2 de dezembro de 2015

Governo realiza reunião para discutir ações de combate ao aedes aegypti

O Governo do Estado vai reunir nesta quarta-feira (02), no auditório da Escola de Governo, no Centro Administrativo, às 10h, diversos segmentos da sociedade para traçar uma estratégia conjunta e efetiva de combate ao Aedes Aegypti, mosquito vetor de doenças como a dengue, a chikungunya e a zika. O evento contará com representantes da Assembleia Legislativa, Câmaras Municipais, prefeituras, igrejas, Forças Armadas, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Conselho Regional de Medicina, universidades, escoteiros, centros comunitários, associações, federações e sindicatos. 

Após o Ministério da Saúde ter confirmado no último sábado (28) a relação entre a microcefalia e o Zika vírus, através de exames em bebê nascido no Ceará com a doença, em amostras de sangue e tecidos, e devido ao aumento no número de casos de microcefalia surgidos no Rio Grande do Norte nos últimos três meses - 79 ao todo no boletim mais recente - o Governo do Estado decidiu ampliar as ações e traçar novas diretrizes de trabalho. Dentro dessa estratégia será proposto o engajamento da sociedade civil, por meio de seus diversos segmentos, para prevenir e orientar a população com ações educativas e de saúde. 

MICROCEFALIA 
A microcefalia não é um agravo novo. Trata-se de uma malformação congênita, na qual o cérebro não se desenvolve de maneira adequada. Neste caso, os bebês nascem com perímetro cefálico (PC) menor que o normal, que habitualmente é superior a 33 cm. Na última semana, o Ministério da Saúde confirmou a relação entre o Zika vírus e a microcefalia, após pesquisa realizada pelo Instituto Evandro Chagas. No Brasil todo já são mais de 1.248 casos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário