30 de janeiro de 2015

Militares treinam em Natal para missão de paz no Complexo da Maré no RJ


Nos últimos dias, os moradores de Mãe Luíza e Rocas presenciaram uma mudança na rotina dos bairros. Desde segunda-feira, até hoje, militares do Exército Brasileiro estiveram nas ruas das comunidades finalizando o treinamento do próximo contingente que será empregado, a partir do mês de fevereiro, na Operação São Francisco, no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. 

Em Natal, os militares estão realizando módulos de tiro de fuzil, pistola e carabina calibre 12; treinamento com armamento e munição não letal; patrulhas a pé e motorizada; progressão em área urbana; estabelecimento de postos de bloqueio e controle de vias urbanas; treinamento de técnicas de abordagem e revista, de operações de controle de distúrbios e de 1º socorros/medidas salva vidas. Além disso, estão sendo submetidos a várias instruções relacionadas aos aspectos legais da missão, como prisão em flagrante, legítima defesa, cumprimento de mandado de busca e apreensão, direitos humanos, normas de conduta e regras de engajamento. 

A capital potiguar foi escolhida por ter bairros que possuem estrutura parecida com a do Complexo da Maré. “Desde dezembro, os militares estão fazendo o treinamento descentralizado, ou seja, nos estados de origem de cada Batalhão. Nesta semana, eles se uniram aqui para unificar o treinamento e as ações”, destacou o major M. Júnior.

Nos treinamentos em Natal, além dos militares do 16° Batalhão de Infantaria Motorizado (16° BI Mtz), sediado na capital do Estado, estiveram presentes militares do 15° Batalhão de Infantaria Motorizado (15° BI Mtz), que fica em João Pessoa-PB e do 23° Batalhão de Caçadores (23º BC), sediado em Fortaleza-CE. Eles irão compor o FT Poti, que fará parte do VI Contingente da Força de Pacificação, denominada Guararapes, que a partir do próximo dia 6 de fevereiro começar a ser enviado para o Rio de Janeiro. “No Complexo da Maré, os militares continuaram com o trabalho de pacificação da comunidade. Vamos manter a ordem e a paz no local”, destacou o general Pafiadache, comandante militar do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário