15 de novembro de 2016

LNB concorda com punição à CBB, mas não aceita veto a Fla e Bauru


Punida pela Federação Internacional de Basquete (Fiba), a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) está fora de  qualquer competição até o dia 28 de janeiro. A suspensão, porém, não atinge apenas as seleções brasileiras. As equipes nacionais também terão que cumprir o período de veto e assim Flamengo e Bauru estão fora da Liga das Américas. Nesta terça-feira, a Liga Nacional de Basquete, entidade formada pelos clubes e que gere o Novo Basquete Brasil (NBB), se posicionou quanto a situação. Mostrando-se ao lado da Fiba, a LNB garantiu que "o ato é compreensível na medida que busque o caminho para a retomada do crescimento do basquetebol no Brasil". Porém, mostrou-se insatisfeita com o "respingo" nos clubes brasileiros.

Através de nota oficial, a Liga Nacional de Basquete disse não concordar com o impedimento de Flamengo e Bauru de participarem da Liga das Américas, direito adquirido no âmbito esportivo. Cita também que em reunião há duas semanas, a Fiba, através de José Luiz Saez, dirigente da mesma, não  mencionou que os clubes filiados à Liga receberiam punições. Por fim, cita que sempre contribuiu para o desenvolvimento do basquete brasileiro, com reconhecimento da própria Fiba.

Assim, a LNB afirma que trabalhará ao lado de órgãos como o Ministério do Esporte e do Comitê Olímpico do Brasil para que uma solução rápida seja encontrada para a modalidade no país e para que a esperança e o otimismo criados com o Novo Basquete Brasil (NBB) sejam ferramentas de solução definitiva.

De acordo com o anúncio da federação internacional, divulgado nesta segunda-feira, o Comitê Executivo da entidade alegou que a CBB não está cumprindo plenamente com suas obrigações como uma federação nacional nos termos dos estatutos gerais aplicáveis e ainda precisa de reestruturação. Em setembro, a principal entidade da modalidade no mundo havia anunciado a criação de uma força-tarefa comandada pelo espanhol José Luis Saez, ex-presidente da Federação Espanhola de Basquete (FEB), para analisar os problemas da CBB.
Fonte: Globo Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário