6 de maio de 2012

Pesquisa mostra o que acontece em acidentes com crianças


Uma pesquisa da Universidade de Campinas mostra, pela primeira vez, o que acontece durante um acidente com uma criança que viaja sem o cinto de segurança. Mesmo que o carro esteja em baixa velocidade, a 15 km/h, a criança pode se machucar muito.

Muitas crianças resistem na hora de usar a cadeirinha e tem pai que não insiste com os filhos quando o deslocamento é curto. Pesquisadores da Universidade de Campinas descobriram que acidentes em baixa velocidade com crianças também podem provocar consequências graves.

O objetivo do teste é exibir o risco que corre uma criança mesmo em uma batida em baixíssima velocidade, como 15 km/h, que não chega nem a danificar o automóvel. Ao bater, a criança cai no chão e é lançada de cabeça para frente. “As pessoas acham que, como estão dirigindo devagar, para ir até a padaria, dentro de um condomínio, acham que as crianças estão seguras e que não é necessário retê-las. Isso justamente confirma o contrário. Que é necessário retê-las”, afirma Celso Arruda, engenheiro mecânico da Unicamp.

“Uma simples batida pode fraturar as costelas, e essa costela é como se fosse uma faquinha, pode perfurar o pulmão e causar uma séria lesão. No caso do crânio, mesmo em uma batida mais simples pode causar uma fratura com sangramento, um traumatismo mais sério que pode levar até a morte”, diz Alfredo Daniel Lopes, pediatra.

Outra consequência grave é para coluna. Dependendo da forma como a criança bate com a cabeça, pode quebrar os ossos do pescoço e causar lesões na coluna cervical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário