8 de março de 2013

PRESIDENTE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS DESTACA PIONEIRISMO DA MULHER POTIGUAR NA POLÍTICA





Ao participar de sessão solene do Congresso Nacional em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, fez um histórico dos esforços pela inclusão da mulher no panorama político brasileiro, reconhecendo que a participação feminina atual – 9% na Câmara e 10% no Senado, ainda é baixa, tendo em vista que as mulheres já constituem mais de 50% da população brasileira. 

O presidente destacou o pioneirismo do seu estado, o Rio Grande do Norte, no reconhecimento dos direitos das mulheres de participarem do processo eleitoral. "Assim é que ali, no município de Lajes, em abril de 1928 e com 60% dos votos válidos, Alzira Teixeira Soriano elegeu-se uma das primeiras prefeitas do Brasil e da América do Sul", lembrou Henrique Eduardo Alves. O presidente citou ainda Júlia Alves Barbosa e Joana Cacilda de Bessa, eleitas intendentes municipais potiguares por Natal e Pau dos Ferros, respectivamente, o equivalente ao atual mandato de vereador. 

O presidente do Senado, Renan Calheiros, afirmou que o fato de o Brasil ter uma mulher, Dilma Rousseff, na Presidência da República, não é suficiente para se afirmar que o país ofereça igualdade de oportunidades para homens e mulheres. "A discrepância entre o salário médio de admissão de homens e mulheres persiste e há divergências nas remunerações das mesmas funções", disse Renan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário