13 de maio de 2014

MEC autoriza 420 novas vagas de medicina em universidades federais


O Ministério da Educação (MEC) autorizou a abertura de oito novos cursos de medicina em campi de universidades federais localizadas em cidades do interior do país. Ao todo, são oferecidas 420 vagas. A portaria foi publicada nesta terça-feira (13) no "Diário Oficial da União". 

A Bahia vai receber três novos cursos de medicina e um total de 160 vagas. A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) terá um curso com 40 vagas em Paulo Afonso; a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) terá 80 vagas em Teixeira de Freitas; e a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) terá 40 vagas em Barreiras.

A Universidade Federal de Goiás (UFG) poderá abrir um curso com 60 vagas no campus de Jataí. A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) teve autorizada a criação de 60 vagas de bacharelado em medicina no campus de Teófilo Otoni (MG). Na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), fica autorizada a criação de 60 vagas de medicina em Três Lagoas. 

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) terá curso de medicina com 40 vagas em Parnaíba. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) terá medicina no campus de Caicó com 40 vagas. 

A iniciativa segue o objetivo da lei do programa Mais Médicos sancionada pela presidente Dilma Rousseff que, entre outras coisas, prevê a criação de 11.447 vagas em faculdades de medicina até 2017. Em dezembro do ano passado, o MEC já havia autorizado 560 novas vagas de medicina em universidades federais.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário