11 de maio de 2014

Entidades sindicais preparam jornadas de manifestações na Copa


A Copa do Mundo no Brasil será acompanhada de grandes manifestações populares em diversas cidades do país. Um encontro entre ativistas sociais que aconteceu em Natal neste sábado (10), sob coordenação da Central Sindical e Popular do Rio Grande do Norte (CSP-Conlutas RN), irá formalizar e lançar nos próximos dias o calendário com as jornadas de manifestações na capital potiguar, uma das doze cidades-sede Copa. 

O dia 12 de junho foi escolhido como a data de início da Jornada de Mobilizações “Na Copa vai ter Luta” em âmbito nacional, data do primeiro jogo do mundial que será realizado entre as seleções do Brasil e da Croácia, em São Paulo. Entre as entidades que estão convocando as manifestações no Rio Grande do Norte estão a CSP-Conlutas, a Intersindical, Sindsaúde, Sintest, Sinasefe, Sindforte, Sinai, Sindicato dos Bancários, Sitoparn, Sindjorn, Anel e os núcleos do Sinte-RN de São Gonçalo do Amarante, Extremoz e Ceará-Mirim. 

“Reunimos vários movimentos sociais atuantes no RN, entre ativistas sindicais, estudantis e populares, de modo a fazermos uma discussão do que está acontecendo nacionalmente e assim tirar o nosso próprio calendário de lutas. Temos expectativa de reunir uma quantidade significativa de ativistas em Natal que possam aderir ao movimento”, destacou Juary Chagas, coordenador-geral do CSP-Conlutas RN. 

O manifesto que será lançado com o calendário de lutas em Natal ressaltará os recursos destinados pelo Governo Federal e estaduais às obras da Copa do Mundo, em detrimento de serviços públicos para a população. As reivindicações que prevêem milhares de pessoas novamente nas ruas também mostrará o destino dado ao dinheiro público repassado à FIFA e as empreiteiras, em vez de ser aplicado em saúde, educação, moradia, transporte público e reforma agrária.
Fonte: Jornal de Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário