1 de janeiro de 2014

Fiéis lotam Matriz durante Missa do Ano Novo em Jardim do Seridó









A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição ficou lotada de fiéis que participaram da primeira missa do ano em Jardim do Seridó. O ato religioso foi celebrado pelo Padre Emanuel Medeiros de Araújo. O Diácono permanente da Diocese de Natal, Francisco das Chagas Teixeira de Araújo foi o responsável pela leitora do Santo Evangelho que narrou à passagem dos pastores que foram às pressas a Belém encontrar o recém-nascido (Jesus). 

Mais cedo aconteceu às 19h30, o encontro dos dois grupos de Negros do Rosário (Jardim do Seridó e Boa Vista de Parelhas), com a Coroação do Rei e Rainha do Ano no patamar da Matriz, e em seguida a Novena de Nossa Senhora do Rosário. Noite dedicada às madrinhas de Nossa Senhora do Rosário e aos Negros do Rosário de Jardim do Seridó. A Festa de Nossa Senhora do Rosário em Jardim do Seridó é celebrada desde 1863. 

A Festa foi iniciada por Joaquim Antônio do Nascimento durante o paroquiato do Padre Francisco Justino Pereira de Brito, primeiro Vigário da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Jardim do Seridó. 

Aqui em Jardim do Seridó, a Festa é de Nossa Senhora do Rosário e São Sebastião, certamente por motivo de naquela época do início da Festa, a peste da cólera ter assolado a Região Seridó, matando muita gente, e como São Sebastião é o santo invocado contra a peste, fome e guerra, e sua Festa se celebra em 20 de Janeiro, resolveram celebrar em conjunto: Nossa Senhora do Rosário e São Sebastião. 

Fonte de pesquisa: Sebastião Morais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário