16 de fevereiro de 2013

Brasileiro é finalista ao prêmio de melhor professor dos EUA


O brasileiro Alexandre Lopes está entre os quatro finalistas ao prêmio de melhor professor dos Estados Unidos. O vencedor será anunciado no mês de abril e o prêmio será entregue pelo presidente Barack Obama, na Casa Branca. 

No ano passado, Alexandre Lopes ganhou o prêmio de melhor professor do grande estado da Flórida, onde ficam as cidades de Miami e Orlando. Para chegar a finalista, Alexandre Lopes passou por todo o processo de avaliação e venceu em seu estado - a Flórida. O Conselho Nacional, responsável pelo prêmio, entrevistou os professores representantes dos 50 estados americanos e decidiu quais seriam os quatro finalistas, entre eles o brasileiro. 

Alexandre Lopes é formado em Produção Editorial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Educação pela Universidade de Miami, EUA. No momento, estuda para doutorado Educação Especial e Educação Urbana na Universidade Internacional da Flórida e dá aulas no pré-primário na escola "Carol City Elementary", em Miami, liderando o projeto "Learning Experience: Alternative Program" (A Experiência de Aprender: programa alternativo). 

No projeto, Lopes faz uso de danças e música para estabelecer comunicação com as crianças. Seus alunos, na maioria, são autistas ou ainda não conseguem falar. Alexandre Lopes, natural de Petrópolis, RJ, foi para os Estados Unidos no ano de 1995, onde chegou a trabalhar, inicialmente, como comissário de bordo. 

A decisão de fazer o mestrado em Educação mudou radicalmente a sua vida. Descobriu o prazer pelo ensino e pelo contato direto com alunos/crianças. Em julho de 2012 foi escolhido o professor do ano na Flórida, superando cerca de 185 mil concorrentes. Com 43 anos de idade está cotado para ser escolhido o melhor professor da nação mais desenvolvida do mundo. "Desde o jardim-de-infância até o final do meu bacharelado, sempre fui ensinado por educadores brasileiros. Acho que cheguei aonde cheguei, em grande parte, devido aos grandes mestres que tive no Brasil", destaca Alexandre Lopes. 

O prêmio de melhor professor dos Estados Unidos tem critérios rigorosos e é acompanhado passo-a-passo por avaliadores especialistas. Em cada etapa é necessário que o candidato faça um trabalho escrito que demonstre a filosofia e a prática educacional do professor. Os candidatos são entrevistados e observados em sala de aula pelo comitê de seleção. Quando se apresentam para as entrevistas formais, têm 30 minutos para escrever uma redação sobre um tema surpresa. 

Os prêmios do condado e do Estado são em dinheiro. Na etapa estadual, por exemplo, teve o patrocínio da rede de lojas de departamento Macy's, que deu ao professor US$ 10 mil, uma viagem a Nova York com três acompanhantes e um vale para fazer compras nas lojas da rede.
Tribuna do Norte


Nenhum comentário:

Postar um comentário