22 de abril de 2014

Hermano requer ao DNOCS perfuração de poço para abastecimento de água em Bento Fernandes


O deputado estadual Hermano Morais (PMDB) requer ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), a desobstrução de um poço tubular com boa vazão, a perfuração de um poço com o sistema simplificado de abastecimento de água para as residências próximas e a substituição de uma caixa d´água, na Agrovila do Quintururé, no Município de Bento Fernandes, Estado do Rio Grande do Norte. 

O Agrovila do Quintururé está localizado no Município de Bento Fernandes e conta com uma população estimada em 500 habitantes, que vivem da agropecuária. Eles têm sido penalizados com a falta de água constantemente verificada na mencionada comunidade. 

O Município tem sofrido com a irregularidade do abastecimento de água e isso prejudica a população, pois além da manutenção dos animais, a realização de atividades básicas tem sido afetada, diante do grau de seca prolongada. O abastecimento, atualmente, acontece através de carro pipa, disponibilizado eventualmente pela Prefeitura, que se encontra em mau estado. A água está sendo retirada do poço REC 14, já cedido pela Agência Nacional do Petróleo. 

A Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária do Rio Grande do Norte (Suvisa) fez um esclarecimento às comunidades do interior do Estado sobre a água transportada por meio de carro pipa. O órgão alertou que nesse período de seca e consequente escassez de água, pode acarretar transmissão de doenças, por meio da água que será utilizada pela população. A verificação da qualidade da água transportada para essa Agrovila não está sendo devidamente realizada. 

Os reparos citados, certamente, beneficiarão a população dessa comunidade em comento, como também, evitarão a proliferação de doenças pelo mal abastecimento de água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário