A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), localizada em Angicos, município a cerca de 170 quilômetros de Natal, terá o primeiro curso de Licenciatura em Pedagogia do país com base na pedagogia freireana. O curso de formação, em fase de elaboração do projeto por comissão constituída, é mais uma conquista da universidade a partir da aprovação do projeto do Memorial Paulo Freire: Museu e Centro de Formação.
De acordo com a coordenadora do projeto do Memorial, professora Dr.ª Rita Diana de Freitas Gurgel, o conjunto arquitetônico começará a ser erguido no campus da UFERSA de Angicos em 2013, inicialmente com apoio financeiro do Ministério da Educação (MEC). A assinatura da ordem de serviço de construção do memorial será assinada nesta terça-feira (2).
A constituição desse memorial significará um marco histórico para a cidade de Angicos onde Paulo Freire realizou a experiência de alfabetização de adultos, conhecida pelas 40 Horas de Angicos, na qual foram alfabetizados cerca de 300 angicanos, em 1963. Para a coordenadora do projeto, preservar a memória viva da exitosa experiência de Paulo Freire faz parte da responsabilidade social e se enquadra nas ações do tripé universitário, ou seja, da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
Rita Diana explica que o curso de licenciatura em Pedagogia, terá o objetivo fundamental de formar profissionais com competências e aptidões compostas por uma pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos que possibilitem a atuação crítica, reflexiva, contextualizada e inovadora, na educação básica, com ênfase na pedagogia freireana.
Além de um curso de formação, o Memorial Paulo Freire será um espaço de registro e difusão dos bens da cultura material e imaterial produzidos por Paulo Freire e do povo que abriga a região semiárida, através da oferta de exposições permanentes (fotográfica e digital), de exposições temáticas periódicas, apresentações culturais; de realização de oficinas, palestras, congressos, colóquios, seminários e cursos, em estreita relação com as políticas públicas de melhoria da educação básica e de incentivo à cultura.
O memorial será ainda local de registro e de resgate sistemático da memória histórica e cultural da Educação de Jovens e Adultos e da Educação Popular na região do semiárido norteriograndense e espaço de concepção e de execução de práticas inovadoras e interdisciplinares à proposta pedagógica de Freire, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos.
Fernanda Zauli/ G1 RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário