15 de fevereiro de 2014

Horário brasileiro de verão termina à meia-noite deste sábado


O horário de verão termina à meia-noite deste sábado, quando os relógios deverão ser atrasados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A medida começou a valer no dia 20 de outubro do ano passado e pode ter propiciado ao País uma economia de R$ 405 milhões. Criado para reduzir o consumo de energia aproveitando a luz natural, o atual horário de verão durará 119 dias, exatamente o mesmo período da edição anterior. 

O governo ainda não divulgou os impactos da medida para o País, mas a expectativa do Ministério de Minas e Energia era de que a redução da demanda nos horários de pico, com a adoção do horário de verão no período 2013-2014, ficasse entre 4,5% e 5%, com redução de consumo geral do sistema de 0,5% em média. Com a medida, o País deve economizar R$ 405 milhões. 

No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez no verão de 1931/1932, pelo então presidente Getúlio Vargas. A medida é adotada sempre nesta época do ano, quando os dias são mais longos por causa da posição da Terra em relação ao Sol, e a luminosidade natural pode ser mais bem aproveitada, reduzindo o consumo de energia nos horários de pico e evitando o uso de energia gerada por termelétricas, que é mais cara e mais poluente do que a gerada pelas hidrelétricas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário