O Dia do Aviador, comemorado no dia 23 de outubro, quando o patrono da Força Aérea Brasileira (FAB), Alberto Santos Dumont, voou com seu 14 Bis, em 1906, em Paris, foi marcado por uma sessão solene realizada na manhã desta sexta-feira (4), no plenário da Casa. A homenagem foi uma iniciativa do presidente do Legislativo, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), e marca também os 74 anos de atividades da Aeronáutica no Rio Grande do Norte e 75 anos no Brasil.
Ezequiel Ferreira de Souza destacou o surgimento da FAB sob os rigores da segunda guerra mundial, depois se ampliando e se fortalecendo. “Enquanto sustentava sua missão constitucional, tornou-se, também, um pilar fundamental na integração do país, na organização da infraestrutura aeroportuária, na implantação de um sistema de controle do espaço aéreo integrado e econômico, no avanço tecnológico, no fortalecimento da indústria nacional e no pronto apoio a populações menos favorecidas”, disse o presidente.
A solenidade prestou homenagens a todos os profissionais que pilotam aviões, sejam eles comerciais, de transporte, privados ou militares. “E às pessoas que, assim como Santos Dumont, o Pai da Aviação, aprenderam a dominar a arte de voar e souberam transformá-la em um oficio que aproxima pessoas e distâncias, transporta esperança e conduz progresso, promove paz e segurança, arriscando-se nos céus e levando a eterna aspiração de liberdade dos homens”, assinalou.
Foram homenageados o Comandante da 1ª Força Aérea e da Guarnição de Aeronáutica de Natal, Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic; o Diretor do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, Coronel Aviador Paulo Junzo Hirasawa; e o Comandante da Base Aérea de Natal, Coronel Aviador Antônio Santoro, pelo bom desempenho de suas funções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário