17 de dezembro de 2014

MPF pede bloqueio de bens e aplicações dos investigados


O Ministério Público Federal enviou ao juiz federal Sérgio Moro, responsável pelas investigações da operação Lava Jato, parecer favorável ao bloqueio dos bens de todos os investimentos dos investigados, inclusive planos de previdência e demais aplicações financeiras. Até o momento, por determinação do juiz, mais de R$ 100 milhões foram bloqueados das contas de 16 investigados e empresas ligadas ao esquema até o limite de R$ 20 milhões. 

O pedido foi apresentado no mesmo dia em que o juiz acatou denúncias do MPF e ordenou a abertura de ações penais contra dez executivos e funcionários da OAS e da Galvão EnA manifestação do Ministério Público foi motivada devido a dúvidas das instituições bancárias sobre o alcance da decisão que determinou o bloqueio, no mês passado. Os bancos relataram que o sistema de bloqueio eletrônico Bancenjud só desativa o saldo das contas-correntes. Mas, o bloqueio de fundos de investimentos deve ser feito manualmente. 

No entendimento dos procuradores, o bloqueio total de contas e fundos é necessário para garantir o ressarcimento ao Erário. O desbloqueio só será efetivado se os investigados provarem que o saldo é oriundo de verbas alimentares, como salário. Em decisão proferida no mês passado, o juiz Sérgio Moro disse que vai liberar o excesso das demais contas dos investigados, após concluir a transferência do valor mínimo para uma conta da Justiça Federal.genharia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário