27 de dezembro de 2014

Hospital Psiquiátrico pode suspender atendimento pelo SUS a partir de janeiro


O Hospital Severino Lopes poderá não receber mais pacientes portadores de transtornos mentais e dependentes químicos conveniados do Sistema Único de Saúde (SUS) e encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a partir do dia 4 de janeiro próximo. Isso porque a unidade, que é filantrópica e vive de doações e convênios, reivindica a correção dos valores pagos por diária de internação e o pagamento dos serviços prestados à pasta nos meses de outubro e novembro, e que ainda não foram quitados. 

Segundo o diretor administrativo Cláudio Fernandes, o hospital vive em dificuldades financeiras e não tem condições de arcar com as despesas necessárias com internação, alimentação, medicação dos pacientes e pagamento dos salários e direitos trabalhistas dos funcionários com os valores irrisórios pagos pela SMS para os leitos usados pelo SUS. Ele falou que hoje, é pago pelo município R$ 43,73 aos hospitais psiquiátricos e R$ 300,00 aos hospitais clínicos conforme determina a Portaria 148, de 1º de dezembro de 2014. 

“Paralisamos ontem e concedemos o prazo de dez dias para que o município responda às nossas solicitações, porque não temos mais condições de continuar assim, vivemos de doações, convênios e fomos obrigados a fazer dois empréstimos bancários para arcar com as despesas mensais. E sempre que procuramos a SMS, a resposta sempre é a mesma: tem que esperar. O problema é a burocracia e a irresponsabilidade com a saúde mental, que é grave”, explicou. 

Ele disse que, dos 160 pacientes atendidos pelo SUS, 60 são institucionalizados, ou seja, estão internados lá há muitos anos e não têm família ou local para onde ir, caso a unidade realmente precise suspender os atendimentos aos pacientes da rede pública. “Isso me dói muito, trabalho há 36 anos e temos pacientes que, em surto psicótico, podem se machucar e até matar pessoas, diferente de um que pode ser atendido em centros de atenção psicossocial (Caps) ou consultórios psiquiátricos”, desabafou. 
Fonte: Jornal de Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário