Aldemir Freire e Maria da Salete.

Governadora vistoria obras do Centro de Educação Tecnológica em Alto do Rodrigues


A Governadora Rosalba Ciarlini visitou as obras de construção do Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica que estão sendo realizadas no município de Alto Rodrigues, no oeste potiguar. A visita aconteceu na tarde desta quarta-feira (26) e contou com a presença do Prefeito Abelardo Rodrigues, a Presidente da Câmara Municipal, Ina Mulatinho, Secretária estadual de Infraestrutura, Katia Pinto, e o Secretário de Justiça e Cidadania, Julio César Queiroz. 

A obra é um investimento do Governo do Estado com recursos da ordem de R$ 5,5 milhões. Os Centros vão oferecer cursos de Ensino Médio Integrado associado ao Ensino Técnico Profissional a 1500 alunos, com disciplinas compatíveis com as vocações econômicas da região. 

Durante a visita, a Governadora falou sobre o benefício do investimento para a juventude do oeste potiguar "Ao concluir o Ensino Médio os alunos sairão com diploma técnico e com capacidade de competir no mercado por empregos na área de petróleo e gás, carcinicultura, fruticultura, e muitos outros. O Governo do Estado plantou, e é a juventude que vai colher os benefícios desse investimento”, declarou. 

A Chefe do Executivo visitou, ainda, as obras de 40 casas do Programa Social Habitacional que conta com a contrapartida do Governo, oferecendo moradia para cerca de 5000 famílias de baixa renda em todo o Rio Grande do Norte.

26 de novembro de 2014

Menina de 1 ano e 8 meses entra em coma após cair dentro de panela de sopa


Uma garotinha de um ano e oito meses foi praticamente escaldada após tropeçar acidentalmente e mergulhar em uma grande panela de sopa. O acidente ocorreu em sua casa, durante a noite, na província de Fujian, China. A menina, chamada Xiao Ru, encontra-se em coma.

Sua avó havia avisado para que ela ficasse distante da sopa enquanto brincava perto da entrada de sua casa, onde encontrava-se o fogão. Um minuto após o aviso, ela foi encontrada dentro do caldeirão, com queimaduras graves por toda a região peitoral. Ela foi levada em seguida para o hospital da Universidade de Xiamen. 

“Até 30% de seu corpo está coberto por queimaduras graves“, disse o boletim médico. “Seus órgãos internos ainda estão em desenvolvimento e quase não aguentaram o impacto das queimaduras, mas, felizmente, a família mandou-a para a emergência rapidamente”. O médico acrescentou que Xiao Ru ainda terá de enfrentar uma longa batalha contra as infecções após o tratamento das queimaduras. 

A mãe da garota, de 29 anos, está preocupada por não ter dinheiro suficiente para pagar o tratamento de sua filha, que custa o equivalente a 20 mil reais (50.000 yuan). Além disso, seu marido, que possui câncer, havia insistido para receber alta do hospital em que estava internado para usar o dinheiro para cuidar de sua filha. Fonte: R7

Ação da operação ‘Pecado Capital’ aponta pagamento de propinas à cúpula do Inmetro


Uma nova denúncia do Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) revela o pagamento de propina a integrantes da cúpula do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro), durante a gestão de Rychardson de Macedo à frente do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem/RN), entre 2007 e 2010. 

De acordo com as investigações, dois integrantes da direção do Inmetro recebiam benefícios e, em troca, permitiam a continuidade do esquema montado no RN com participação do deputado Gilson Moura e dos advogados Lauro Maia e Fernando Caldas Filho. 

Foram denunciados o diretor administrativo-financeiro do Inmetro, Antônio Carlos Godinho Fonseca, e o auditor-chefe do instituto, José Autran Teles Macieira (afastado do cargo preventivamente, por conta de procedimento disciplinar da Controladoria Geral da União). De acordo com a denúncia, as propinas foram pagas por Rychardson de Macedo (que também é réu) para viabilizar o recebimento de maior quantidade de recursos federais, por meio de convênio, e evitar consequências desfavoráveis decorrentes das auditorias. 

Além da denúncia, o MPF apresentou uma ação de improbidade relativa às mesmas irregularidades. Ambas são assinadas pelo procurador da República Rodrigo Telles e apontam a prática de corrupção passiva, ativa e enriquecimento ilícito.

Repasses -

De acordo com os convênios assinados pelo Ipem/RN com o Inmetro, o instituto nacional deveria transferir ao estadual 85% da receita arrecadada no Rio Grande do Norte com multas e outras taxas pagas por infratores. No entanto, em razão do acordo entre Rychardson de Macedo e Antônio Carlos Godinho, o Inmetro acabou transferindo um percentual bem maior.
Fonte: Jornal de Hoje

Henrique Alves será indicado pelo PMDB para integrar o segundo mandato de Dilma


Não adianta mais o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves (PMDB), derrotado para o governo do Estado na última eleição, afirmar que irá passar os próximos quatro anos dedicando-se ao exercício do empresariado, conforme afirmou recentemente. Em discussão a portas fechadas, o vice-presidente da República, Michel Temer, o presidente do Senado, Renan Calheiros, e o futuro presidente da Câmara, Eduardo Cunha, fecharam a lista de indicações de ministeriáveis do PMDB para o próximo mandato da presidente Dilma Rousseff (PT). 

Ao todo, o PMDB deverá ser contemplado com seis ministérios. Segundo informações veiculadas esta manhã pela imprensa nacional, Michel Temer, Renan Calheiros e Eduardo Cunha se acertaram, num encontro que tiveram a três, acerca da divisão dos ministérios que cabem ao PMDB da Câmara e do Senado. “Ficou acordado que Eduardo Cunha, por exemplo, indicará o nome de Henrique Eduardo Alves. Temer quer fazer Eliseu Padilha ministro também. O PMDB do Senado ficaria, além da vaga já certa para Kátia Abreu, com as indicações de Eunício Oliveira e Eduardo Braga”, destaca o jornalista Lauro Jardim, da revista Veja. 

Não se sabe, porém, para qual ministério Henrique seria indicado. É certo que o peemedebista, em que pese ter perdido a eleição e sua indicação para o primeiro escalão do governo federal ser uma espécie de prêmio de consolação, não se mostra receptivo a um ministério de somenos importância, como o Turismo. Segundo o jornalista Claudio Humberto, sondado para a pasta, Henrique torceu o nariz e chegou a considerar ofensa. Afinal, como presidente da Câmara dos Deputados é um político influente em Brasília. A parceria com o governo Dilma Rousseff, em torno de votações importantes neste ano, deveria credenciá-lo a pastas mais essenciais, como Integração Nacional ou Saúde. 

Apesar disso, aguarda-se a posição oficial da presidente Dilma Rousseff. O que é certo é que, com a indicação de Henrique para um ministério, o retorno de Garibaldi Filho, atual ministro da previdência demissionário, é tido como inviável, por não se conceber, com raras exceções, dois parentes ocupando ministérios federais. A despeito, até, do que ocorreu no próprio governo Dilma Rousseff, quando Gleise Hofmam ocupou a chefia do gabinete presidencial e o seu marido, Paulo Bernardo, o ministério das Telecomunicações. Entretanto, ambos eram petistas, o partido do governo. 

Caso confirme-se a indicação de Henrique para um ministério, o destino de Garibaldi deverá ser mesmo o Senado Federal. E caso Henrique aceite o ministério, comprovará que palavra de político, hoje em dia, é um risco na água. “Vou experimentar um pouco ser político e empresário. Vou fazer um pouco dos dois”, afirmou ele recentemente, jurando de pés juntos que não seria ministro do governo Dilma Rousseff.
Fonte: Jornal de Hoje

Audiência debate o que fazer para combater violência contra a mulher


O que fazer para combater a violência contra a mulher? “Não ter medo, não silenciar, não admitir e denunciar qualquer tipo de violência até que ela se acabe”. Essa foi a resposta manifestada pelas participantes da audiência pública realizada nesta terça feira (25), no auditório da Assembleia Legislativa, numa proposição do deputado Kelps Lima (SD). 

Além dessa orientação, a integrante da Guarda Municipal, Graça Melo fez o lançamento do que considera uma nova arma de combate à violência contra a mulher: o apito. “Quando ele soar significa dizer que estou em perigo. Vamos apitar até a violência acabar”, afirmou. 

Realizada no “Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher”. a audiência registrou críticas dos participantes à falta de recursos do Estado, para o combate ás agressões e a lentidão de Justiça para punir quem as cometem.. 

Na opinião da delegada de Defesa da Mulher, Karen Lopes, há situações complexas, com grande índice de violência doméstica. Ela disse que acredita em mudanças e que elas virão por meio da educação. “Não se deve aceitar qualquer violência contra as mulheres. A gente tem que continuar lutando, como mulher, como cidadã”, afirmou. 

Durante as exposições foi colocado que a cada quatro minutos uma mulher é agredida em sua casa e por pessoa com quem convive. Vergonha e medo são as principais causas apontadas para não se separarem dos seus parceiros. 

Participaram da Mesa dos trabalhos a secretária adjunta da secretaria municipal da Mulher e representante do Prefeito Carlos Eduardo, Vera Raposo; a Delegada Karen Lopes; a presidente da secretaria de Mulheres do Solidariedade, Luciana Bezerra; a vereadora Eudiane Macedo: a diretora geral do ITEP, Raquel Amaral; a representante da Associação de Mulheres de Carreira Jurídica, Nadjaluce Barros; o representante da Conselho Estadual de Direitos Humanos, Ivênio Hermes e o coordenador de Direito de Família da OAB-RN, Andrez Niger.

Governadora visita obras de Ginásio Poliesportivo em três escolas de Natal


A Governadora Rosalba Ciralini visitou as obras de construção de Ginásios Poliesportivos em três escolas na Zona Norte de Natal. As visitas aconteceram na tarde desta terça-feira (24) nos bairros de Lagoa Azul e Nossa Senhora da Apresentação. 

As escolas visitadas foram a Professor Antônio Fagundes, Paulo Pinheiro de Viveiros e Arquiteta Elizabeth de Fátima Araujo Guilhermino. Ao todo, o Governo do Estado está trabalhando na construção de 84 Ginásios Poliesportivos no Rio Grande do Norte, com investimentos no valor de R$ 458 mil cada. Todos os Ginásios contam com quadra coberta, banheiros e vestiários.

Na ocasião, a Governadora conversou com os diretores das escolas e fez um apelo para que haja continuidade no trabalho que foi iniciado. "Investimos muito na área de educação e trabalhamos para deixar um legado digno para os estudantes potiguares. Agora, o trabalho de cuidar e também cobrar dos próximos governantes é tarefa de cada um de vocês", declarou. 

O diretor da escola Antônio Fagundes, João Maria Silva, disse que as obras trazem um grande benefício por permitir a prática de esportes e realização de eventos culturais. "Antes, era impossível realizar aulas de educação física ou promover qualquer evento na escola. Com o ginásio, não teremos mais esses problemas", disse.

Ingressos para festa de Alcymar Monteiro, Rainhas da Balada e Aryaxé já estão à venda


Já se encontra a venda o primeiro lote de ingressos para a festa do dia 06 de dezembro no Esplanada Clube em Jardim do Seridó, com Alcymar Monteiro, Rainhas da Balada e Aryaxé. Os interessados devem procurar a banca do Odival, ao lado do mercado público para garantir o seu ingresso ao preço de R$ 20,00.

25 de novembro de 2014

Ganhador de quase R$ 70 milhões na Mega fez aposta de R$ 2,50


Uma aposta simples com apenas seis números. Foi desembolsando R$ 2,50 que um morador de Cianorte, noroeste do Paraná, viu a sorte mudar e se tornou um milionário. Os números sorteados, 7, 24, 28, 46, 53 e 56, são pequenos em comparação ao prêmio conquistado na Mega-Sena sorteada neste sábado (22), no valor de R$ 67.657.559,48. 

O jogo foi feito na Lotérica Brasília, localiza no Centro de Cianorte. Dono do comércio há quatro anos, Leonador Dalarme, de 29 anos, confirmou que foi a primeira vez que um prêmio milionário saiu de lá. 

De acordo com Dalarme, não dá para ter ideia de quem foi o apostador. “As pessoas estão tentando descobrir, mas quem ganhou já está bem escondido. O pessoal da Caixa esteve hoje pela manhã aqui e até agora o valor não foi retirado pelo sortudo. Vamos torcer para o raio cair duas vezes no mesmo local e quem sabe um apostador daqui levar a Mega da Virada”, falou. 

Com população estimada em mais pouco mais de 70 mil habitantes, a Lotérica Brasília virou ponto turístico da cidade nesta segunda-feira (24). “Tem bastante curioso passando aqui para ver, vindo conhecer, porque não é algo comum de acontecer”, brincou. 

Além do ganhador de Cianorte, um morador na cidade do Rio de Janeiro também levou R$ 67.657.559,48 na Mega deste sábado, acumulada em mais de R$ 130 milhões. Fonte: Terra

Bebê de um ano morre ao ser atingido por TV de 29 polegadas


Um bebê de apenas um ano morreu depois de ser atingido por uma televisão de 29 polegadas na noite do último domingo (23), no bairro Liberdade, na região da Pampulha, em Belo Horizonte. Segundo informações da Polícia Militar, a mãe da criança, uma mulher de 39 anos, ficou em estado de choque devido ao acidente. 

A Polícia Militar foi acionada por um vizinho a comparecer no pátio do Batalhão do Corpo de Bombeiros do bairro São Francisco. Quando chegaram ao local, a testemunha contou que ouviu o choro desesperado da mulher e entrou na casa para saber o que estava acontecendo. O homem viu a mãe com o garotinho no colo, bastante ensanguentado. 

Como ela estava sem reação, o vizinho pegou o menino no colo e pediu ajuda para o primeiro carro que passou pela rua, que o levou até os Bombeiros. Os militares efetuaram manobras para tentar fazer a criança respirar, mas não conseguiram. O vizinho acredita que o bebê puxou o rack e, com o impacto, o equipamento caiu em cima dele. A mãe da vítima foi socorrida e encaminhada para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Pampulha. 
Fonte: R7

Campanha “Novembro Dourado” encerra homenageando professores da rede pública


Palestras e discussões sobre o combate ao câncer infantojuvenil deram o tom do encerramento da Campanha “Novembro Dourado”, nesta segunda-feira (24), no Centro de Operações da Justiça Eleitoral, no bairro do Tirol, em Natal. 

Professores do ensino público estadual participaram do evento durante todo o dia, onde receberam informações sobre o diagnóstico precoce, educação cidadã, o papel da escola no combate ao câncer infantil e, principalmente, em relação ao diagnóstico precoce, que ajuda na cura da doença. 

O dia de debates e palestras foi promovido pela Escola Judiciária Eleitoral do RN - EJE, o Programa Brasileiro de Educação Cidadã - Probec, Casa de Apoio a Criança com Câncer Durval Paiva e o GACC, com apoio do Governo do Estado, LIGA contra o Câncer, Hospital Varela Santiago e Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer – CONIACC. 

Para médica palestrante Annick Beaugrand o câncer infantil tem cura em mais de 90% quando ele é diagnosticado no começo. “O advento de novos equipamentos facilitou muito a descoberta precoce do câncer infantil, mas é fundamental que os pais e professores estejam orientados para perceberem o quanto antes os sinais que aparecem através de sintomas como: febre, dores na barriga, manchas roxas na pele, sangramento através do nariz, entre outros”, Dra. Annick Beaugrand, oncologista pediátrica da Casa Durval Paiva.

Governadora realiza entrega de reforma do Hospital Regional de São Paulo do Potengi


A Governadora Rosalba Ciarlini realizou a entrega da reforma do Hospital Regional de São Paulo do Potengi na tarde desta segunda-feira (23), juntamente com o Secretário de Saúde do Estado Luiz Roberto, o Prefeito do município José Leonardo Cassimiro (Naldinho), o Secretário Adjunto de Infraestrutura, Omar Mederios, e a Diretora do Hospital, Euzanira Xavier Figueredo. 

Com recursos no total de R$ 451 mil, o Governo do Estado investiu na melhoria do hospital por meio de reformas no refeitório e setor de nutrição, acessibilidade em portas e rampas, instalações elétricas e hidrossanitárias e construção da casa de lixo. 

A Chefe do Executivo falou sobre os investimentos que estão sendo realizados no município de São Paulo do Potengi, principalmente na área de esgotamento sanitário. Em todo o Rio Grande do Norte os recursos investidos somam R$ 1,4 bi. "Estamos trabalhando na saúde preventiva, e uma das melhores formas de fazer isso é cuidando da nossa água. Em São Paulo do Potengi, as obras de esgotamento sanitário já estão na fase final. Isso significa mais saúde, mais qualidade de vida e mais desenvolvimento para todo o povo", declarou.

Violência contra a mulher é tema de audiência pública em Natal


No próximo dia 26 de novembro, o mandato de Hugo Manso vereador PT vai promover Audiência Pública para debater a realidade da violência contra a mulher no município de Natal. A solenidade, que foi batizada institucionalmente de “Os desafios na construção de uma vida sem violência”, acontece a partir das 9h, no Plenário da Câmara Municipal de Natal e vai contar com a participação de representantes de várias entidades ligadas ao tema tanto no âmbito do poder público como a Secretaria de Mulheres do Município, a Secretaria de Segurança do Estado (Sesap), a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) e o Centro de Referência em Direitos Humanos, quanto da sociedade civil organizada como a Marcha Mundial das Mulheres, a Kizomba, o Fórum de Mulheres, o Levante Popular da Juventude, o Movimento de Bairros Vilas e Favelas. 

“Nossa expectativa com essa Audiência Pública que acontece um dia após a data Latino Americana e Caribenha de visibilidade a luta pelo fim da violência contra a mulher, 25 de Novembro, é encontrar os gargalos na efetivação das políticas de enfrentamento à violência contra a mulher, e assim, coletivamente, construir alternativas efetivas de superação dessa realidade”, comentou Hugo Manso PT, proponente da Audiência. 

A VIOLÊNCIA CONTRA MULHER NO BRASIL

Na última década o Estado brasileiro avançou no combate a violência contra as mulheres construindo políticas eficientes de enfrentamento a essa cruel realidade como a Lei Maria da Penha, o Pacto Nacional de enfrentamento a violência contra a mulher e os Centros de Referência. Porém essa medidas legais ainda encontram limites em sua operacionalização em nível local. 

Segundo o estudo “Violência contra a mulher: feminicídios no Brasil”,do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), no Brasil, o número de assassinatos de mulheres no ano passado foi de 5,82 por 100.000 mulheres. O RN teve média de 6,31 mortes, 15ª colocação no país. 

Ainda de acordo com esses dados, mulheres jovens foram as principais vítimas de violência urbana - 31% na faixa etária de 20 a 29 anos. Ao todo, 50% dos feminicídios ocorridos no Brasil envolveram o uso de armas de fogo. O estudo ainda registra que a maior parte das vítimas era negra (61%), principalmente nas regiões Nordeste (87% das mortes de mulheres), Norte (83%) e Centro-Oeste (68%). A maioria também tinha baixa escolaridade (48% das com 15 ou mais anos de idade tinham até 8 anos de estudo).

Festa de Nossa Senhora da Conceição em Jardim do Seridó, tem início dia (28)


Vai começar mais uma Festa de Nossa Senhora da Conceição. Com o tema: Maria, Imaculada Mãe da Igreja, de 28/11 a 8 de dezembro, Jardim do Seridó vivenciará os festejos religiosos de sua Excelsa padroeira 2014 marcam também os 50 anos em que essa Festa foi celebrada no Santuário do Sagrado Coração de Jesus, por motivo da restauração da Igreja Matriz, na qual aconteceu a primeira concelebração em festa religiosa na Diocese de Caicó. 

Abertura da Festa acontecerá no dia 28 de novembro (sexta-feira). Às 19 horas haverá procissão saindo do Santuário do Sagrado Coração de Jesus com a bandeira da Festa com destino a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, onde ocorrerá hasteamento da bandeira e Santa Missa. 

A Festa será finalizada no dia 08 de dezembro (segunda-feira), Dia Santo de Guarda e Dia da Imaculada Conceição. Às 7 horas da manhã, Santa Missa e às 10 horas, Missa Solene da Festa, ambas na Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Às 11h30 acontecerá o almoço da Festa no Centro Educacional Felinto Elísio. 

A partir das 17 horas haverá a procissão de encerramento pelas ruas da cidade com a veneranda imagem de Nossa Senhora da Conceição. Ao chegar à Matriz, palavras de agradecimento, Bênção do Santíssimo Sacramento e arriamento da bandeira. Após a Procissão, Festival de Prêmios no Pavilhão.

23 de novembro de 2014

Evangelho do dia (Mt 25,31-46)


— O Senhor esteja convosco. 
— Ele está no meio de nós. 
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus. 
— Glória a vós, Senhor. 

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 31“Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso. 32Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. 34Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! 35Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; 36eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar’. 37Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede e te demos de beber? 38Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? 39Quando foi que te vimos doente ou preso e fomos te visitar?’ 40Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!’ 41Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos. 42Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e não me destes de beber; 43eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não me fostes visitar’. 44E responderão também eles: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome, ou com sede, como estrangeiro, ou nu, doente ou preso, e não te servimos?’ 45Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo: todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes!’ 46Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna”.

— Palavra da Salvação. 
— Glória a vós, Senhor.

Dupla executa pedreiro e atira na esposa e criança após culto evangélico


Um pedreiro foi morto dentro de seu carro e na frente de duas crianças, de 9 anos e 6 meses, respectivamente, e da esposa, que também foi baleada. O crime aconteceu na última quinta-feira (21) horas de quinta-feira, em Tibau, Litoral do Rio Grande do Norte. 

Flavio Fernandes de Souza, 30 anos, foi surpreendido e morto quando se dirigia para casa, na Vila União, próxima à divisa com o Ceará. O pedreiro estava com a família no carro (Gol de placas HYI 7075). A família retornava de um culto evangélico. 

Testemunhas informaram que o veículo foi seguido na avenida 22 de Dezembro, por dois elementos que estavam de motocicleta. Nas proximidades do Cemitério Público, a dupla começou a atirar contra as vítimas. 

Populares informaram que Ana Paula Apolinário, esposa de Flavinho, estava amamentando e a criança foi baleada de raspão na cabeça. Ana foi socorrida para o hospital Tarcísio Maia e a criança foi atendida na Unidade de Saúde local, mas foi transferida depois para Mossoró.

A polícia, os amigos e familiares informaram que o pedreiro era bem relacionado, sempre morou em Tibau e não tinha inimigos. A possibilidade de uma tentativa de assalto não foi descartada, mas nada foi levado, todos os objetos pessoais estavam dentro do carro. A família acredita que o pedreiro foi confundido com algum criminoso. 
Fonte: O Câmera

Casal em lua de mel é surpreendido por 'visita' de guepardo em carro

Um casal britânico teve uma surpresa durante sua viagem de lua de mel. Os recém-casados Stacie e Edgar Cobos fizeram sua viagem de núpcias na Tanzânia. Enquanto faziam um safári para ver a vida selvagem da região, um guepardo pulou no veículo. As fotos mostram a cara de apreensão de Edgar no momento em que isso aconteceu. 

A “visita” ocorreu durante o Serengeti Safari Camp. um safári “nômade”. A cada dois meses, o pequeno acampamento – que possui seis tendas com banheiros ecológicos em seu interior – se move acompanhando os movimentos migratórios dos animais.
Fonte: G1

Detentos são apedrejados durante briga de rivais em presídio no RN

Penitenciária de Caicó, o 'Pereirão' (Foto: Sidney Silva)

Presos foram feridos a pedradas na manhã deste domingo (23) durante uma briga envolvendo grupos rivais dentro da Penitenciária Estadual do Seridó, localizada no município de Caicó, na região Seridó do Rio Grande do Norte. Segundo a direção do 'Pereirão', como é mais conhecida a unidade, um dos detentos precisou ser socorrido ao hospital. O nome do preso não foi revelado. 

O agente penitenciário Alex Alexandre informou que a situação está aparentemente controlada. “Até para que o clima lá dentro não piorasse, permitimos que as visitas ocorressem normalmente. Agora estamos tentando fazer com que as coisas permanecem em paz”, afirmou. 

Ainda de acordo com o diretor, o Pereirão conta atualmente com 12 agentes penitenciários responsáveis pela guarda de mais de 500 detentos. “Também estamos tentando identificar quem são os líderes desses grupos para então solicitarmos a transferência deles para outras unidades”, acrescentou Alexandre.
Fonte: G1