3 de abril de 2013

Escola da Arena das Dunas alfabetiza 1ª turma de operários em Natal

A escola da construtora responsável pelas obras do estádio de futebol Arena das Dunas, que sediará jogos da Copa do Mundo de 2014 em Natal, formou a primeira turma do ensino fundamental com 16 alunos trabalhadores da construção. A escola funciona dentro do canteiro de obras e os trabalhadores têm aulas depois do expediente. Cerca de 1.800 operários trabalham 8 horas por dia na obra do Arena das Dunas.

O servente de pedreiro Antônio Vieira de Souza é um deles. Trabalhando no local há pouco mais de um ano, ele faz parte da primeira turma de operários que aprendeu a ler no canteiro de obras. “Eu olhava para uma placa e ficava muito triste porque eu queria ler e não conseguia. Se eu quisesse saber o que estava escrito eu tinha que perguntar a alguém”, conta Antônio Vieira de Souza. 

Aprender a ler e escrever foi a realização de um sonho antigo para o servente de pedreiro de 48 anos de idade que nunca tinha entrado em uma sala de aula antes do curso na arena das dunas. “Você passa a ser um cidadão, antes era um cego e de repente passa a enxergar. Eu penso assim, por isso pra mim é uma felicidade tamanha”, disse. 

A mudança na vida de seu Antônio é a realização para os professores que participam desta transformação. “É um mundo que se abre. Eu começo dizendo a eles que a leitura faz o homem criar asas. E eles já estão se conscientizando disso, é o melhor presente que um educador pode receber”, disse a professora Maria Eunice Antunes.

As aulas começaram em janeiro de 2012 e a primeira turma se formou no dia 28 de março de 2013. Uma nova turma foi formada e as aulas já começaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário