1 de dezembro de 2013

Prefeitura de Jardim do Seridó realiza Seminário Municipal do PNAIC








Aconteceu nesta semana, no Centro Pastoral Coração de Jesus, o encerramento da formação em 2013 do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), na Rede Municipal de Ensino, com a realização do Seminário Municipal do PNAIC - Alfabetizando e Edificando Saberes, promovido pela Prefeitura de Jardim do Seridó, através da Secretaria de Educação. 

Das 8h às 11 horas ocorreu apresentação de exposição dos trabalhos dos alunos nas seguintes salas: Aprendendo com a ludicidade e construindo o amanhã (1° anos), Cantando vou... encantando e me alfabetizando (2º Anos), Água é vida (3º Anos), Saber construído através do brincar (Educação do Campo) e a Arte como mecanismo de inclusão (alunos da APAE). Na parte da tarde foi realizada uma oficina sobre o processo de alfabetização na perspectiva do letramento. 

Neste primeiro seminário foram conhecidas algumas práticas de sala de aula (1º, 2º e 3º anos), fruto de estudos propostos pela metodologia do curso, realizadas durante este ano. Há uma significativa presença das ações do PNAIC nas salas de aulas, reforçando a alfabetização já ofertada aos alunos. “O seminário municipal foi um momento dos alfabetizadores compartilharem o aprendizado adquirido com a formação do PNAIC”, disse a secretária de Educação, Marecilda Bezerra.

PNAIC - O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal, para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Este primeiro ano as aulas foram focadas na linguagem e no ano que vem na matemática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário