27 de dezembro de 2014

Vaticano prende ativista que mostrou os seios e fez atos obscenos


O Vaticano disse nesta sexta-feira que prendeu uma mulher, membro do grupo ativista de direitos das mulheres Femen, que mostrou os seios e pegou uma estátuta do menino Jesus de um presépio em frente a milhares de pessoas na Praça de São Pedro. O website do Femen dizia que a mulher estava protestando em uma campanha anti-clerical “Massacre dos Inocentes”, que contesta o “desejo maníaco das religiões de controlar a fertilidade das mulheres”. 

O porta-voz do Vaticano Padre Federeico Lombardi disse que a cidadã ucraniana Iana Aleksandrovna Azhdanova estava sendo detida e seria questionada por um juiz do Vaticano. Ele disse que ela estava sendo acusada de vilificação da religião e de atos obscenos em público, e roubo, e que sua ação “ofendia os sentimentos religiosos de muitas pessoas”. Um policial do Vaticano conteve Azhdanova que tinha a frase “Deus é mulher” escrita em seu peito, e a cobriu com sua capa. 

Ela fez seu protesto pouco depois que o Papa Francisco terminou seu pronunciamento de Natal ao público. Ativistas da Femen promoveram protestos no Vaticano antes, o último deles no mês passado, e foram liberadas. Mas Lombardi disse que o Vaticano havia decidido ser firme desta vez, e prender Azhdanova pois sua ação tinha sido “particularmente grave”. Lombardi disse que o grupo havia “intencionalmente, repetidamente e gravemente violado o direito dos fiéis de terem suas convicções religiosas respeitadas”. 
Fonte: Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário