16 de setembro de 2013

Tesoureiro da Irmandade dos Negros Rosário de Jardim do Seridó, Cleso José morre em Natal

A Irmandade dos Negros do Rosário de Jardim do Seridó perdeu seu presidente Clésio José da Silva, um de seus principais apoiadores. Clesio faleceu nesta madrugada de segunda-feira (16) em Natal, depois de ter alguns problemas de saúde agravados nos últimos dias. O Blog do Marcos Dantas conversou com sua esposa Avani Azevedo, e ela disse que Clésio tinha acabado de receber alta e estava muito empolgado para retornar à Jardim. “Ele estava muito emocionado em voltar pra casa”, disse. 

Seu corpo será transladado para Jardim do Seridó ainda esta manhã e será velado na Casa da Irmandade, na Avenida Dr. Fernandes ao lado da Casa de Cultura. O sepultamento será às 17 horas após missa de corpo presente na Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Clésio vinha ultimando os preparativos da programação dos 150 da Festa dos Negros do Rosário, celebrada de 30 de dezembro a 01 de janeiro. O próprio tinha conhecimento da dimensão que a festa tomaria neste ano, e já vinha mantendo vários contatos de apoio para a festa. 

De acordo com o historiador Diego Marinho de Góis, Cleso José da Silva tinha 56 anos de idade, é sargento da reserva da Marinha. Filho de Antônio Martins Silva (falecido) e Santina Alves da Silva, nasceu na cidade de Jardim do Seridó, porém foi criado no município de São José do Seridó, especificamente na Fazenda Bom Descanso, de propriedade do senhor Justino Dantas, onde seu pai era vaqueiro. Estudou na Escola Isolada Bom Descanso, em seguida no Grupo Escolar Jesuíno Azevedo da cidade de São José do Seridó e no Ginásio Conego Ambrósio de Cruzeta.

Concluiu os estudos na Marinha no Rio de Janeiro. Passado a fase que serviu a Marinha do Brasil, Cleso retorna para a sua cidade natal em 1993, casando com a senhora Avani de Medeiros Silva, com quem teve uma filha chamada Lorena Dias da Silva. Atualmente exerce o cargo de Coordenador Geral da Irmandade dos Alcoólicos Anônimos do Seridó.

O contato de Cleso com os Negros do Rosário de Jardim do Seridó vem de muitos anos, pois o mesmo relatou que desde a infância participava da festa do Rosário, mesmo residindo no município de São José do Seridó, quando vinha com os pais participar das feiras livres de Jardim do Seridó, se deixava encantar com os batuques dos Negros do Rosário pelas ruas da cidade. Cleso atuou como colaborador nas últimas festas dos Negros do Rosário, período em que o Tesoureiro era Diego Marinho de Gois, sendo responsável pela campanha de arrecadação dos fogos de artifícios, ao lado do senhor Enilson Luciano, que desenvolve este trabalho a vários anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário