16 de fevereiro de 2013

Polícia Civil cumpre mandados de prisão, busca e apreensão





 A Polícia Civil de Santa Catarina cumpre durante este sábado (16), em doze municípios, mandados de busca, apreensão e prisão contra acusados de estarem envolvidos nos atos de violência que vêm atacando o estado desde o dia 30 de janeiro. Dos 97 mandados de prisão que foram expedidos pela Justiça do estado, até o fim da manhã de hoje 70 haviam sido cumpridos e, desses, 45 já foram presos. 

De acordo com o governo catarinense, quarenta detentos são acusados de fazer parte da facção criminosa que deve estar à frente desses ataques, foram relocados para presídios federais. As ações começaram nessa quinta, dia 14, e foram concluídas hoje. Entre esses presos, 22 estavam na penitenciária de São Pedro de Alcântara, na região metropolitana de Florianópolis. A Polícia afirma ainda que de lá teriam saído as ordens da facção. A Força Nacional de Segurança está em Santa Catarina desde a última sexta-feira (15) para evitar rebeliões.

Entre a noite de ontem e a madrugada de hoje, segundo a Polícia Militar, dois ônibus, um carro, uma base da Guarda Municipal de São José e uma residência da irmã de um policial civil foram os alvos dos bandidos. A Polícia acredita que os crimes são ordenados por líderes de facções que estão nos presídios de Santa Catarina. Os presos alegam que são torturados, não têm atendimento médico, não há abastecimento regular de água e que poucos agentes estão disponíveis para que todos possam ir ao banho de sol. 

No fim de 2012 a Secretaria Nacional de Direitos Humanos foi ao estado e constatou uma série de problemas. Mesmo tendo sido solicitada soluções para esses problemas, os presos disseram à Corregedoria do Tribunal de Justiça de SC, nessa atual onda de crimes, que os problemas ainda não foram resolvidos, inclusive o fim da apuração dos casos de tortura.
( Foto: João Salgado)


Nenhum comentário:

Postar um comentário