23 de outubro de 2012

RN Vida: Sesap trabalha no Plano de Atenção à Saúde dos usuários de crack e outras drogas

Dentro das atividades do Programa RN Vida – coordenado pelo Governo do Estado, junto a diversos parceiros, numa ação integrada e articulada para atuar no enfrentamento às drogas – a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através do Grupo Auxiliar de Saúde Mental, vem trabalhando para a implantação do Plano Estadual de Atenção Integral à Saúde da pessoa com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas. 

“O nosso trabalho é para fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial, através da qualificação dos profissionais para atender a esta demanda de pacientes, desde a atenção básica até o cuidado hospitalar”, explicou Valéria Negreiros, técnica do Grupo de Saúde Mental da Sesap. 

 A Sesap, através da atuação de um Grupo de Trabalho Intersetorial, elaborou o Plano de Atenção Integral à Saúde da pessoa com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, que foi legitimado no I Fórum de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, realizado no mês de abril, e aprovado pelos componentes da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) no mês de agosto. Atualmente, o Plano encontra-se no Ministério da Saúde para aprovação e posterior envio de recursos. 

 As ações contidas no Plano irão se desenvolver até 2015, quando deverá estar consolidada a Rede de Atenção Psicossocial. Estão previstas a qualificação dos profissionais da rede básica, ampliação dos CAPS (Centros de Apoio Psicossocial) e leitos em hospitais gerais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário