22 de abril de 2014

Serviço de tomografia na RMN está sobrecarregando Walfredo Gurgel


O exame de tomografia, essencial para diagnóstico de lesões internas, está prejudicado na Região Metropolitana de Natal. Há mais de quinze dias o Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim, tem seu único tomógrafo paralisado, enviando a demanda para o Hospital Walfredo Gurgel. Neste último sábado, 19, um agravante: o tomógrafo do Walfredo Gurgel, único na região da Grande Natal, passou onze horas sem funcionar. 

O serviço de tomografia no Walfredo tem recebido uma demanda com cerca de 60 exames por dia, com dias que chegam a 80 exames. Para a enfermeira Marlene Lira, responsável pelo setor do exame, essa alta frequencia em uso do aparelho pode ter causado a paralisação. “Ele simplesmente parou de funcionar”. 

O fato ocorreu às 11h do domingo, e foi consertado às 22h do mesmo dia, por técnicos de informática do hospital. Segundo a assessoria de imprensa, o problema foi um arquivo de sistema que se corrompeu e após ser configurado, retornou ao funcionamento. “Desde o conserto, recuperamos os atendimentos em espera. O maior problema seria hoje, com o crescente número de pacientes acidentados. Não temos para onde enviar”, disse a enfermeira. 

“Na falta do exame, o paciente fica aguardando, não tem para onde enviar. Sem a tomografia, temos apenas o diagnóstico clínico, que é uma suspeita, não definitivo. Visualizando a fratura sabemos onde tem que intervir, mas internamente, não tem como saber o que foi afetado”, explica o médico. A tomografia permite saber se tem líquidos nos órgãos, o que seria um sinal para operar de imediato.
Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário