13 de maio de 2012

Secretaria de Saúde de Jardim do Seridó realiza tratamento de Tracoma







A Secretaria Municipal de Saúde de Jardim do Seridó entre os dias 09 e 10/05, quarta e quinta-feira, respectivamente, realizou a campanha: Um olhar sobre o Tracoma. O trabalho foi desenvolvido nas escolas Maria de Lourdes Cunha, Professora Zélia Costa da Cunha e na Creche Maria Daguia. A campanha é uma parceria entre SESAP, IV Regional de Saúde e Secretaria Municipal.

“O trabalho tem objetivo de detectar pessoas infectadas com a bactéria Chlamydia trachomatis, que causa a doença, a qual ocorre em crianças. Foram detectados 4 casos em Jardim do Seridó e na próxima semana será realizado o tratamento com a medicação acitromicina. Após 6 meses será feita outra revisão dos 4 casos. Posteriormente, será capacitado profissionais de saúde do município para continuar as ações”, disse Francisco das Chagas, coordenador de endemias.

Os primeiros sinais do Tracoma são olhos vermelhos e irritados, lacrimejação com secreção, coceira com sensação de areia nos olhos e intolerância à luz. Existem casos que não apresentam sintomas. A transmissão é feita de pessoa para pessoas, principalmente em ambientes fechados, de objetos contaminados, de roupas de cama e de toalhas de banho.

As maneiras de prevenção são: lavar as mãos e o rosto várias vezes ao dia, não coçar os olhos, não usar toalhas ou lenços de outras pessoas e evitar dormir na mesma cama com várias pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário