20 de outubro de 2012

Vice-reitora da UFRN garante que curso de Medicina envolverá as regiões do Trairi e Seridó

Quem esteve em Caicó nesta sexta-feira (19) foi a vice-reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes. Com professores da universidade, ela veio apresentar o projeto pedagógico do curso de Graduação em Medicina, que a UFRN vai implantar nas regiões do Trairi e Seridó. De acordo com ela, o curso será multicampi e envolverá toda a região, principalmente os Ceres de Caicó e Currais Novos e a Facisa em Santa Cruz.

 Ximenes explica que a criação do curso na região se deu pela necessidade da formação de profissionais médicos, particularmente nas cidades do interior do Nordeste, levando em conta que nós temos hoje um número pequeno de médicos em relação as necessidades da população e ao numero de habitantes. E esse número restrito de médicos ocorre principalmente no Norte e Nordeste. 

 “Dentro do plano de expansão das universidades brasileiras, e nós enquanto UFRN estamos inseridos neste plano que se iniciou em 2007, estamos com esse curso de medicina, que vem por uma portaria do MEC que foi publicada em junho deste ano, visando a educação em Saúde nas regiões consideradas como prioritárias”, destacou. 

 A vice-reitora explicou a necessidade de que o processo de formação dos novos profissionais seja dentro da realidade da região em que o curso for instalado. “Nós temos que trabalhar a formação profissional, pensando as realidades locais, eu me refiro de uma maneira geral a cada local, a cada região onde esse programa está sendo implantado pelo MEC, e temos que construir uma formação dos alunos baseadas nos problemas e dificuldades que eles encontram em cada local, uma formação mais voltada para a saúde da população, que pense e que faça uma promoção a saúde e prevenção de doenças em cada local”, finalizou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário