8 de abril de 2014

Robô 'varrerá chão' do oceano em busca de avião que sumiu há 1 mês

Um mês após o desaparecimento da aeronave que fazia voo MH370 da Malaysia Airlines, a agência australiana que coordena as buscas pelo avião anunciou, na manhã da terça-feira (8) (na noite nesta segunda no Brasil), que o veículo robótico usado nas buscas será enviado para as profundezas do Oceano Índico. Segundo as autoridades, a chance de encontrar qualquer indício do avião na superfície do oceano é cada vez menor.

O chefe da agência, Angus Houston, disse que a busca está em um estágio crítico porque as baterias do gravador da caixa-preta estão no fim –ou já acabaram. O navio australiano que, no fim de semana, captou sinais consistentes com os da caixa-preta não registrou novos pulsos, disse Houston. "O farol de localização tem uma vida úlil de 30 dias, e esse tempo já passou. Como consequência, há uma chance de que esse farol localizador esteja prestes a parar de transmitir, ou já parou suas transmissões", disse ele à rádio da Australian Broadcasting Corp. 

Houston disse que a chance de encontrar qualquer coisa na superfício do oceano já diminuiu consideravelmente por causa das fortes correntezas e de um ciclone que passou pela área na semana passada. 

As gravações dos dados da cabine do piloto na caixa-preta pode providenciar respostas sobre o que aconteceu com o avião, que carregava 227 passageiros e 12 tripulantes quando desapareceu sem vestígios no dia 8 de março, enquanto voava na rota entre Kuala Lumpur, na Malásiax, e Pequim, na China.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário