Com o objetivo de esclarecer as novas Resoluções que beneficiam agricultores do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (SEARA) realizou na última sexta-feira (1º), encontro com agricultores do município de Jardim do Seridó. O Evento foi realizado no Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
Durante o encontro, que reuniu 74 famílias do campo, o secretário da SEARA, Rodrigo Fernandes, ressaltou a importância de esclarecer às famílias rurais as novas medidas de operacionalização do PNCF no RN. "Estamos vivendo tempos difíceis, principalmente por causa da estiagem e sabemos que o homem do campo tem pressa. Com essa ação, nossa meta é acelerar o processo de renegociação, bem como de novas contratações do Crédito Fundiário", enfatizou Fernandes. O Titular da pasta disse ainda que a partir de agora, está mais fácil acessar o programa, devido às taxas de juros mais baixas e os prazos de pagamento.
De acordo com o coordenador do Crédito Fundiário no RN, Mathews Lima de Alencar, as Resoluções alteram as normas para contratação das operações de Crédito Fundiário ao amparo do Fundo de Terras e da Reforma Agrária (FTRA). As novas normas aplicam-se aos contratos inadimplentes e adimplentes de até 31/12/2012 e trata do seguro das parcelas de financiamento dos beneficiários do FTRA pelo Programa de Garantia da Atividade Agropecuária da Agricultura Familiar (PROAGRO Mais).
O evento contou ainda, com participação de representantes da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do RN (EMATER), Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Federação dos Trabalhadores Rurais do RN (FETARN) e Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca.
Na ocasião, cada representante se comprometeu em repassar os assuntos discutidos no encontro a seus superiores. Foram deliberados, também, assuntos pertinentes à estiagem, por meio da EMPARN, liberação de forragens, através da EMATER, assim como operação carro pipa (da Defesa Civil) e crédito emergencial para as famílias agricultoras afetadas com a seca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário