20 de outubro de 2012

Aulas do Curso de Medicina serão iniciadas no segundo semestre de 2014 no Seridó

De acordo com o médico George Dantas, que também é o orientador do Programa de Pós-graduação em Medicina da UFRN, a universidade já trabalha com a perspectiva de iniciar as aulas da primeira turma do curso, no interior do Estado no segundo semestre de 2014. Ele esteve acompanhado a vice-reitora da universidade, durante apresentação da proposta pedagógica, nesta sexta-feira em Caicó.

 Natural de Jardim do Seridó, George explica que o passo inicial do curso é justamente o que já vem sendo feito, ou seja, a formatação do projeto que será submetido e aprovado nas instâncias da UFRN e MEC, para passarmos as fases seguintes que serão a contratação dos professores, a construção da infraestrutura, treinamento e capacitação dos professores para a futura implantação do curso, que estamos trabalhando com a perspectiva de inicio das aulas da primeira para o segundo semestre de 2014. 

 George defende que os principais pontos da discussão vêm sendo a formatação de um curso de medicina, de acordo com as diretrizes curriculares nacionais recomendadas pelo MEC e que atenda de fato as necessidades do sistema de saúde brasileiro. “Pretendemos fazer um curso de ponta e de altíssima qualidade, como preconiza as diretrizes mundiais da educação médica”, garantiu. A própria UFRN é quem fará, através de seus mecanismos a seleção dos professores que atuarão no curso, através da abertura de editais para contratação, de acordo com o perfil que o curso pretende formar. Os profissionais serão submetidos aos concursos públicos, na forma como a universidade tem trabalhador. O Ministério da Educação autorizou o inicio de um curso com 40 vagas por ano. 

Como o curso será multicampi, abrangendo as regiões do Trairi e Seridó, George Dantas destacou a importância do estudante de medicina vivenciar diferentes realidades, sobretudo porque é nessas realidades que ele vai trabalhar. “Na capital, por exemplo, pra formação de um médico, nós trabalhamos em vários cenários em Natal, Macaíba e Santa Cruz. Nós temos três cidades em potenciais aqui, não apenas Caicó, mas Santa cruz e Currais Novos, cada uma com a sua área especifica. Em Santa Cruz temos um Hospital Escola da UFRN que é uma maternidade na área de ginecologia e pediatria, e certamente o treinamento dos alunos estas áreas serão em Santa Cruz, além do que veremos as outras potencialidades de Caicó e Currais Novos para podermos fazer um curso de excelência”, finalizou.
Blog Marcos Dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário