25 de outubro de 2013

Prefeitura de Jardim do Seridó realiza 1ª Semana “Outubro Rosa” do município











A Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó, através da Secretaria Municipal de Saúde iniciou na terça-feira (22), a 1ª Semana “Outubro Rosa” do município com o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama com a realização de diversas atividades educativas e de cuidados sobre a doença. 

A programação foi iniciada com um Chá Rosa com Palestra sobre Câncer de Mama, ministrada pela enfermeira Janaína Mara ocorrida na Estratégia Saúde da Família (ESF II) - Jardim de Infância. Mais de 60 mulheres atendidas por este setor prestigiaram a palestra para tirar as suas dívidas e assim ficar mais esclarecidas sobre o assunto. Na ocasião todas elas receberam uma fita rosa. “As fitas que foram distribuídas representam um símbolo de prevenção”, destacou a coordenadora da saúde básica, Juliana Sampaio. 

A maioria eram mulheres acima de 40 anos que se enquadram dentro do fator de risco ou que tivesse no seu histórico familiar, casos de câncer de mamar para enfatizar conscientizar sobre a importância da prevenção. “A maioria sabe dessa conscientização, sabe do que se trata o problema, sabe que está dentro do fator de risco, porém mesmo assim não se cuida. Elas não buscam o exame clínico das mamas e nem fazem o autoexame também”, disse Janaína Mara. 

Às 15 horas aconteceu Chá Rosa com Palestra sobre Câncer de Mama no Auditório Mestre Galinho, sob a responsabilidade da ESF IV (Alto do Abrigo), com o médico, Dr. Fábio Souza e às 16 horas, Chá Rosa com Palestra sobre Câncer de Mama no Clube dos Idosos São Judas Tadeu (ESF II - Jardim de Infância), sob a responsabilidade da ESF I (Baixa da Beleza) em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social/CREAS com o enfermeiro palestrante Válber Jorge e a presença do médico, Dr. Iron Lucas. Ainda na tarde de ontem ocorreu à realização de ultrassonografias mamárias na Clínica ULTRAMEDIC doadas pelo médico e vice-prefeito, Dr. Anchieta Rodrigues de Moura.

Na quarta-feira (23) aconteceu em todas as unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) a realização do exame clínico das mamas e, se necessário, solicitação do exame de mamografia para as mulheres que assim necessitarem. “As mulheres com maior risco devem consultar o médico regularmente e fazer exames mais precisos, como a mamografia, antes mesmo de chegar aos 40 anos é o que eu aconselho”, sugeriu a coordenadora da saúde básica, Juliana Sampaio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário