23 de maio de 2012

Pastoral da Criança prepara nova turma de Missionários Leigos

O projeto Missionários Leigos da Pastoral da Criança irá preparar mais um grupo de voluntários, de diversos estados do Brasil, para atuarem como Missionários Leigos da Pastoral da Criança. O encontro será realizado nos dias 14 a 27 de julho, em Bacabal/MA, com duração de 15 dias. Para ser um Missionário Leigo da Pastoral da Criança é preciso ser indicado pela coordenação de setor e deve ser capacitado no Guia do Líder 2007. As fichas de inscrição deverão chegar na coordenação nacional até o dia o final do mês de junho 2012.

O que é o Projeto:
Como o objetivo da Pastoral da Criança é levar vida plena para as crianças e gestantes, sobretudo àquelas que vivem nos bolsões de miséria, o Projeto Missionários Leigos da Pastoral da Criança vem dar mais força a essa missão, levando vida em abundância, para crianças e gestantes de municípios muito pobres.

A prioridade do Projeto é a implantação da Pastoral da Criança nos municípios que possuem os mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), com altas taxas de desnutrição e mortalidade infantil, e que mais de 70% das crianças e famílias residentes no município vivem em situação de pobreza e miséria. Estes municípios situam-se, em geral, nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.

O Projeto Missionários da Pastoral da Criança teve início em 2004 e visa enfrentar a extrema pobreza de municípios do Norte e Nordeste do Brasil. A proposta é levar vida plena para as crianças e gestantes, dentro do contexto de suas famílias, por meio da ação de leigos e leigas, com experiência de trabalho Pastoral.

Como funciona o projeto:
Os candidatos a missionários são indicados à Pastoral da Criança pelas suas próprias Dioceses e passam por uma formação específica, com duração de 15 dias, ministrada por uma equipe multidisciplinar. Toda a formação é baseada no princípio missionário das ações que irão desenvolver no município: organização da Igreja; estudos dos documentos da CNBB; inserção e desafios da missão em municípios pobres; organização, metodologia, e ações da Pastoral da Criança. Após a capacitação, os voluntários são enviados à missão, com duração de 11 meses, entre 15 de janeiro e 15 de dezembro de cada ano.

O trabalho é voluntário, mas a Pastoral da Criança se responsabiliza por todos os custos da capacitação, incluindo transporte. Durante o período em que estão em missão nos municípios, os missionários recebem uma ajuda de custo para as despesas pessoais com alimentação e moradia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário