19 de junho de 2014

Jovens confecciona tapete de Corpus Christi em Jardim do Seridó


Hoje é dia de Festa para a Igreja e o Setor Jovem da Paróquia de Jardim do Seridó começou cedo a confeccionar o tapete de Corpus Christi. Logo mais às 16h30 haverá Santa Missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e em seguida partirá a procissão conduzindo o Santíssimo Sacramento por algumas ruas da cidade em direção ao Santuário do Sagrado Coração de Jesus, onde em frente está confeccionado o tapete que recepcionará os fiéis e o clero jardinense. 

A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio Corpo de Cristo. 

Tapetes 

Os tapetes de rua, confeccionados para a passagem da procissão de Corpus Christi, fazem parte da tradição da Igreja Católica, tiveram origem em Portugal e chegaram ao Brasil com os colonizadores. Neles são feitos vários desenhos, com o foco principal na Eucaristia. Para a confecção dos tapetes são utilizados diversos tipos de materiais, como serragem colorida, borra de café, farinha, areia e até mesmo flores. 

Corpus Christi 

Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da Eucaristia, o sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. A festa de Corpus Christi acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira Santa quando Jesus instituiu o sacramento da Eucaristia. A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de Setembro de 1264.
Fotos: NL Imagem Aérea

Nenhum comentário:

Postar um comentário