6 de maio de 2014

Bem-estar e inclusão crescem apesar de problemas na economia, diz novo ministro

“O Brasil dos brasileiros tem melhorado mais que o Brasil dos economistas”. Esta foi a avaliação do novo ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência, Marcelo Neri, ao final da palestra ministrada à presidenta Dilma Rousseff e a outros 20 ministros, nesta tarde, no Palácio do Planalto. Comandantes de pastas como Educação, Saúde e Desenvolvimento Social e Combate à Fome, dentre outras, participaram do encontro. 

Utilizando metodologias que levam em conta, além do crescimento econômico, fatores como a distribuição de renda, a manutenção do padrão de vida, a renda domiciliar e a percepção das pessoas sobre a qualidade de vida, a apresentação feita por Marcelo Neri destacou que, apesar da desaceleração da economia, a desigualdade social continua caindo. 

Após apresentar dados econômico-sociais dos últimos dez anos e três meses, o ministro concluiu que, embora o país enfrente problemas e desafios, os últimos anos revelam uma forte transformação social. Segundo Neri, o índice de Gini, que mede a desigualdade de renda, caiu de 0,64 para 0,55 entre 2002 e 2014. Quanto mais próximo de 0 está o indicador, menor é a desigualdade.
Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário