26 de abril de 2012

Comissão de Orçamento quer ouvir Caixa Econômica sobre restos a pagar

Integrantes da Caixa Econômica Federal (CEF) devem comparecer à Câmara dos Deputados para debater o envio de verbas do Orçamento aos municípios. O requerimento, apresentado pelo coordenador da bancada do Democratas na Comissão Mista de Orçamento, deputado Felipe Maia, visa garantir a liberação de R$ 8 bilhões para a realização de obras em todo o país.

“Têm ocorrido recorrentes atrasos da Caixa Econômica na aferição e no atesto do andamento das obras em todo o país. Como consequência pode ocorrer a não liberação dos restos a pagar de 2010 e 2011 que somam mais de R$ 8 bilhões. E não podemos aceitar que a construção de escolas, quadras de esportes e o calçamento de ruas não aconteçam por isso”, disse Felipe Maia.

De acordo com o parlamentar, a Caixa Econômica é responsável pelos repasses e pela avaliação das obras nos municípios. A instituição financeira recebe o projeto enviado pela prefeitura e libera os recursos à medida que acontece o andamento das construções. Para isso, a CEF deve enviar profissionais regularmente para acompanhar a execução das obras. Entretanto, a Caixa não apresenta quadro técnico suficiente para atender a todos os municípios, resultando, muitas vezes, no atraso dos trabalhos.

A audiência será marcada nos próximos dias. O líder do PSDB, deputado Duarte Nogueira, também apresentou requerimento para convidar o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, para falar sobre o atraso das obras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário