A Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou no sábado (14), o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica, com o objetivo de garantir a imunização de cães e gatos contra a raiva. Para vacinar os animais era necessário apresentar a carteira de vacinação, que também poderia ser feita no local.
A equipe formada por Agentes de Endemias e acompanhada pelo veterinário do município intensificou a campanha das 8h às 17h no posto de vacinação em frente ao Centro Clínico de Saúde Dr. Maurino Silva e em outro posto instalado na praça do terminal rodoviário. Inclusive, esse trabalho de vacinação já foi realizado em todos os bairros da cidade.
A raiva é uma doença causada pelo vírus Lyssavírus, que ocorre nos mamíferos e pode ser transmitida ao homem pelo animal infectado. Apesar de ser, quase sempre letal tanto para humanos como para os animais é 100% evitável, através da aplicação de soro e da vacina antirrábica. “A meta é vacinar 80% dos cães e gatos do município”, disse a Secretária Municipal de Saúde, Drª Talita Moura.
Rio Grande do Norte
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), desde 2010 vêm sendo diagnosticados anualmente casos de raiva em cães no Estado. Em relação aos casos de raiva em felinos, o último diagnosticado laboratorialmente, ocorreu em 2008. Já os casos de raiva humana, o mais recente registrado foi em 2010, no município de Frutuoso Gomes, onde um agricultor foi ferido por um morcego infectado e não procurou atendimento médico e acabou morrendo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário