17 de maio de 2012

Jardim do Seridó apresenta projeto do novo abatedouro da cidade







A Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó apresentou o projeto arquitetônico do novo abatedouro, o qual será construído com parte da emenda de 20 milhões destinados pelo deputado federal, João Maia (PR). Para a obra do abatedouro foi destinado o valor de 800 mil reais. O projeto foi entregue em Caicó pela secretária de agricultura, Diana Moreira, já que o prefeito padre Jocimar Dantas (PMDB) participava da Marcha dos Prefeitos em Brasília.

“Na estrutura, temos duas linhas de abate, uma para bovinos e outra para suínos, ovinos e caprinos. O projeto do abatedouro atende a legislação vigente do Ministério da Agricultura, da Saúde e as questões ambientais, as quais são necessárias para o funcionamento”, disse Diana Moreira, secretária de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca.

O abatedouro é moderno, com dimensões apropriadas para o trabalho dos marchantes e contempla na parte arquitetônica uma estrutura de concreto armado, hidráulica, sanitária, elétrica, dentre outras especificações. Pelo projeto, o novo abatedouro será construído as margens da BR-427, na localidade denominada de Sítio Volta, a 1 km do perímetro urbano.

Além da estrutura para o abate, o prédio vai comportar uma outra estrutura auxiliar que será composta de banheiro, guarita para a segurança, sala para administração e câmara fria, com capacidade para 44 animais durante 24 horas. Uma estação de tratamento também será construída, a qual atende as normas da Saúde.

Já com relação à capacidade, hoje, a cidade abate 100 animais bovinos e 120 entre ovinos, suínos e caprinos por semana. Com o novo abatedouro a capacidade de abate sobe para 100 animais por dia. No entanto, o que vai limitar a capacidade de abate é a estação de tratamento, pois é necessário fazer o trabalho de limpeza, o que vai evitar a poluição.

“O local de abate é uma área exclusiva para as pessoas que vão trabalhar, portanto, será necessária uma equipe adequada e capacitada, tendo em vista as normas e saúde e higiene. É interessante ressaltar o esforço do nosso prefeito Pe. Jocimar Dantas, pois atualmente o abatedouro está dentro do perímetro urbano e o prefeito se comprometeu em se empenhar para esse novo abatedouro, que vai, também, valorizar a Zona Rural do nosso município”, finalizou Diana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário