20 de janeiro de 2014

Obra de acessos ao novo aeroporto do RN atinge 30%, diz governo do Estado


A obra do acesso Norte ao aeroporto de São Gonçalo do Amarante está 25% concluída. A informação foi confirmada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte. A previsão é que a obra seja entregue no final de março. O aeroporto de São Gonçalo do Amarante, o primeiro a ser erguido pela iniciativa privada no Brasil, já está 80% pronto e teve as pistas de pouso e decolagem entregues em dezembro. 

A obra do acesso Norte já passou da fase de desmatamentos e cercamentos, terraplanagem (ambas concluídas nos dois acessos) e pavimentação, e está sendo executada por cerca de 120 máquinas e 200 operários. “Os prazos estão mantidos e a população pode ter a garantia de que os acessos serão entregues pelo Governo do Estado junto com o novo aeroporto”, declarou o Secretário Extraordinário da Copa e diretor do DER, Demétrio Torres.

O acesso Sul, que tem 17 quilômetros de extensão, está 7% concluído, será entregue no final de maio, e ligará o aeroporto à BR 304, na altura de Macaíba, e daí a BR 101. Segundo o Governo do Estado, essa obra tem um ritmo mais lento por causa das desapropriações de terras e da extensão. A obra dos acessos ao novo aeroporto de São Gonçalo do Amarante tem um custo de R$ 73 milhões, executada com recursos obtidos por meio de um financiamento do Governo do Estado junto à Caixa Econômica Federal. 

No projeto original, orçado em R$ 7 milhões, só havia um acesso, o Norte, pelo bairro de Igapó, na Zona Norte de Natal. A governadora Rosalba Ciarlini levou um novo projeto à ministra Miram Belchior e conseguiu aprovar o segundo acesso. “Era inconcebível que um aeroporto desse porte, com sistema de carga e de passageiro, não tivesse uma ligação com o interior do RN, pela BR 304, e depois a BR 101”, lembra a governadora.
Foto: Canindé Soares - G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário