29 de outubro de 2013

1ª Caminhada Rosa encerra semana de programação ao combate de câncer de mama







Foi encerrada na noite de quinta-feira (24), com a 1ª Caminhada Rosa pelas ruas da cidade, a 1ª Semana “Outubro Rosa” de Jardim do Seridó, uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da secretaria de Saúde, com a finalidade de conscientizar as mulheres sobre necessidade da prevenção do câncer de mama, através de diversas atividades educativas e de cuidados sobre a doença. Como por exemplo, a realização de ultrassonografias mamárias.

A caminhada partiu de frente ao Centro Clínico Médico Dr. Maurino Silva com a presença de várias mulheres e a participação de todos os profissionais da saúde do município: Atenção Básica, COVISA, ENDEMIAS, entre outros e finalizou em frente ao Solar Padre Justino Dantas (Prefeitura), aonde aconteceu uma importante palestra sobre a prevenção do câncer de mama, ministrada pela assessora da BEMFAM, Lindicéia de Araújo Gomes Azevedo. 

Lindicéia iniciou suas palavras parabenizando a Secretaria de Saúde pela confecção das camisas com os símbolos rosa e azul que representam a prevenção do câncer de mama e o câncer de próstata no mês de outubro e novembro, respectivamente. Algumas informações chamaram bastante à atenção do público presente, que por sinal, também tinha a participação masculina. 

A palestrante explanou que a mulher precisa se deixar ser tocada mais vezes e todo mês realizar o autoexame no 10º dia da menstruação. “Já as que não menstruam mais devem escolher um dia do mês, pois o diagnóstico precoce é um grande aliado para vencer esse mal”, destacou Lindicéia. Outra curiosidade apresentada por ela foi que quanto mais tempo de amamentação à mulher tem, menos chances de adquirir a doença e quanto mais cedo acontecer à menstruação, mais riscos as mulheres correrão. 

O evento ainda contou com a participação do Prefeito, Padre Jocimar Dantas (PMDB); secretária municipal de Saúde, Drª Talita Moura; vereador, Zeca Melo (PMDB) e o Coral Vozes da Experiência do Clube de Idosos São Judas Tadeu de Jardim do Seridó. “Saúde é prevenção e isso deve ser repassado para os nossos familiares e amigos”, disse Drª Talita. Já o prefeito enfatizou a importância do autoexame e exame clínico das mamas. “Principalmente as mulheres acima dos 40 anos por se enquadrarem dentro do grupo fator de risco”, informou Padre Jocimar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário